sexta-feira, novembro 26, 2010

Bolo amanteigado com cara de bolo de avó

English version

Butter cake / Bolo amanteigado com cara de bolo de avó

Vamos para o lado doce do assunto “receitas simples”: um bolo gostoso e macio que combina lindamente com uma xícara de chá ou café – o preparo não poderia ser mais fácil: é só juntar todos os ingredientes numa tigela e bater; nem força física é necessária aqui – a batedeira faz todo o trabalho.

A cobertura é completamente opcional – uma chuvinha de açúcar de confeiteiro dá conta do recado – mas eu queria que o bolo ficasse igualzinho aos que a minha avó fazia quando eu era criança. :D

Butter cake / Bolo amanteigado com cara de bolo de avó

Bolo amanteigado
do Modern Classics Book 2: Cookies, Biscuits & Slices, Small Cakes, Cakes, Desserts, Hot Puddings, Pies & Tarts (Morrow Cookbooks)

Bolo:
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, bem amolecida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 218g - de açúcar refinado
3 ovos
1 ½ xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo, peneirada
½ colher (chá) de fermento em pó, peneirado
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio, peneirado
½ xícara (120ml) de leite integral, em temperatura ambiente

Cobertura:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1-2 colheres (sopa) de suco de limão/limão siciliano ou água

Pré-aqueça o forno a 160°C; unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel, também.
Coloque a manteiga, a baunilha, o açúcar, os ovos, a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o leite na tigela grande da batedeira e bata em velocidade baixa para incorporar os ingredientes. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone e então bata em velocidade alta só até obter uma massa homogênea.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 1 hora ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 5 minutos, e então desenforme, com jeitinho, sobre a gradinha, deixando esfriar completamente.
Prepare a cobertura: coloque o açúcar numa tigelinha e vá juntando o suco/água aos poucos, mexendo até conseguir uma mistura lisa (adicione mais líquido se necessário). Espalhe sobre o bolo.

Rend.: 8 porções

36 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Ei acho é que tem cara de ser muito guloso. Comia uma fatiazinha :-)

Beijinho

a. luz disse...

Ai que delíciaaaaa!!!
Bem bolo de vó mesmo!!!
Simples e gostoso!!!

Beijokas!!

Ana Luz
www.artedetemperar.blogspot.com

ameixa seca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ameixa seca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ameixa seca disse...

A minha avó não fazia bolos, era da turma do pão :) A minha mãe também não faz bolos, é da turma do pudim he he Eu é que sou da turma do bolo... só não sei se vou ter netos mas isso não interessa nada ;)

Filipa disse...

Ora, ora, bolo da Avó cai sempre bem! Fiquei a olhar para a foto e suspirei com saudade do tempo em que tomava chá e lanchava bolo...e em que tinha todo o tempo do mundo! Foi uma excelente sugestão de fim-de-semana! Um beijinho :)

Dani Hoffmam disse...

Que delicia de bolo
Me deu vontade de comer e com essa cobertura de limão... aiaiaiaiaiai
Quer matar a gente de vontade!

Bjs
Dani
http://kitutando.blogspot.com/

Ana Rita Marreiros disse...

Não sei se é da foto, mas tem um ar de bolo de Pasteleiro Chef...


Bjinhos,


Rita

Levi Pereira disse...

ai, esse bolo com a chuvinha que tá caindo lá fora, vai tornar meu dia mais feliz!!!! :D

PS.: Paty, no seu arsenal de livros culinários por um acaso não teria nenhuma receita de rocambole doce??? Procurei no blog e não achei =/

Jonas Marquezini disse...

Ahhhh... como eu adoro vir aqui no seu blog e encontrar doces logo pela manhã... fico bobo igual criança!
Estou fazendo um dos seus bolos de maça (pela segunda vez já), para dar de presente para três amigos que defendem TCC hoje ^^, acho que vou usar essa cobertura nele!
Bjos Patricia

Larissa disse...

Oi Patrícia! que bolo lindo! adorei! vou fazer e postar no meu blog tb, te aviso! bjão e valeu por nos inspirar com essas delícias!
Larissa
www.la-agosto.blogspot.com

Flora. disse...

Bolo branco em dia nublado mmm :)

Obrigada pelo comentário lá no blog. Ta com uma carinha meia boca ainda, mas com o tempo vou melhorando. heh
Quando parar de usar a câmera do computador pras fotos já vai ficar bem mais apresentável.

A parte que falei sobre suas receitas, é tudo verdade. É super legal que você explique todos os detalhes. É meio difícil lembrar de todos eles pra conta pras pessoas depois e faz toda a diferença.

Bom final de semana!
Beijo.

Anônimo disse...

Bolo realmente com cara de vó... q saudade q bateu da minha avó materna! Esse ano eu tenho uma missão: eu q farei o bolo "clássico de natal" da família Wolfen! E o q é o melhor??? Vai ser feito na minha recém adquirida Kitchen Aid!!!! Yupiiii!

Beijos

Sarah Abreu disse...

NOssa, que massa linda! Parece até aveludada! Como sempre, Parabéns!

Sabrina Romano disse...

Humn... Ele parece ter ficado paradoxalmente denso e leve, como aquele de limão e manteiga que você já postou; o Ebraim ficou LOUCO com aquele seu bolo, quase não me deixou levar para o café da manhã no italiano...Bjs

Fabiana disse...

Que delícia... Quero que meus netos digam isto de mim. Mas para isto, preciso fabricar uns filhos antes... :)
bjs!

Isabel Salvador disse...

Que bolo maravilhoso amiga,perfeito bjokinhas

Andréa Potsch disse...

Adoro bolo assim, bem simples!! O seu está lindo, água na boca geral!
bjs

Eliana Pinta e Borda disse...

Adorei!!!! Vou experimentar fazer ele amanha!!!!! Eu adoro o modo que vc explica!!!!! nao deixa margem de duvidas!!!!parabens e um otimo fim de semana pra todos os teus!!!!!! bsosssss

rosana disse...

Hum!!!
Esse é o melhor bolo do mundo,principalmente lembrado de "VÓ".Lembro da minha quando ia dormir na casa dela e no café da manhã tinha misto quente, no "tostex" vc conhece esse utensílio.....?
Ma enfim ,bolo simples é tudo de bom...Combina com TUDO..
Bjs
Rosana

São Ribeiro disse...

OS BOLOS DA AVÓ SÃO SEMPRE TÃO BONS, O TEU FICOU LINDO.
BJS

Chocolate na Cozinha disse...

Ai que delícia. Bolo de vovó é sempre muito bom! Esse ficou lindo!!!
bjs,
Verônica

Veggie disse...

218g? profissionalíssimo! prefiro esperar pra comer na sua confeitaria :)

tatiane disse...

Super bolo de vó! Com cobertura de limão e tudo. A minha fazia todos numa forma retangular, pra cortar os quadradinhos. Com certeza ela acharia um absurdo a quantidade de formas de tenho,rs.
beijão

Anônimo disse...

Oi Paty
Bolo da avo...Pois eh, a minha avo que tem 98 anos, ate hoje nao aprendeu o caminho da cozinha.... Nao sabe (nem nunca soube!)nem cafe...Uma figura!
Minha mae eh daquelas que se recusa a seguir receitas e so gosta de fazer comida salgada (que de acordo com ela vc pode usar qualquer quantidade de qualquer ingrediente...dessa forma ela nunca repete os exitos nem os erros...) Outra figura...
Sendo assim, quem sabe eu faco esse bolo, para quem sabe um dia alguma neta minha, se lembre de mim quando comer alguma coisa parecida (la por 2030, talvez....Ja que a Chiara minha filha so tem 6 anos!!!)
Beijos
Patricia Vieira
PS. Nao eh so o seu marido que nao come suas comidas!! O Ze prefere comer a comida da empregada, ao experimentar minhas gororobas!!!Nao se sinta sozinha!!!!

Rita disse...

Olá, querida.

Vou fazer, com certeza. Bolinho com café, mesa animada, falação. Tudibom!

Bj,
Rita

moranguita disse...

ehe acho que ficou mesmo com cara de avo
esta perfieto simples e delicioso
os meus bolos favoritos para u lanche de domingo:-)
beijinhos e boa semana

Patricia Scarpin disse...

Rachel, obrigada!

Ana, obrigada!
Um beijo!

Ameixa, hum, adoro pão caseiro! Delícia! Pudim também! :D
Beijo, querida!

Filipa, épocas boas aquelas, né? Que bom que vc gostou, obrigada!
Beijo!

Dani, obrigada! A cobertura é bem gostosinha! :D
Beijo!

Ana Rita, obrigada! :D
Beijo!

Levi, não tenho receita de rocambole aqui (acho que já tinha te respondido num outro post anterior). Procura aqui, ó:
www.foodblogsearch.com
Beijo!

Jonas, que bom! Eu fico feliz! :D
Vc é um fofo - TCC é algo tenso! Aposto que eles vão adorar.
Obrigada e um super beijo!

Larissa, faz sim! Obrigada pela visita!
Beijo!

Flora, no começo é assim mesmo! :D
E obrigada mais uma vez.
Beijo!

Liv, boa sorte com o bolo clássico!
Beijo!

Sarah, obrigada, querida!

Sá, teu marido é doido por limão como nós, querida? Olhaí uma qualidade. ;)
Beijo e obrigada!

Fá, hahahaha, estamos na mesma. :D
Beijão!

Belinha, obrigada!

Andréa, tem horas que a simplicidade é tudo o que busco num doce. :D
Obrigada, beijo!

Eliana, obrigada! Espero que vc goste da receita!

Rosana, conheço o tostex, sim - adorava!
Beijo e obrigada!

São33, obrigada!

Verônica, obrigada pela visita!

Ivan, querido, vc vai ser cliente super mega VIP lá. :D
xx

Tati, a minha fazia o de cenoura em forma retangular, depois cortava e a gente levava na lancheira. :D
Boas lembranças, querida.
Beijo!

Patricia, é curioso ver essas diferenças entre famílias, né? Algumas em que todo mundo cozinha, outras em que ninguém o faz...
Tenho certeza de que a Chiara terá ótimas lembranças pra contar no futuro!
Beijão!

Rita, a sua cara, querida.
xx

Moranguita, muito obrigada! Uma ótima semana pra vc tb!

raquel disse...

tem dias que tudo o que queremos é um bolinho simples e gostoso como esse!

já guardei a receita!

=*

Anônimo disse...

Olá,

Eu quero fazer umas bolachinhas no forno agora no Natal, com várias formas e gostaria que a cobertura fosse idêntica a esta. Mas pelos ingredientes, tenho dúvidas quanto á solidez da cobertura... Ou seja: Eu faço as bolachinhas; faço a cobertura... só que a cobertura ( com açucar e água ) fica muito líquida. Tenho de esperar algum tempo para que ela fique em condições ( solidez ) de a colocar por cima das bolachinhas?

Se não se importa, pode responder-me para "lazulinha@hotmail.com"?

Dny disse...

Oi. Já faz um tempo que acompanho seu blog.. estou escrevendo pra te agradecer pq essa receita me salvou num momento de pressa e falta de imaginação! Sou sua mais nova seguidora!

;*

Patricia Scarpin disse...

Ariádny, obrigada pelo comentário - fiquei feliz de saber que a receita deu certo pra vc!
Beijo!

Lucia Santa Cruz disse...

Patrícia, obrigada por compartilhar esta receita, o bolo ficou maravilhoso! Pra vc ter ideia, acabou praticamente na mesma hora!

Patricia Scarpin disse...

Lucia, que notícia boa! Fiquei super feliz por saber, obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Cibele disse...

Oiii!!! Ontem queria fazer uma receita de bolo amanteigado e busquei uma aqui no seu blog...fiz algumas mudanças (coisa básica de quem gosta de se aventurar na cozinha)...troquei o leite pelo buttermilk, aumentei um pouco a farinha e o açúcar e não coloquei bicarbonato porque não tinha...ficou uma massa linda e muito saborosa...adorei

Bjksss

Ana Kelly disse...

sabe vendo essa receita agora até me deu vontade de fazer, ha alguns anos atras vi essa receita em uma novela, e tive vontade de fazer,mas agora vendo ela completa aqui no seu blog vou tenta fazer nesse final de semana.