segunda-feira, novembro 22, 2010

Crumble de ruibarbo e baunilha

English version

Rhubarb and vanilla crumble / Crumble de ruibarbo e baunilha

Para quem leu este post o fato de eu ter queimado a língua comendo este crumble não vai ser nenhuma surpresa. :D

Fiz o crumble antes das tortinhas e minha curiosidade não seria contida por uma tigela de sobremesa pelando, certo?

Só pra vocês saberem, valeu a pena. :D

Crumble de ruibarbo e baunilha
do Simple Essentials Fruit

- xícara medidora de 240ml

850g de talos de ruibarbo, pontinhas removidas, picados (comprados aqui)
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar demerara
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca

Cobertura:
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 78g - de açúcar refinado
100g de manteiga sem sal, gelada e picada

Pré-aqueça o forno a 180°C. Misture o ruibarbo, o açúcar demerara e a baunilha (tanto as sementinhas quanto a fava) numa tigela. Transfira para um refratário com capacidade para 6 xícaras (1,5l).
Prepare a cobertura: junte a farinha, o açúcar e a manteiga numa tigela e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Espalhe esta farofinha sobre o ruibarbo e asse por 50 minutos ou até que a cobertura esteja dourada e a fruta fique macia.

Rend.: 4 porções – fiz 1/3 da receita acima e usei um refratário com capacidade para 2 ½ xícaras (600ml)

16 comentários:

manjericota disse...

Bom dia Paty! Quanto tempo né! Correria e rotina das nossas vidas, mas nunca esqueço de espiar suas receitas. Vc encontra ruibarbo aqui na nossa terrinha??? Não sabia, sou super curiosa com o sabor, já vi "n" receitas, mas aqui não encontro.

Bjo enorme para vc e uma ótima semana!

Dani :)

marmita disse...

Hmmm que delicia.. adoro a imagem e a receita ainda mais.

beijocas

ameixa seca disse...

Se fosse para eu provar ruibardo, também não me importava de queimar a língua :)

Fabiana disse...

Uma coisa que invejo na vida.. "Fava de Baunilha" . Um dia ainda consigo uma fava de baunilha para os meus doces.
Ruibarbo? O nome é feio, mas deve ser gostoso. (Imaginando...)

Jacqueline disse...

Yummy!Tá aí uma ótima receita de crumble!:)
Patricia você a cada post aumenta minha lista de receitas a fazer!:P
Thank you for that!Minha família e colegas de trabalho super agradecem!

Catarina Collins disse...

Esta com um aspecto super tentador.
De certeza que o sabor não fica a traz :)
Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Tenho curiosidade no ruibarbo, e com essa receita ainda fiquei mais.

Está muito bonito.


Bjinhos,


Rita


http://bembons.blogspot.com

tatiane disse...

Falando em queimar a língua, lembrei do seu crumble de morango, quando fiz a mesma coisa. Nada a ver com o ruibarbo, mas fiquei com vontade!
beijos

Anônimo disse...

Oi Paty!
Adoro suas tigelinhas, panelinhas, guardanapos e toalhinhas! Tudo tão fofo!
O ruibarbo é da Casa Santa Luzia?
Preciso! rs
Bjo

Sarah Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah Abreu disse...

Ainda não experimentei nenhum crumble! Tá dando uma coceira com essa novidade do ruibarbo! Quando eu era criança tinha umas receitas num livro de doces da minha mãe e eu ficava louca querendo saber o que era, mas lááá no interior e na década de 90 pouca gente no Brasil sabia o que era. Não vejo a hora de dar um pulinho no "mercadinho" mais querido e que mais me faz gastar $$ nessa vida! rsrsrsrs! Adoro essas suas receitas, Patrícia! Sou muito fã!
BJOS e boa semana!

Anaya disse...

Patricia, posso congelar o ruibarbo??? E mirtilos??? Achei na promoção e comprei tantos mas eles estão começando a estragar e eu estou sem tempo de cozinhar....

RM Blog disse...

Oi Patrícia, sou nova aqui nos comentários mas já faz um tempo que leio muito esse seu blog tão delicioso e testo várias das suas receitas , sempre com sucesso!
Eu moro no Rj mas estou de mudança para Manaus. Por isso ando muito preocupada com a possibilidade de não encontrar os ingredientes das suas receitas.Preciso de referências porque estou viciada no TK!!!!! Obrigado pela gentileza de dividir tantos conhecimentos com tantas pessoas! Obrigada.

Levi Pereira disse...

Paty, preciso de uma receita de rocambole doce, fácil, prática e com um recheio delicioso, olhei no blog e não achei =/ se vc puder me ajudar ficarei muuuuuito feliz! :D
bjããão

Anaya disse...

Patrícia, como sempre suas receitas não decepcionam!!! Fiz metade da receita e comi tudo sozinha!!! Delícia!!!

Patricia Scarpin disse...

Anaya, que bom que vc gostou! Obrigada por vir me contar! Beijo!