quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Macarons de limão

English version

Lime macarons / Macarons de limão

Sei que vou parecer um disco riscado, mas novamente a sensação de que o tempo voa me pegou de jeito – lembrava que prometera a vocês uma nova leva de macarons, mas quase caí da cadeira quando vi que isso foi há um ano e meio...

Usei a mesma receita, mudando um pouquinho o recheio, entretanto os macarons não ficaram bonitinhos como eu queria. Mas tudo bem – da próxima vez, vou usar uma das receitas maravilhosas da Julia e torcer para os meus macarons ficarem lindos como os dela.

Lime macarons / Macarons de limão

Macarons de limão

50g de farinha de amêndoa
140g de açúcar de confeiteiro
2 claras grandes
1 colher (sopa) de açúcar refinado
corante alimentício verde

Ganache de chocolate branco e limão:
¾ xícara (116g) de chocolate branco picado
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
raspas da casca de 1 limão taiti
1 colher (chá) de suco de limão taiti

Comece pelos macarons: corte dois pedaços grandes de papel manteiga e, com um cortador de biscoitos redondinho de 4cm, faça círculos pelo papel deixando 3cm entre um e outro. Vire os papéis, deixando o lado marcado para baixo e forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com eles.
Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro juntos numa tigela grande. Na batedeira, bata as claras até que formem picos moles. Acrescente o açúcar refinado e bata até obter um merengue brilhante. Junte os ingredientes peneirados e gotinhas do corante – use um palito de dentes para retirar o corante do vidrinho - e misture delicadamente com uma espátula de borracha/silicone, de baixo para cima, até que fique com uma cor homogênea; a mistura vai reduzir de volume porque algumas bolhas de ar do merengue estourarão.
Transfira a mistura para um saco de confeitar descartável e corte 1cm da ponta. Preencha os círculos no papel manteiga com a mistura até obter 28-30 bolinhas. Deixe secar por 30 minutos – isso é um passo importante para que os macarons fiquem com a textura correta.

Pré-aqueça o forno a 190°C. Asse os macarons por 5 minutos, gire a forma completamente e asse por mais 4 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o recheio: coloque o creme de leite numa panelinha e leve ao fogo médio-alto até aquecer bem. Retire do fogo, junte o chocolate e misture vigorosamente até que o chocolate derreta e o ganache fique homogêneo e brilhante. Acrescente as raspas e o suco de limão e incorpore até homogeneizar. Deixe esfriar até ficar firme o bastante para rechear os macarons – você pode usar uma colher ou um saco de confeitar.

Remova os macarons cuidadosamente do papel manteiga. Monte os macarons unindo duas metades com um pouco de ganache no centro. Repita até conseguir 14-15 no total.

Guarde os macarons num recipiente hermético por até 3 dias – mantive os meus na geladeira.

Rend.: 15 unidades

28 comentários:

Blog da Nô disse...

Absolutamente divinos!!!
:o)

ameixa seca disse...

J'adore macarons :)

Anônimo disse...

Confesso que não sou muito fã de macarons... na vdd comi 1 vez e acho que não devia estar bom... Mas essas fotos são divinas e dá muita água na boca!!!!! Ainda não tenho mtos dotes nem apetrechos culinários pra tentar fazer essa receita mas o ganache... vou multiplicar a quantidade para cobrir meu próximo bolo!!!!!!!!!!

Um bjo enorme!!

Samanta disse...

Pat! Ja te respondi o email! :) beijo

Quéroul disse...

eu bem queria conseguir fazer desses em casa. eu gosto bastante de macarons, assim, bastante do tipo muitíssimo.
mas sei que fazer em casa é o desgosto.
já vi algumas fornadas de parentes desandando... enfim.

tão com cara de frescos os seus. nunca comi de limão, mas certamente não teria dúvidas em acabar com esses daí num minuto! :D

Samanta disse...

Respondi! :D

Patricia Pê Lopes disse...

Oi, Patricia!
Ficaram bonitos, sim. Eui tamben nunca consegui acertar. Acho que nunca esperei os 30 minutos para secar e eles sempre se espalhavam pela assadeira...
E aqui no Mexico onde vivo, por causa de altitude, e' um horror fazer qq receita com ovos, especialmente claras em neve. Mas vou tenta-lo! A cada novo post que leio em seu blog me animo aos desafios de receitas "impossiveis". Hj comeco pelas friands!
Beijos

moranguita disse...

tao bons com este recheio:-)
beijinhos

Fernanda Trapp disse...

Nossa, que coisa perfeita!!!!!

Claudia disse...

Que lindos! Fiquei louca de vontade d efazer, mas me diga onde eu encontro a farinha de amêndoas? Ou vc é que faz ela?

beijos

Rita disse...

Oi, Patricia
Fui obrigada a dar risada ao ler que os seus não ficaram bonitos... hehehe Você tinha de ver os meus na única tentativa frutrada de fazer essas delícias...

bjs
Rita

Sabrina Romano disse...

A parte que mais gostei foi a "guardar por até 3 dias"... Achei súper engraçada, principalmente por serem de limão; os melhores, é claro! Bjs

Noelia disse...

Nossa Pati essa semana vc ta com tudo heim! Minha Nossa Senhora! Eu amo macarons, mas nunca tive coragem de tentar fazer em casa. Tenho medo de ficarem uma porcaria... mas em algum momento vou ter q começar a tentar né!? Quem sabe não me animo com os seus!
Bjs, No

Ava disse...

Olá Patricia
Conheci o teu blog através de outro blog que acompanho e fiquei encantada, não sei se gosto mais das receitas ou das fotos, são divinas.
Tenho duas dúvidas, posso trocar o xarope de bordo por karo??? Aqui em Porto Alegre não sei se tem e o que é lavanda comestível, nunca vi mas estou louca para fazer os pirulitos.
Parabéns pelo blog, muito lindo

Anônimo disse...

Oi Patricia! adoro o seu site e achei os macarrons deliciosos. A receita que eu tenho fica bonita mas muito doce e enjoativa. Entrei no site da Julia que vc indicou e vi que a receita pede 3 gramas de pó de clara de ovo. Onde encontro? Há algo para substituir? Será que é indispensável? Beijo! Bia e Coxinha

Samanta disse...

Pat meu computador tá MALUCO, ligando e desligando sozinho!
hora fica segundos ligado, hora fica 10 minutinhos, assim que descobrir o que tem de errado e concertar entro no email pra ler certinho! Porque nao estou conseguindo fazer nada com ele assim! :( Só pra avisar pra tu nao estranhar a demora, beijo!

Samanta disse...

http://gnt.globo.com/Gourmet/Materias/Cupcakes--cookies-e-mais--blog-reune-comida-fofa-em-fotos-caprichadas.shtml

Pat olha que fofos! Achei que tu fosse gostar de ver

tatiane disse...

Ah, não seja injusta com vc! Ficaram lindinhos, e deve ser algo deliciosamente azedinho!
Comi macarons uma vez, não tinha gosto de nada, de nada mesmo, e a confeitaria nem era tão ruim...
bjs

Tê Thomazini disse...

Patricia, obrigada pela visita! Eu adoro cozinhar também, mas minhas aventuras na cozinha são bem triviais e a fotografia, bem, eu sou uma apaixonada de primeira viagem ainda, mas, quando eu crescer quero compor, fotografar e cozinhar como você! Rs
PS: seu flickr ficou sensacional! Parabéns.

Eduardo Luz disse...

Imagina se tivessem ficado bonitinhos!! rs
Estamos na fase dos macarons.
Abs.

Patricia Scarpin disse...

Noêmia, obrigada!

Ameixa, eu também. ;)

Livia, eu viciei quando provei os do Pierre Hermé em Paris, ainda vou consegui fazer uns bem bonitos!
Beijo, querida!

Samanta, eu vi, beijos!

Quéroul, eu já joguei fornadas no lixo, viu? Mas sou Teimosa, com "T" maíusculo. :)
Beijoca!

O Papo, obrigada pela visita!
Que pena esta coisa da altitude, influencia mesmo, né?
Beijo e espero que goste dos friands!

Moranguita, obrigada!

Fer, obrigada!

Claudia, eu compro pronta porque é mais fininha. Você pode encontrar na Barra Doce e na Central do Sabor.
Beijo!

Rita, eu já joguei algumas fornadas no lixo, mas não desisto. :)
Beijoca!

Sabrina, eles nem duram tanto, né? Ri contigo também.
Beijoca!

Noelia, eu estou ligada no 220. :)
Tem que tentar pra saber se vai conseguir! :)
Beijo!

Ava, obrigada pela visita!
Não aconselho a troca por Karo, mas uma leitora minha já usou melado de cana ao invés de xarope de bordo e deu certo, viu
A lavanda você encontra aqui:
www.chaecia.com.br

Bia e Coxinha, obrigada pela visita! A clara em pó você encontra em casas de materais para confeitaria.
Boa sorte!

Samanta, não se preocupe, nós vamos nos falando conforme for possível, querida!
xx
Ah, amei o link!

Tati, eu gostaria de um recheio mais azedo, vou tentar de maracujá da próxima vez. Aqui em SP nunca comi.
Obrigada, querida!

Taynah, imagina, adorei as suas fotos!
Que bom que gostou das minhas, obrigada!
xx

Edu, obrigada, meu amigo!
Maracons são maravilhoso.
Beijo!

Deveria estar estudando disse...

Linduca, seu blog é o melhor do mundo de receitas!
Já fiz macarrons, mas não ficaram bolinhas certas, nem crocantes. Suas dicas são preciosas: fazer os círculos e deixar descansar por 30 min. Mas não entendi o "gire a forma completamente e asse por mais 4 minutos". É trocar de lado a forma? a parte que está no fundo vem pra frente, isso?
Dessa vez eu vou acertar!!!
bjks!
Mel

Patricia Scarpin disse...

Mel, querida, obrigada pelos elogios
Você entendeu certinho - é girar a forma assim mesmo, para que os macarons da frente fiquem no fundo do forno e vice-versa.
Beijo!

Marcele disse...

Oi Patrícia! Os macarons ficaram lindos! Vou tentar fazê-los pela 1 vez... já estou preparada para o fracasso.. rsrsrsrsrs Queria saber quantas claras são 120g?
Volto aqui para contar o resultado!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Marcele, tudo bem?
Se vc quiser mesmo fazer macarons bacanas use a outra receita que tenho aqui, procure no índice (macarons de maracujá). É infinitamente melhor e os macarons ficaram perfeitos.
Cada clara tem 28g.
Bj!

Camila disse...

Pat, fiz uma adaptação dessa tua receita mais simples de macaron com uma que vi em um outro blog, e deu quase que 100% certo, ahahaha. Aquela dica de usar duas assadeiras ao mesmo tempo faz muita diferença! Pra testar, coloquei uma assadeira maior sobre uma menor, e os que ficaram bem no centro assaram direitinho, enquando os da borda racharam mesmo. Ficaram até com pezinho! Imagina minha alegria quando vi que ficaram, ahahaha. A minha única dificuldade mesmo foi na hora de tirar do papel. A dica de por no freezer ajuda bastante, mas mesmo assim sofri um pouco. Ou grudava papel no macaron, ou grudava macaron no papel, ahaha! Foram poucos que consegui tirar perfeitinhos. Sem contar os que quebrei nas tentativas. Será que precisava ter assado um pouco mais? Beijo!

Camila disse...

Relendo agora, parece não fazer tanto sentido. A forma menor eu coloquei de cabeça pra baixo, com a maior por cima, hehe.

Patricia Scarpin disse...

Camila, fica difícil diagnosticar o problema de longe, mas acho que faltou assar, sim, pois eles ficam crus por dentro e daí quando são puxados do papel grudam. O que você pode tentar fazer é removar com uma faquinha bem fina, passando-a bem rente ao papel, em vez de puxar os macarons.