quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Salada de melancia com calda de hortelã e água de rosas

English version

Watermelon salad with rose and mint syrup / Salada de melancia com calda de hortelã e água de rosas

Tenho até vergonha de chamar esta salada de receita, mas o resultado é tão bom que tinha de compartilhar com vocês; sem contar que depois de quase cinco dias de Carnaval (e comida, e bebida) eu precisava muito de algo refrescante.

Watermelon salad with rose and mint syrup / Salada de melancia com calda de hortelã e água de rosas

Salada de melancia com calda de hortelã e água de rosas
da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

500g de melancia – retire a casca e pese depois
2/3 xícara (133g) de açúcar refinado
¼ xícara de folhas de hortelã – deixe-as soltinhas na xícara na hora de medir
2 colheres (chá) de água de rosas

Junte o açúcar e ¼ xícara (60ml) de água numa panelinha e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, abaixe o fogo e ferva lentamente por 2 minutos. Adicione a hortelã e a água de rosas, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Passe por uma peneira, descarte os sólidos e leve a calda à geladeira por 30 minutos.

Para servir, use um boleador e faça bolinhas com a polpa da melancia. Divida entre tigelinhas e regue com a calda de hortelã. Sirva em seguida.

Rend.: 6 porções

16 comentários:

ameixa seca disse...

A melancia tem uma cor linda, adoro vermelho! Não sou fã de comer fatias de melancia atrás de fatias. Mas com essa calda por cima das bolinhas fica tudo tão mais apetitoso que dá vontade :)

Richie disse...

Pat, suas fotos são sempre perfeitas! A luz, o contraste, as cores... sempre leve.. sou seu fã na cozinha e na fotografia!

bjo, bom resto de semana!

Quéroul disse...

quanto frescor! :D

só não tenho coragem da água de rosas. uma vez eu comi um doce 'de rosas' e, cara... pode falar aqui?
tinha gosto de pampers.

:P

Babette disse...

refrescante mesmo! Apesar de aqui do outro lado do oceano ainda estar frio e chuva fiquei com vontade de comer...
Babette do blog "A Festa de Babette"

Renata disse...

A combinação de melancia com hortelã é mesmo maravilhosa! Mas sobre a água de rosas, nunca tive a oportunidade de experimentar, tenho receio de achar, assim como a Quéroul aqui em cima, parecida com perfume!

Bjs!!

Anônimo disse...

Oi querida!
Descansou nesse Carnaval?
Testei mais duas receitas suas, aliás, meu crème brûlée está na geladeira as I type this. Precisava contar pra você da proeza do meu marido! O seu diz que você é perigosa pelo seu maçarico, eu digo que o meu é muuuuuito perigoso, pq ele descobriu um novo jeito de fazer pão na chapa! hahahahahhahaha Já imaginou? Pão + manteiga + maçarico = sem sujar a frigideira!

Adorei essa receita! Parece ser super refrescante com esse calor meu deus! So queria saber onde vc acha essa água de rosas... vc faz ou vc compra? Achei um charme essas fotos, como sempre. Um dia eu ainda consigo bater umas igualmente lindas. Vc me inspira!!
Sábado agora é meu niver, estou louca imaginando meus presentes culinários, q eu sei q vou ganhar! kkkkk

Beijoooos

Anônimo disse...

Olá...sou uma fã sua faz tempo, já fiz algumas receitas, o bolo de limão siciliano que ficou maravilhoso e agora resolvi fazer as trufas de chocolate com avelã. Tudo deu super certo, ficaram divinas, mas não posso tirá-las da geladeira, senão derretem. Onde foi que eu errei?
obrigada e continue nos deliciando.
Paula

Zoe disse...

Olá Patricia,
Venho acompanhando seu blog há algum tempo, adoro suas receitas e suas fotografias! Essa salada de melancia parece divina, mas não encontro melancia aqui na Holanda, a última que comprei não tinah gosto de nada. Fico passando vontade pois não encontro os igredientes aqui, um dia, quando voltar para o Brasil vou tentar!

Letícia disse...

oi, Patrícia!!!
vc acompanha o blog da Mary - The food librarian?? olha essa receita: http://foodlibrarian.blogspot.com/2010/02/meyer-lemon-sponge-pie-or-lemon-cake.html tenho certeza q vc vai gostar!!!

Samanta disse...

Oiii Patriciaa !
Ahh, eu entendo, tambem enjoo rapido das paginas que cuido, vivo querendo mudar o layout! Mas como vc disse, sempre tento manter o "esqueleto" e mudo o 'fundo' mantendo o clean.. com cores claras e neutras, e desenhos bem simples, porque se nao fica muita informação na pagina sabe? muita foto, muito texto, dai muito desenho no fundo fica muito "carnaval" e a gente só ve um monte de cores diferentes embaralhadas.. eu tenho costume de explicar falando assim: que fica como um armario daqueles que são abertos cheio de livros e cds, é muita coisinha miúda, muito juntinha! parece 'bagunça' no fim.. e logo logo a gente enjoa ;/

Na minha opiniao, (olhando como tá agora), a unica coisa mesmo, eu colocaria fotinhos novas no banner, bem coloridas, com moldurinhas branquinhas ao redor pra ficar mais charming, poque dá um toque bem bonito e é uma coisa bem simples.. e a fonte do titulo no meio ! :) Só isso.. :) O tamanho ta otimo! Isso tb reparei.. tem gente que faz um banner gigantesco, e o conteúdo ta la embaixo, tem que arrastar um monte pra quem tem tela pequena! Sao detalhes, mas que as vezes a gente esquece.. e fazem a diferença!

Mas tenho certeza que vc fará uma otima escolha se mudar! Porque aqui é perfect e tu tem 'olho' pra coisa! :)

Que bom que tu gostou que notei!

Precisando de ajuda pode berrar :)) Beijoss! *-* Samy

Samanta disse...

Escrevi uma bibliaaaaaa! ahuahua
Realmente me empolguei, :)
Agora falando sobre a receita, eu gosto de melancia apesar de nao comer frequentemente, é mesmo muito refrescante, e pra nao babar assaltei um cacho de uvas da geladeira fresquinho que comprei hj cedinho :)

beijos

Karim disse...

Oi Patricia, onde vc encontrou a agua de rosas? Muito obrigada
Seu site é deliciosoooo

Patrícia Abreu disse...

Olá, xará!
Taí uma coisa que nunca experimentei: água de rosas! Tem gosto de quê!? Acho que aqui pelo RJ nunca achei/vi este ingrediente, mas vou prestar mais atenção nas prateleiras.
Além desta receita, dá pra usar em que mais?
Essa semana eu tinha um pedaço suculento de melancia na geladeira, mas a minha mãe simplesmente deu para o cara que fazia a coleta de lixo de nossa casa!!! Ele estava com sede e ela deu a melancia rsrsrrs!!!
Agora fiquei aguada!
Um grande bj
Ahh, esqueci de dizer que depois que fiz seu super sorvete de limão, não consigo fazer outro! Seu amor aos cítricos me contagiou!
Agora sim: bjks

Maria disse...

Patrícia, sua salada ficou linda! E tão refrescante que desejei uma aqui e agora!
E é receita sim, viu??! Eu, por exemplo, não pensaria nisso se não visse no seu blog.
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Ameixa, eu adoro vermelho, também! Minha mãe adorava. Lá em casa melancia não dura nada, eu e o marido devoramos. :)

Richie, obrigada! Fico feliz! ;)
Beijo!

Quéroul, a água de rosas realmente tem que ser dosada com cuidado, porque senão fica com gosto de perfume, mesmo - assim como a lavanda. Eu sou fã, mas uso com moderação.
Beijoca!

Babette, logo, logo o frio passa.
Obrigada!

Renata, hortelã é uma delícia, o cheiro é inebriante! Olha lá o que escrevi pra ela.
Beijo!

Livia, cozinhei muito no carnaval! :)
Quero saber do brûlée depois, hein? Fala pro seu marido economizar o gás porque é meio caro.:D
Eu compro - você vai encontrar na Barra Doce, na Casa Santa Luzia ou no Empório Santa Maria.
Bejioca!

Paula, você usou as quantidades exatas de ingredientes? Será que não faltou chocolate?

Zoe, obrigada pela visita, fico contente sabendo que está curtindo o blog! Vou torcer para você encontrar uma melancia gostosa por aí no futuro. :)
Beijoca!

Letícia, acompanho, sim, mas estou atrasada nas minhas leituras - adorei o link, super obrigada!

Samanta, adorei as suas dicas e opiniões, obrigada! Comente sempre, essa troca é tão gostosa, é ótimo saber a opinião das minhas leitoras!
Beijoca!
E pode escrever quantas bíblias quiser, adoro! :)

Karim, você vai encontrar na Barra Doce, na Casa Santa Luzia ou no Empório Santa Maria.
Obrigada!

Patrícia, não sei te dizer o gosto que tem, é muito peculiar. Dá uma olhada no índice do blog, tenho várias receitas com água de rosas, acho que você vai gostar!
Ah, obrigada por me contar sobre o sorvete, amei saber!
Beijoca!

Maria, a "culpa" é da Gourmet australiana. :)
Beijo e obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Samanta, se puder, me manda um email?
Tks, beijos!