quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Tortinhas azedinhas de limão siciliano com casquinha de açúcar queimado

English version

Tangy lemon tartlets with a burnt sugar crust / Tortinhas azedinhas de limão siciliano com casquinha de açúcar queimado

Beyonce está aqui no Brasil e só se fala disso: confesso que não sou fã, voz poderosa e tudo. Apesar de não gostar de suas músicas, achei a melodia de “Ego” bem interessante, mas lá foi ela estragá-la com uma letra boba.

A cantora deveria aprender um truquezinho com a Donna Hay: você pega uma coisa ótima, como uma torta de limão siciliano, e a torna ainda melhor ao adicionar uma casquinha quebradiça de caramelo. :)

Tangy lemon tartlets with a burnt sugar crust / Tortinhas azedinhas de limão siciliano com casquinha de açúcar queimado

Tortinhas azedinhas de limão siciliano com casquinha de açúcar queimado
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
2/3 xícara + ½ colher (sopa) - 157g - de manteiga sem sal, gelada e picada
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de água gelada

Recheio:
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
3 ovos
¼ xícara (50g) de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
2 colheres (sopa) de açúcar refinado, extra

Coloque a farinha, a manteiga e o açúcar no processador de alimentos e processe até que a mistura pareça uma farofa grossa. Junte a água aos pouquinhos e processe até formar uma massa. Embrulhe em filme PVC e leve à geladeira por 30 minutos.
Abra a massa com um rolo numa superfície polvilhada com farinha até obter a espessura de 3mm. Unte uma forma de torta de 20cm de diâmetro com manteiga e forre-a com a massa. Apare os excessos de massa, fure toda a sua superfície com um garfo e leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Forre o fundo da massa com um pedaço de papel manteiga ou alumínio e encha-o com pesinhos próprios para massas ou feijões crus. Asse por 10 minutos. Retire do forno, remova os pesos/feijões e o papel e asse por mais 8-10 minutos ou até dourar. Reduza o forno para 140°C. Numa tigela, misture bem o creme de leite, os ovos, o açúcar, o suco e as raspas de limão. Despeje com cuidado este creme na massa e leve novamente ao forno, desta vez até firmar, aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar completamente. Polvilhe o recheio de limão com o açúcar extra e caramelize-o com o auxílio de um maçarico culinário.

Rend.: 8 porções – fiz metade da receita acima, usei forminhas retangulares de 6x11cm e consegui 5 tortinhas

15 comentários:

Aninha disse...

Oi Patricia,
Sempre acompanho seu blog e ele me deixa com água na boa. Parabéns!
Essa tortinha está maravilhosa.
O formato retangular confere mais charme ao doce.
Parabéns, muito lindo! Continue assim... Sucesso.
Bjs.

Anônimo disse...

Ai Paty, sem comentários, sem comentários! To aqui babando, babamdo.

Quero essa tortinha ASAP! Ainda não comprei meu fluído pro maçarico... fiz um bolo de cenoura no lugar hehehehe mas os ingredientes estão aqui, falta pouco!

Beijinhos

Jux disse...

Linda Pat!!!
Delícia de tortinha: limão siciliando (aliás, laranjas, tangerinas, limões verdes e azedos-afins) é demais!!!
Agora... confessa: esse toque do açucar queimado mostra que você está IMPOSSIVELMENTE PODEROSA com seu novo brinquedinho de cozinha, né???
ADORO!!!
Beijukka!!!

tatiane disse...

Um mimo essa tortinha retangular! Acho que sei a resposta, mas não custa perguntar, vc comprou aqui as forminhas? Ainda vou criar coragem para o maçarico, acho que sou uma escorpiana atípica, rs.
beijos!

Isabela Tibo disse...

Olá Pat! Que tortinha linda, amei! Que idéia ótima, uma tortinha de limão brûlée, adorei! Beijos...

Aninha Padredi disse...

Que coisa mais linda que ficou!!! E abriu o apetite!! Adoro tudo que vai limão! Adorei!
Beijocas

ameixa seca disse...

Pois é, há quem tenha o dom de estragar o que já é bom mas há quem consiga melhorar :) A Beyonce tem umas coisas a aprender contigo he he

Renata disse...

Mas que tortinha linda Pat! Quanto ao açúcar queimado, só quando eu comprar meu maçarico também!

E sobre a Beyonce, hehehe, tenho abuso pq meu marido acha ela bonita!!!!!!!!! Hehehehehe, abusaaaado!!

Bjs

AT disse...

ai ai.. o que são essas forminhas retangulares?

minha amiga fez uns lemon bars para mim, e ultimamente eu só tenho pensado em massinhas com limão. acho que não sou a única!

:)

Quéroul disse...

ah lá o maçarico!
ficou um xuxu essa torta. posso trocar pro limão verde? meu pai enlouqueceu na feirinha e trouxe um limoeiro pra casa...
fica bão, será?

beijo

disse...

que maravilha!!!!!
lindas tartes!
belissima foto.

Giiu disse...

mel dels, o que são essas tortinhas?!

morro de vontade de fazer várias coisas que vc posta no blog, mas não consigo porque não tenho coisas como maçarico ou a tal da sorveteira i_i

mas mesmo assim não deixo de ler o seu blog sempre!

=D

Fernanda Trapp disse...

Hahaha, o maçarico está 'bombando'! Ficaram lindíssimos e devem estar maravilhosos!!!!

moranguita disse...

patricia qu bonitas as tuas tartes.
esta apontada sim senhora
parece leite creme mas com massa:-)
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Aninha, obrigada pela visita!
Um beijo!

Livia, cuidado na hora de comprar o fluido, eu ganhei uma lata junto com o meu maçarico mas ela não encaixava, tive que procurar uma outra que servisse.
Beijo!

Jux, eu estou INSUPORTÁVEL com o meu brinquedo novo! :)
Que bom que gostou, obrigada!
Super beijo!

Tati, comprei nas férias - acho uma pena não encontrarmos coisinhas fofas assim por aqui, ou quando encontramos elas custarem tão caro... :(
Beijo!

Isabela, obrigada!
Beijo!

Aninha, também adoro limão!
Obrigada!

Ameixa, você é um doce, obrigada! :)

Renata, ela é bonita, sim, mas acho que grita muito, sabe? :)
Beijo!

Ana, aqui tem limão toda hora. Sou viciada! :)
Beijoca!

Quéroul, tô tocando fogo em tudo, menina. :)
Pode trocar, sim - vai ficar um tiquinho mais ácido, mas gostoso também.
Beijo!

Jú, obrigada!

Giiu, que bom que você continua visitando, obrigada!

Fernanda, estou um perigo com o maçarico. :)
Obrigada!

Moranguita, obrigada!