sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Cupcakes de coco com cobertura de chocolate branco e uma dica bacana

English version

Coconut cupcakes with white chocolate icing / Cupcakes de coco com cobertura de chocolate branco

Preparava umas bruschettas pro almoço sábado quando ouço o João gritando feito doido da sala: “Corre aqui! Rápido!” – era uma matéria na Globo sobre cupcakes em Nova Iorque, mostrando algumas bakeries, incluindo a famosa Magnolia – tão lindas! Meu coração se encheu de alegria só de olhar para lugares tão fofos... *suspiro*

Enquanto não conheço as bakeries pessoalmente, vou fazendo meus próprios cupcakes – estes aqui são da revista DH #17.

Aproveito para passar adiante uma dica super bacana, enviada por uma leitora querida, a Carla: muitas de vocês comentaram sobre forminhas de cupcakes que se desgrudam dos bolinhos depois de assados. Ela fez alguns testes e descobriu que o problema pode ser umidade! Para evitar que isso aconteça, guarde as forminhas em um lugar bem seco. E para recuperar forminhas já guardadas, separe-as umas das outras e coloque-as no microondas por 1min30seg, deixando esfriar em seguida.

Carla, obrigada pela dica preciosa!

Coconut cupcakes with white chocolate icing / Cupcakes de coco com cobertura de chocolate branco

Cupcakes de coco com cobertura de chocolate branco
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Cupcakes:
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 184g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
1 ½ xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de coco ralado sem adição de açúcar

Whipped white chocolate icing:
500g de chocolate branco picadinho
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco*
140g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de coco em lascas

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre doze forminhas de muffin, com capacidade para ½ xícara (120ml) cada com forminhas de papel.
Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa, acrescente o coco e misture. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 35 minutos ou até que dourem levemente (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Para a cobertura: junte o chocolate, o creme de leite e a manteiga numa panela pequena e leve ao fogo baixo, misturando sempre, até derreter e obter um creme homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Bata com uma batedeira até que se torne espesso. Cubra os cupcakes com o creme e em seguida salpique generosamente com o coco em lascas.

* a minha cobertura não engrossava de jeito nenhum, então levei à geladeira por 30 minutos e bati novamente na batedeira – por isso, recomendo diminuir as quantidades de creme de leite e manteiga

Rend.: 12 unidades – fiz meia receita acima e consegui 7 cupcakes (usando forminhas com capacidade para 1/3 xícara – 80ml)

25 comentários:

Ana Elisa disse...

Patrícia,
ando louca para fazer cupcakes de coco, e acho que vai ser essa receita mesmo! (assim que eu voltar de viagem)
Lindos, lindos!
:)

Bjs e bom carnaval!

Anônimo disse...

Bom dia, Patrícia,

Olha que coincidência bacana: acabou de chegar aqui em casa o meu pedido do barradoce, com todos os apetrechos necessários para se fazer cupcakes: formas, forminhas, etc. Ligo o computador p procurar uma receita e, em meus feeds, está me esperando bonitinho o seu post com essa receita. Jóia! Acho que hoje eu me animo e faço meus primeiros cupcakes. Torce aí...

Mas eu já ia te escrever para agradecer a receita dos 'bolas de neves' e pedir uma dica. Fiz e a turma aqui adorou. Nota 10! A minha dúvida: congelei parte da receita (a massa crua). Vc acha que fiz bobagem? Os cookies foram feitos há uma semana, vc acha que se eu colocá-los para assar hoje vai dar certo? Como deveria descongelá-los? Ai...!, desculpa tanta pergunta...

Super obrigada, tenho aprendido muito mesmo com o seu blog.
Super bom fim de semana p vc,
Sorte sempre.

Valéria.

Babette disse...

Estão lindos!... é quase pecado dar uma trinca...
babette

ameixa seca disse...

Acho os cupcakes as coisinhas mais fofas e bonitinhas :) Nunca fiz, nunca comi e até tenho medo de começar... acho que devem ser viciantes he he

Liv disse...

Paty, simplesmente amo suas fotos! Suas técnicas e suas receitas são de babar!!! Fiquei louca por esses cupcakes, mas ainda não tenho as formas - vou pedir pra minha irmã via amazon. Esse Carnaval vai ser culinário! O fluído deu certo - valeu pela dica aliás! - vou fazer mais um brownie seu, quero fazer waffles e as bolinhas de neve também!
Depois te conto!

Beijocas

Quéroul disse...

hmmm, nham nham. tão lindos.

mas vim te contar que fiz o seu brownie de ovomaltine e, vc estava absolutamente certa: fui sem medo no ovomaltine e tirei meu trauma.
ficou super bom (e eu, claro, como não sigo as receitas direito, coloquei nozes... ficou mais bão ainda!).

beijo!

Aninha Padredi disse...

Papai do céu!! O que são as super lascas de coco nesses cupcakes?! Que vontade!!!
Pati, eu sempre fiz meus muffins em forminhas brancas.. dai esses dias comprei na Barra Doce umas fofinhas com desenhos e minha forma (que é cinza) manchou.. e é tudo da Wilton, me disseram que era a melhor marca.. isso acontece com vc tb?
Beijocas

Nice & Ana disse...

Lindos, Patrícia, muito fofos e delicados, uma formosura, parabéns, um bom fim de semana p/ vc e um bom carnaval tbém, bjkas ;)...

Samanta disse...

Ai que delicia, e eu com meu bife e fritas aqui! ..

Patricia hj vou elogiar outra coisa alem das tuas receitas! O layout do teu blog! Nossa.. quando entrei aqui, estava entrando em varios blogs né, e na hora o que me chamou a atenção foi a simplicidade do teu, é MUITO organizado e bonito! (não desmerecendo as tuas receitas é claro, mas com um layout lindo, fica tudo melhor) Assim como gosto de comida, sou um pouco ligada em design tambem, por isso notei!, uma pagina 'limpa e simples' faz TODA a diferença! Tanto que é o unico blog que eu visito sempre que ligo o computador.. :) Claro, tem outros blogs legais, mas o layout sendo ruim, a gente meio que desanima até !

Espero que tu nunca faças mudanças drásticas de layout porque tá muito legal assim! Tanto o background como a disposição dos teus links, menu & cia..
Beijos e parabens!!

Magia na Cozinha disse...

Os seus cupcakes ficaram com um look igualzinho aos que fiz no Natal passado.
Eu tive a idéia de fazer quando comprei as lascas de côco, que estaval lindas e apetitosas.
Happy Valentine's!

Sandra Paula Theis disse...

Oi Patricia, faço cupcakes aqui em Belém do Pará, e como esta época do ano é muito umido, tive problemas com as forminhas desgrudando dos bolinhos, mas até então, não sabia que era esse o motivo. Obrigada pela dica, e parabéns pelo blog.

Evelyn disse...

Oi Patrícia! Acho que essa receita vai ser minha próxima experiência com cupcakes. Hoje mesmo fiz a receita dos cupcakes de chocolate Ghirardelli que a Ana postou outro dia. Ficaram ótimos! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Ana, espero que você goste! Mas dê uma mudada na cobertura, viu?
Beijo!

Valéria, tudo bem? Adorei o teu comentário - é sempre gostoso "conhecer" as minhas leitoras! Muitas receitas de cookies podem ser congeladas (a massa crua, como você fez). Acho que não vai ter problema, não - você vai ter assá-los congelados mesmo acrescentar uns dois ou três minutinhos de forno, fique de olho pois fornos variam muito.
Boa sorte!
Beijo grande e obrigada!

Babette, obrigada!

Ameixa, são fofos, mesmo, não? E são viciantes, sim - infelizmente. :)

Livia, o meu carnaval foi super culinário também, querida!
Beijo e boa sorte!

Quéroul, fiquei tão feliz com a notícia do brownie, eba!! :)
Adorei a sua idéia de acrescentar nozes.
Beijo!

Aninha, comigo nunca aconteceu, mas a minha forma de cupcakes é preta...
Beijo!

Ana, obrigada!

Samanta, eu ando pensando em dar uma mudada na carinha do blog, mas quero manter o mesmo esquema de organização, índice, etc. Adorei saber a sua opinião!
Obrigada e super beijo!

Claudia, estas lascas são lindas, não?
Obrigada!

Sandra, espero que a dica da Carla lhe ajude!
Beijo!

Evelyn, eu tô doida pra fazer aqueles cupcakes da Ana. :)
Beijo!

Anônimo disse...

ola patricia,acabei de fazer os cupcakes e ficaram deliciosos!!!
sempre que posso passo por aqui e hoje,criei coragem e fui pra cozinha!!!!
o seu blog é lindo,parabens!!!
beijos,susu.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Susu!
Que notícia boa! Fiquei super feliz - obrigada por vir me contar!
Beijo!

Anônimo disse...

Ola Patricia,
Uma amiga me recomendou o blog e, desde então, não consigo mais entrar no computador sem olhar suas receitas!
Eu fiz ontem o cupcake de coco com chocolate branco seguindo a receita e fiquei um pouco desesperada quando o creme não engrossou! Deixei a batedeira ligada e fui fazer outras coisas e, quando voltei o creme estava ideal :)
Então aqui vai uma dica para quem fizer o cupcake: pode seguir a receita mas deixe durante uns 8 minutinhos o creme na batedeira ligada. Eu também diminui um pouco a quantidade de manteiga !
Eu gostaria de saber onde vc compra essas forminhas de cupcake divertidas. Só achei basiquíssimas e pequenas!
Adoooro suas receitas! Continue colocando :)
Noá

Patricia Scarpin disse...

Oi, Noá! Tudo bem contigo?
Fiquei super feliz sabendo que a receita deu certo contigo, que bom! Obrigada por vir me contar!
Estas aqui são da Wilton, comprei na Barra Doce, em Moema (SP), mas tenho comprado umas lindas nesta loja aqui:

http://www.etsy.com/shop/CupcakeSocial

Super recomendo.
Beijo e obrigada!

KS disse...

Patricia, vim aqui á procura de ducas sobre cobertura de chocolate branco. Menina, eu fiz um cupcake ontem e derreti 200 gr de chocolate branco, adicionei 200gr de creme de leite e uma colher de manteiga, como o ganache de chocolate preto (que sempre dá certo), ai ficou mole, coloquei na geladeira desde ontem. Hoje fui confeitar os cupcakes e nada. Tudo molenga...ou seja, ganache branco tem que ser feito diferente do preto para confeitar, ou não ser feito, rssrs. Um beijão, seu blog é lindo!

Patricia Scarpin disse...

KS, tudo bem?
O chocolate branco tem leite e açúcar de monte, então não tem mesmo como fazer ganache com ele nas mesmas proporções do ganache com chocolate amargo.
Obrigada pela visita!

Andréa disse...

Patrícia,essa cobertura dá pra trabalhar com o bico?

Patricia Scarpin disse...

Andréa, não dá, não, ela é molinha.

Luma disse...

Já estava para fazer cupcake há um tempo...Comprei a forma e quando vi a sua receita sabia que seria esta! Eu fiz ontem,ficou belíssimo, também reduzi na cobertura e mesmo assim coloquei na geladeira,ficou perfeito!só pego suas receitas agora!Rs...

Patricia Scarpin disse...

Luma, que bom saber que a receita deu certo, fico tão feliz! Espero que vc faça muitas receitas aqui do blog.
Beijo e obrigada por vir me contar!

Daniela de Paula disse...

Oi Patricia,
Eu fiz esse cupcake para o aniversário da minha filha e foi um sucesso!
Aqui está ele http://www.assimouassado.com/2012/03/comida-de-festa-de-crianca.html

Agora quero me aventurar com um cookie.
um beijo,
Daniela

beatriz disse...

Essa receita não leva leite??? Bjos

Related Posts with Thumbnails