sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Bolo de chocolate para agradar multidões

English version

Crowd-pleasing chocolate cake / Bolo de chocolate para agradar multidões

Como diz uma das minhas pessoas preferidas no mundo das comidinhas, há horas em que só chocolate resolve.

Se o seu coração está partido, se a semana no trabalho tem sido ruim, ou se você está sem trabalho, uma fatia deste bolo lhe trará um pouquinho de conforto – mesmo que apenas por alguns minutos.

Crowd-pleasing chocolate cake / Bolo de chocolate para agradar multidões

Bolo de chocolate para agradar multidões
da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

125g de farinha de avelãs (avelãs finamente moídas)
½ xícara + 1 colher (sopa) (80g) de farinha de trigo
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, e um pouquinho extra para polvilhar
1 colher (chá) de fermento em pó
280g de chocolate amargo (70% cacau), bem picadinho
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, picada
1 ½ colheres (sopa) de café espresso ou licor de café – usei conhaque
5 ovos, claras e gemas separadas
1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 218g - de açúcar refinado
crème fraîche ou chantilly, para servir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma redonda, desmontável, de 22cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.

Misture as avelãs moídas, a farinha, o cacau e o fermento em pó numa tigela e reserve. Numa outra tigela refratária, junte o chocolate, a manteiga e o espresso/licor e leve ao banho-maria, mexendo de vez em quando, até derreter (2-3 minutos). Retire do fogo, deixe esfriar por 5 minutos, junte as gemas e misture.

Bata as claras na batedeira até conseguir picos firmes (2-3 minutos). Vá acrescentando o açúcar aos poucos, batendo, até obter um merengue espesso e brilhante. Com a ajuda de uma espátula de borracha/silicone, com movimentos leves, de baixo para cima, incorpore as claras à mistura de chocolate+manteiga. Em seguida, incorpore também os ingredientes secos. Transfira a massa para a assadeira preparada e leve ao forno por 30-35 minutos (faça o teste do palito) – cuidado para não assar demais o bolo ou ele pode ressecar. Deixe esfriar completamente na forma, desenforme com cuidado, polvilhe com o cacau extra e sirva com crème fraîche (se encontrar) ou chantilly.
Guarde em temperatura ambiente – o bolo é mais gostoso se servido no dia em que for feito.

* fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma funda, redonda, de 20cm de diâmetro, com fundo removível

Rend.: 10 porções

34 comentários:

Noelia disse...

Pat, que lindo!!! Vou tentar fazer esse fds ou semana q vem. Meu marido adora bolo de chocolate mas eu nào sou mega fã não... gosto mais dos citricos.
Depois te conto se o meu deu certo hehhehe.

Beijos! Noelia

Luciana Betenson disse...

Pat, passo a vida a procura de um bolo de chocolate PERFEITO, ideal... ainda não achei, mas este seu é sério candidato :-) Vou fazer e depois te conto. Um beijo,

Quéroul disse...

vou te dizer que só de olhar pro seu bolo eu já fiquei feliz! :D
obrigada!

=*

Cinthya Rachel disse...

nossa Pat! e tem como isso ficar ruim? De jeito nenhum!

Srta.T disse...

Oh Paty, essa semana foi tão puxada... eu mereço um bolo inteiro desses, viu.

Beijos!

Juliana R. M. disse...

Oi Patricia! Descobri a pouco tempo seu blog e já estou viciada...olhei todas as receitas! Mas se não for querr muito, fiquei na dúvia em um bolo postado faz muito tempo já... bolo com recheio de cookies and cream (17/11/2008) vc diz q na buttercream de baunilha tem q usar o termômetro culinário...ñ tem como fazê-lo sem usar? Agradeceria se vc respondesse e parabéns pelo blog, suas receitas são lindas!!!

* Jo * disse...

tenho convidados para jantar amanhã e estava às voltas com a sobremesa... resolvido!
=)

beijos!

Ana disse...

Chocolate + Avela = heaven!
Amei o bolo, esse nao tem como agradar, vou fazer um dia desses!
Ana

Ana disse...

eu quis dizer "esse nao tem como nao agradar!!" hehe!
Ana

Marcia disse...

Pat, esse bolo deve mesmo agradar a todos os chocolate lovers... Amo as fotos do seu blog! Vc vai postar algum Valentine's day goodie? Bjs

Samanta disse...

Oi Patricia, bolo de chocolate resolve meeeeesmo! Todos gostam, por mais singelo que seja.. :)

Parece delicioso!
Beijos

Anônimo disse...

Por incrível que pareça não sou mto fã de booooolo de chocolate.Do pão de ló de chocolate msm. Prefiro de laranja, limão, baunilha huuum. Mas adorei o post, realmente, tem horas que só o chocolate acalma nossos nervos!!

Paty, chegou meu maçarico!!! vim aqui pegar os ingredientes para o meu creminho uhuuuu!

Wish me luck!

Beijooos

Marcella disse...

tenho a impressão que esse bolo derrete na boca :)

Marisa Duarte disse...

Que bolo lindo!! Adorava provar uam fatia :) Aproveito para dizer que amei o seu blog, tem belas receitas, os meus parabéns. Vou continuar seguindo!

Carolina Andrade disse...

Quem não se derrete por uma tentação dessas bom sujeito não é...hehehe. Maravilhoso!! Beijão Pati

Fabiana disse...

Hehe

Multidão: Lola.

moranguita disse...

hum esta perfeito para hoje:-)
beijinhos e bom fim de semana

tatiane disse...

... e se depois de alguns minutos o desconforto voltar, mais uma fatia deste bolo para tudo ficar lindo de novo! rs
Fiz um bolo assim esses dias, com amêndoas picadinhas, é mesmo uma delícia e dá "sustância"
beijos

ameixa seca disse...

A semana que passou foi horrível para mim. Estive mesmo em baixo mas agarrei-me a uma pasta de chocolate e foi todinha. Há dias que só conseguem ser salvos pelo chocolate e este bolo é bem capaz de salvar uma semana inteira... se durar tanto :)

Patricia Scarpin disse...

Noelia, obrigada!
Também sou mais dos cítricos, mas fiz o bolo para minha irmã e meu sobrinho. :)
Beijo!

Luciana, vou torcer para que você goste!
Beijo!

Quéroul, xoxo!

Cinthya, morri de rir contigo. :)
Beijo, obrigada!

Tata, eu deveria ter guardado um tequinho pra esta semana que se inicia hoje. ;)
Beijo!

Juliana, eu não recomendo fazer a receita sem o termômetro porque fica difícil encontrar o ponto...
Obrigada pela visita!

Joana, espero que todos gostem!
Beijo!

Ana, faça sim, querida!

Marcia, acho que não vai dar tempo - seria uma ótima idéia, querida!
Beijão!

Samanta, que bom que gostou, obrigada!
Um beijo!

Livia, vamos lá, chamuscar as receitinhas! :)
Beijo e boa sorte!

Marcella, derrete, sim. :)

Isa, muito obrigada pela visita!

Carol, obrigada!
Super beijo!

Fabiana, tem razão! :)

Moranguita, obrigada!

Tati, e não é, querida?
Quero ver o teu bolo também!
Beijão!

Ameixa, espero que a semana que começa agora seja infinitamente melhor!
Beijo!

Lígia disse...

Oi Patricia,

adorei a carinha do bolo! o gosto então deve ser fantástico! já comprei todos os ingredientes, mas não achei as avelãs..tens alguma sugestão para substitui-las?

Beijo!
Lígia

Ópera Cacau disse...

Pati;
Fiz o bolo no sábado. Minha família estava passando férias aqui em casa. Tirei do forno, fui tomar banho, me preparei para tirar as fotos e... cadê o bolo?
Minha mãe cortou em pedaços, colocou em um pote e levou para a PRAIA... para alegrar a galera que estava no sol! Acredita?! Não sobrou nada....
Obrigada pela receitas.
Quando quiser passe lá no nosso blog para dar uma olhadinha, tá?
Beijos,
Carol - Floripa
www.operacacau.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Lígia,
Acho que dá pra usar alguma outra castanha ou noz moída, mas o sabor ficaria um tantinho diferente.
Boa sorte!

Carol, morri de rir da tua história! Fico feliz por terem gostado do bolo, obrigada por vir me contar!
Vou lá espiar o teu blog.
Beijo!

Myla disse...

Mas tá com uma cara divina hein, hmmm, tanto tempo que não cozinho nada, esse calor desanima :(

Lígia disse...

Patricia, acabei substituindo pelo primo pobre (amendoim) e ficou muito bom!!
A receita já foi para o caderninho! Obrigada!!!

Beijo

Lu Lazzari disse...

Patricia,
Desculpa minha ignorância, mas o que farinha de avelã? Onde encontro?

Patricia Scarpin disse...

Lígia, que delícia de idéia, adorei saber!
Obrigada por vir me contar!
Beijoca!

Lu, é amêndoa moída bem fininha.
Na Central do Sabor e na Barra Doce você encontra.

Chef Spadanini disse...

Este bolo é uma delícia!
Experimentei-o no fim-de-semana e foi mais do que aprovado! Acabo de o colocar no Cozinha Com Tomates (referenciando o Technicolor Kitchen, obviamente) - está em http://cozinhacomtomates.blogspot.com/2010/02/bolo-de-chocolate.html
Obrigado Patrícia! :)

Anônimo disse...

Olá Patrícia!
O que vc recomenda de cobertura para o "bolo para alegrar multidões"?
Quero fazer no meu aniversário e o pessoal aqui de casa é chegado em coberura e recheio.
Sou leitora do seu blog e devo confessar que amo demaisss tuas receitas. Sempre que posso, vou pra cozinha para fazer uma bagunça.

Um garande beijo!
Luciana

Patricia Scarpin disse...

Chef Spadanini, amei ver o bolo lá, o seu ficou lindo, obrigada por vir me contar!

Oi, Luciana! Tudo bem?
Esse bolo não serve para rechear, ele é muito úmido no meio e ficaria difícil de cortar. Lá no índice de receitas doces tem um bolo de chocolate ótimo para rechear e cobrir, com qualquer coisa.
Um beijo e boa sorte!

Zoe disse...

Oi Patricia! Fiz esse bolo ontem para minhas visitas de Portugal! Como era domingo e todos os mercados estavam fechados, acabei fazendouma adaptacao na receita e mesmo assim ficou otimo! Ao inves de avelas moidas e chocolate em pedacos usei Nutela! Usei conhaque também em uma dose bem generosa! O bolo ficou macio e molhadinho! ficou muito bom!! Obrigada pela receita!

Patricia Scarpin disse...

Oi, querida! Tudo bem?
Que ótima notícia - amei saber que você fez o bolo e que deu o seu toque a ele! Hum!
Obrigada a você por vir me contar!
Beijo!

Anônimo disse...

Patricia,
Estou acessando seu blog pela primeira ,e estou encantada com as receitas de bolo!Parabéns !!!
Vou segui-la diariamente!!!Sucesso!!!!
Abraço!
Lu

Patricia Scarpin disse...

Lu, obrigada! Tomara que você goste das receitas, beijo!