sexta-feira, maio 08, 2009

Frango assado com limão siciliano e pimenta calabresa

English version

Lemon and chilli marinated chicken / Frango marinado com limão siciliano e pimenta calabresa

Algumas comidas me levam de volta à infância – frango assado é uma delas. Minha mãe adorava e costumava prepará-lo deliciosamente bem: bem dourado e sequinho por fora, macio e suculento por dentro, com a carne praticamente soltando dos ossinhos. Tão bom! Quase posso sentir o gostinho ao escrever isso aqui... :D

Ao ver as receitas clássicas com frango na última edição da revista DH imediatamente pensei em minha mãe. E como tinha uns limões sicilianos maravilhosos em casa, escolhi esta.

Ah, antes que me esqueça, adicionei uma lista de medidas ao blog que pode ser útil a alguns de vocês.

Lemon and chilli marinated chicken / Frango marinado com limão siciliano e pimenta calabresa

Frango assado com limão siciliano e pimenta calabresa
ligeiramente adaptado da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

1 frango inteiro com cerca de 1,5kg, pedaços separados – ou use as partes do frango de que mais gosta
4 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
suco de 2 limões sicilianos
1 colher (sopa) de pimenta calabresa*
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva – usei azeite aromatizado com alho

Forre uma assadeira grande com papel manteiga e arrume os pedaços de frango sobre ele. Numa tigelinha, misture bem o alho, o sal, a páprica, as raspas e o suco do limão, a pimenta calabresa e o azeite e despeje sobre o frango. Leve à geladeira e deixe marinar por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Asse o frango por 35-40 minutos ou até que esteja bem assadinho por dentro – assei o meu por 1 hora e meia para ficar soltando dos ossos e com uma casquinha bem dourada.

* o franguinho ficou picante e eu adorei, mas o marido achou ardido demais. Por isso, tome cuidado na hora de adicionar a pimenta... :D

Rend.: 4-6 porções

Lemon and chilli marinated chicken / Frango marinado com limão siciliano e pimenta calabresa

22 comentários:

Mari disse...

Pat querida, você acabou de enviar a receita do nosso almoço de amanhã... hoje a noite já colocarei o franguinho para descongelar!! Aproveitando que tenho em casa pimenta calabresa e limão siciliano (nunca mais faltou na minha casa, e a responsabilidade é todinha sua.. rs), e que adoro as comidinhas picantes... de amanhã não passa mesmo!
E essas batatinhas coradas ao lado? Ai que tentação! Tudo de maravilhoso...
Super beijo

Mari

Tina Lopes disse...

Pati!Perfeito pro domingo com mãe, sogra e crias (adultos e cças) que me aguarda. Obrigada, querida. (qto ao post anterior, eu tbm não acho o Lenine charmoso não - só parecido com o Dracula).

Bjk!

Letrícia disse...

Suas fotos estão um desbunde. E acho que, como você, eu não ia achar nada mal comer um franguinho mais picante, mas ia enfrentar protestos ferozes do hômi.

Beijos e bom final de semana!

Susana Gomes disse...

Com esse ar tostadinho, que frango delicioso!!
:)

Anônimo disse...

Ai que delícia... E essas batatinhas, hein? Frango assado sempre lembra mãe, né? Acho que vou assar um franguinho pra lembrar da minha também. Um beijo

ameixa seca disse...

Que belo dourado :) Deve ficar super bom. Para mim também teria que ser menos ardido!

Luana disse...

Adorei a receita!
Acompanho sempre seu blog, mas sinto falta de receitas salgadas como essa.. muito bom!
bjos

Valeria disse...

Patricia,Que franguinho divinal!!!HUmmm...parece que sinto o aroma dele por aqui!!
Eu adoro limão siciliano!!combinam com tudo !!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Clarissa disse...

Que frango lindo. Limão siciliano então, nem se fala...

Cacá disse...

Ficou lindo e douradinho!
Ontem comprei sobrecoxas de frango para fazer assadas tb. É uma receita que invariavelmente me remete à minha infância, minha mãe preparando o almoço...
Delícia!
Beijo, Pat.

Rico disse...

Olha-me só esta delicia super ... ;) xx Rico-Receitas

Eduardo Luz disse...

Ficou com uma cara muito boa. E por incrível que pareça, sou fissurado por ossos torrados de frango.
Estes devem estar prontos pro "abate" !! rsrs
Em tempo, belíssimasd fotos!
Abs.

Caio Damian disse...

Tentador...

Anônimo disse...

Olá Patrícia,
aoro este tipo de receitas de frango. Faço muitas vezes. Uma delícia.
Bjs.
Susana

moranguita disse...

mas que bom eu adoro franguinho assado e tao bom:-) e asim deve ser uma delicia. diz-me essa pimenta e facild e encontrar? nunca vi.
beijinhos e boa semana

Patricia Scarpin disse...

Mari, esse aqui é bem prático, espero que goste, querida!
Um beijo!

Tina, cuidado com a pimenta. :D
Beijo!

Lê, obrigada, querida! Lá em casa os gostos são bem diferentes... :D
Beijo!

Gasparzinha, obrigada!

The Cookie Shop, franguinho assado é sempre uma delícia, né? :D
Beijo!

Ameixa, menos pimenta pra ti, então. :D

Luana, obrigada pela visita, espero que volte mais vezes!
Vou tentar manter uma receita salgada por semana, tá?
Também sinto falta delas.
Beijo!

Valeria, limão siciliano é bom demais. :D

Clarissa, limão é a minha perdição!

Cacá, também tenho essas recordações, são tão boas!
Beijo grande!

Ricardo, obrigada pela visita!

Edu, pois você e a minha mãe iriam brigar por esses aqui. :D
Um abraço!

Caio, obrigada!

Susana, obrigada pela visita!

Moranguita, é fácil de achar, sim.

Blog da Chris disse...

Olá Patrícia:

Adorei a receita. Também sinto falta de mais receitas salgadas aqui no blog. Sabe que já estraguei uma carne seca em razão da pimenta calabresa. Depois soube que um dos segredos para evitar o ardido exagerado é retirar as sementes, separar com um garfo e dispensar. Fica ardido, mas nem tanto.

Beijos

Patricia Scarpin disse...

Christien, a sua dica é ótima, obrigada por compartilhar comigo!
E pode ficar tranqüila porque não vou mais ficar tanto sem postar receitas salgadas, também sinto falta delas.
Um beijo e volte mais vezes!

Savio disse...

Fiz a receita certinha, acei por uma hora e meia, ficou excelente nota 10 todo mundo adorou

Patricia Scarpin disse...

Oi, Savio! Adorei saber que a receita deu certo, obrigada por vir me contar!

Anônimo disse...

queria saber se vc assa coberto com papel aluminio; se sim, nessa uma hora e meia, qdo vc o retira?
adoro suas receitas, principalmente as com limao siciliano. obrigada, Beatriz.

Patricia Scarpin disse...

Beatriz, não uso papel alumínio.