sexta-feira, maio 22, 2009

Tagliatelle de verão, no meio do outono

English version

Summertime tagliatelle / Tagliatelle de verão

Meu pai às vezes me conta histórias engraçadas/bacanas sobre a minha mãe e eu especialmente adoro aquelas que se referem aos desejos esquisitíssimos que ela teve na gravidez, como no dia em que resolveu cozinhar e comer um galo – não, gente, não estou brincando. :D

Ela sentia uma vontade desesperada de tomar sorvete no meio do inverno e se enfiava debaixo de 2-3 cobertores para saboreá-lo.

Todo mundo que me conhece e que conheceu minha mãe diz que nós somos extremamente parecidas, tanto fisicamente quanto no jeito de ser. Eles devem ter razão, porque eu senti uma vontade danada de comer macarrão de verão num dia super frio. :)

Summertime tagliatelle / Tagliatelle de verão

Tagliatelle de verão
ligeiramente adaptado do Cook with Jamie

- xícara medidora de 240ml

115g (4oz) de pignoli
suco e raspas da casca de 2 limões sicilianos
um maço de salsinha, apenas as folhas (retire os talinhos)
¾ xícara (180ml) de azeite de oliva extra virgem
1 ½ xícaras (150g) de parmesão ralado na hora, e mais um pouquinho extra em lascas para servir
½ xícara (50g) de queijo pecorino ralado na hora
sal e pimenta do reino moída na hora
500g de tagliarini ou tagliatelle

Amasse metade do pignoli até obter uma pasta e coloque numa tigela refratária. Junte o pignoli restante (inteiros), o suco e as raspas de limão e o azeite. Misture e adicione o parmesão e o pecorino. Tempere com sal e pimenta.

Leve uma panela grande ao fogo com bastante água e coloque a tigela com o molho sobre a panela para que este fique aquecido. Quando a água ferver, retire a tigela, salgue a água e cozinhe o macarrão até que esteja al dente. Escorra, reservando um pouquinho da água do cozimento para adicionar ao molho.
Junte a massa ao molho e um pouquinho da água reservada e misture – o calor do macarrão vai derreter o queijo e ajudar o molho a envolvê-lo. Se achar o molho muito espesso, adicione um tantinho de água do cozimento – este molho não é grosso e sim mais delicado, parecido com molhos para salada (“dressing”).

Sirva imediatamente com um pouquinho de parmesão em lascas no topo e um punhado de folhas de salsinha.

Rend.: 4 porções

Summertime tagliatelle / Tagliatelle de verão

12 comentários:

Fafah disse...

e vc tá gravida tambem? estou curiosa! como aqui é verão o ano todo posso come-lo tranquila então!
bj

Mari disse...

Pat, mas vendo tuas fotos, até eu que ainda não estou grávida (digo ainda, pq eu e o Marcelo estamos tentando encomendar um baby) fiquei com desejos irresistíveis por esse macarrãzinho! Acho q a única coisa q nao tenho em casa é o pecorino, mas o restante eu tenho... deu uma vontade imensa de fazer essa delícia!
Bjo enorme

Mari

Fátima disse...

huuuum,que delícia, só a foto fala por si só.

lucas marin disse...

conheci seu blog hoje e estou impressionado com a qualidade das receitas.
não há uma fotografia se quer que não me deixe com agua na boca.
parabéns, isso tudo é excelente e já esta nos favoritos, ganhou um frequentador diario...

ameixa seca disse...

Aiii o queijo, adoro queijo e em massas fica ainda melhor :)

Cacá disse...

Adorei a história do post.
A receita é ótima tb! :)
Fiz Tagliatelli ao Molho de Gorgonzola e Nozes essa semana. Adoro!
Beijocas.

Claudia Lima disse...

Um macarrão gostoso é bem vindo a qq hora. Eu adoro!
Bjs :)

argas disse...

Que delícia! Bem ao meu gosto! bjinho

cucchiaiopieno.com.br disse...

Isto que chamo de receita italiana! Esta ira' entrar para "i nostri piatti per il pranzo". Um abraço.
Léia

Sarah disse...

Patrícia, fiz uma receitinha do seu blog e postei no meu! Depois vai lá dar uma olhadinha e diz o que achou?
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Fafah, não estou não! :)
Que bom que gostou, um beijo!

Mari, o pecorino dá um sabor bem característico, mas acho que dá pra fazer tudo com parmesão - só vai ficar um pouquinho diferente. :)
Beijo!

Fátima, obrigada!

Lucas, tudo bem? Muito obrigada pela visita, espero que volte mais vezes!
Um abraço!

Ameixa, também sou queijólatra. :)

Cacá, hum! Que gostoso!
Beijos!

Claudia, lá em casa também somos viciados em macarrão. :)
Um beijo!

Argas, que bom, obrigada!

Léia, espero que todos gostem, querida!
Um beijo!

Sarinha, adorei saber que gostou do franguinho!
Beijoca!

Fabi disse...

Pat, uma massinha vai bem em todas as estações!! E esta é divina para qualquer ocasião, desde um almocinho simples a um jantar requintado!