quarta-feira, maio 13, 2009

Bolo de banana e caramelo

English version

Banana caramel cake / Bolo de banana e caramelo

Apesar dos muitos – e quase diários – lançamentos, alguns filmes são tão bons que se estiverem passando na TV me sinto quase obrigada a vê-los novamente: assim, assisti a “Louca Obsessão” pela 4ª vez semana passada (aliás, a Lola escreveu um texto super bacana sobre o filme). :D

Porém, não posso dizer que o mesmo acontece na minha cozinha: com centenas de coisas novas para experimentar – uma lista que cresce diariamente – não gosto de repetir receitas... Tenho certeza de que alguns de vocês concordam comigo. Mas não me importo de testar variações de algo já preparado e que tenha sido um sucesso com minha família e meus amigos.

Vocês se lembram do meu bolo de maçã com casquinha de caramelo? Ficou delicioso e outras pessoas também o fizeram, com bons resultados. Então por que não experimentar algo parecido, mas com banana?

Esta receita maravilhosa vem do blog da doce Ivonne. Tudo o que ela prepara é ótimo e este bolo não é exceção.

Banana caramel cake / Bolo de banana e caramelo

Bolo de banana e caramelo

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 ovos grandes
1 ¼ xícaras (300ml) de óleo vegetal de sabor suave
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar
1 colher (sopa) de baunilha
¾ xícara (75g) de nozes picadas grosseiramente
85g (3oz) de chocolate amargo em pedaços pequenos (do tamanho das gotinhas usadas em cookies)
3 bananas maduras em cubinhos

Caramelo:
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de leite integral
4 colheres (sopa) (56g) de manteiga sem sal picada

Unte bem com manteiga uma forma com buraco no meio com capacidade para 12 xícaras de massa* e polvilhe com farinha; pré-aqueça o forno a 180ºC.

Polvilhe juntos a farinha, a canela, a noz-moscada, o cravo moído, o sal e o bicarbonato de sódio.
Na tigela grande da batedeira, bata os ovos, o óleo e o açúcar com o batedor em formato de pá, em velocidade média, por 2-3 minutos. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone para assegurar que o açúcar seja bem incorporado. Junte a baunilha e bata por mais 30 segundos.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes peneirados aos poucos e bata para incorporá-los à massa; raspe novamente as laterais da tigela com a espátula.
Acrescente as nozes, o chocolate e as bananas e misture gentilmente com a espátula – não bata em excesso.
Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por aproximadamente de 50 minutos – faça o teste do palito. No forno da Ivonne o bolo assou em 55 minutos; no meu, em 1 hora.

Cerca de 5-10 minutos antes de o bolo terminar de assar, prepare o caramelo: combine todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo até ferver, mexendo algumas vezes para que não queimem. Deixe ferver por uns 5 minutos e então remova do fogo.
Ao retirar o bolo do forno, faça furinhos nele usando um palito de dente e imediatamente regue-o com o caramelo, aos poucos, para que toda a cobertura seja absorvida pelo bolo. Se “poças” de caramelo se formarem na superfície do bolo, perfure-o mais vezes.
Deixe o bolo esfriar completamente sobre uma gradinha antes de desenformar – caso contrário, pode grudar.

* fiz meia receita e usei uma forma de buraco no meio de 19cm de diâmetro (com capacidade para 6 xícaras)

Rend.: 10-12 porções

Banana caramel cake / Bolo de banana e caramelo

25 comentários:

Letrícia disse...

Gente, o que é essa casquinha quebradiça de caramelo??? Vou sonhar com ela...

Beijos!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Nao canso em comer bolo de banana e esta' receita é a mais perfeita que ja' vi. Parabéns! Um abraço. Léia

ameixa seca disse...

Concordo contigo, também gosto de experimentar receitas novas :) Este bolo ficou com um aspecto super bom!

Flavinha Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Téia disse...

OI PAT, meudeusdocéu!!!! Este bolo está maravilhoso, os pedações aparecendo na primeira foto e esta casquinha linda, ai, ai, ai. Adorei as florezinhas também, lindas. Ah, eu adoro receitas novas, porque amo surpreender, mas todas temos receitas do coração e preferências que acabam se repetindo, ou novas versões com pequenas alterações. Como esta maravilha que você apresenta aqui. Bj grande.

Luciana Macêdo disse...

Ainda nem fiz o de maçã e já chegou o de banana, é muito bolo para uma cozinha só. Assim como você gosto de fazer receitas novas.
Bjs!

Unknown disse...

Sou fã deste blog, das tuas receitas, de tudo!

Este bolo deve ser divinal... andava com ideias de experimentar o de maçã, agora fiquei na dúvida de qual fazer primeiro lol

Bjinhos

Mari disse...

Pat minha flor, daqui a pouco, meu blog vai virar uma réplica (muito inferior, obvio) do teu... estou com umas bananas madurésimas na fruteira e não sabia ao certo o que fazer com elas.... preciso dizer q já sei? rsssss...
Que bolo lindo... que fotos fantástica... ai, estou babando demais da conta!!!

Karina disse...

Oi Pat, você sempre me deixa com água na boca... será que posso substituir o bicarbonato por alguma outra coisa? ehehe

Eli disse...

Pat, essa casquinha é realmente um pecado!! Eu fiquei completamente encantada com esse bolo.

www.saboresdalica.blogspot.com

Vanessa Cassarotti disse...

Ficou lindo!!! A receita postada já está para 6 xícaras de massa ou está inteira para 12 xícaras???
bj

Lola Aronovich disse...

Que lindas fotos, Patricia! Até dá vontade de se arriscar a fazer alguma receita. Claro, não de bolo de banana (eu só como sobremesas de chocolate). Mas devo admitir que essa foto quase me deu vontade de tentar. Quase! Até parece bolo de chocolate, né?

Carla disse...

Oi Patricia, td bem?
Esse bolo realmente parece irresistível...a foto dele inteiro está super tentadora!!!
Abraço,
Carla - Jlle/SC

Patricia Scarpin disse...

Lê, o difícil é não comer o caramelo antes de despejá-lo sobre o bolo. ;)
Beijoca!

Léia, esse aqui dá uma incrementada na banana!
Beijo!

Ameixa, tem tanta coisa boa por aí, né?
Obrigada!

Téia, eu também repito várias, mas a minha vontade é de fazer sempre novidades.
Um beijo!

Luciana, eu pessoalmente gostei mais do de maçã.
Beijo!

Psychic, muito obrigada! Que bom que gosta daqui, espero que volte mais vezes!
Beijos!

Mari, inferior nada, boba! Espero que goste do bolo, um beijo!

Maria, acho que não... Mas por que substituí-lo?

Eli, querida, obrigada!

Vanessa, obrigada pela visita! A receita postada é a inteira, ok?

Lola, obrigada por visitar o blog! É verdade mesmo que vc só gosta de sobremesa de chocolate? Eu prefiro as cítricas, mas te entendo. :D
Esse bolo tem chocolate picadinho, talvez vc goste!

Oi, Carla! Quanto tempo, querida, tudo bem, sim, e vc?
Muito obrigada!
Um beijo!

Fafah disse...

Oi Patricia!
fiz o de maça vaaaarias vezes, todo mundo adorou muuuuuito e agora fiquei de boca aberta com esse aí! vou fazer hoje mesmo e parabens pra vc pois todas as suas receitas ficam deliciosas. Tudo bem explicadinho e fácil de fazer.

Eveline disse...

Nossa eu adoro fazer bolo, e esse ficou maravilhoso, já anotei a receita, será o próximo, obrigado
Beijos

risonha disse...

Bem.......... esse bolo está fantástico!
Se a outra receita era boa, esta não lhe fica atrás.

moranguita disse...

ai esta cobertiura da cabo de mim. estou ja a babr-me toda.
beijinhos

Akemi disse...

Patricia, amiga, saudades de visitar esse cantinho repleto de delicias e fotos de babar! Estou aqui imaginando esse bolo perfumando a casa enquanto assa... hummm! Tbm tenho essa ansiedade de testar receitas novas e desde que iniciei o blog da para contar nos dedos quantas vezes repeti alguma! Mas as vezes receitas campeas merecem bis, tris... bjss

Letrícia disse...

Oi, Pat! Eu de novo. Só para contar que estou tirando do forno a última leva de cookies com praliné de castanha de caju. São tão bons que chegam a me dar raiva - sem perceber, já comi um monte. Obrigada por mais uma receita incrível :-)

Beijos!

Glau disse...

Pat, vim aqui pra dizer que estou salivando por este bolo.. minha batedeira quebrou e preciso logo comprar uma nova!
aproveitando o que a Le escreveu logo acima, eu tive o prazer de comer alguns cookies com praliné de castanha feitos por ela.. e realmente eles são irresistíveis!

bjo, Glau

Bruna Ribeiro disse...

Fiz o seu bolo. Claro que não ficou lindíssimo assim, porque ainda estou me acertando com aquela assadeira e meu forno, mas ficou delicioso! Um sabor especial e diferente dos outros bolos de banana que experimentei e olha que já comi algum bolo de banana na vida, hein!? hehehe

Patricia Scarpin disse...

Oi, Bruna!
Adorei saber! Obrigada por vir me contar - esse bolo tem feito sucesso e fico feliz sabendo que você também gostou dele!

grazi disse...

irresistível!!!!!

Unknown disse...

Gente..tuas fotos são maravilhosa.
Entro só para ver as fotos.
Parabens