segunda-feira, maio 25, 2009

Pudinzinhos de pêra

English version

Baked pear custards / Pudinzinhos de pêra

Vou lhes contar um segredo: sou uma pessoinha bem preguiçosa. Dependendo do “assunto”, ninguém ganha de mim no quesito preguiça.

Eu e o João planejávamos ir ao cinema no último sábado; eu já escolhera o filme, a sessão... Mas a idéia de entrar num shopping lotado me fez desistir do plano. Olhei pro marido e ele leu os meus pensamentos: “Ok, ok, vamos ficar em casa”. :D

Mas não há preguiça aqui quando o assunto é cozinhar: fiz almoço para nós dois, assei uns cookies e terminei com estes pudinzinhos, que acabaram se tornando a minha receita preferida do dia.

Baked pear custards / Pudinzinhos de pêra

Pudinzinhos de pêra
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
2 ovos
1 gema
1/3 xícara (67g) de açúcar refinado – usei açúcar aromatizado com baunilha
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pêra do tipo Corella, em fatias bem fininhas – usei Williams
noz-moscada moída na hora, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Leve o creme de leite ao fogo médio só até ferver. Junte os ovos, a gema, o açúcar e a baunilha numa tigela e misture bem com um fuê. Vá acrescentando o creme de leite quente aos poucos, mexendo sempre, para incorporar os ingredientes e evitar que os ovos cozinhem e fiquem em pedacinhos.
Despeje a mistura em quatro potinhos refratários com capacidade para 1 ½ xícara (360ml) e cubra com as fatias de pêra. Transfira-os para uma assadeira e leve ao forno por 20-25 minutos ou até firmarem – a textura deste creme é bem sedosa.
Polvilhe com a noz-moscada e sirva – a revista não menciona se esta sobremesa deve ser servida quente ou fria; experimentei morna e fria (depois de uma noite na geladeira) e achei ótima de ambas as formas.

Rend.: 4 porções

Baked pear custards / Pudinzinhos de pêra

27 comentários:

Sarah disse...

Paty, também tenho minhas preguicites agudas! Sair do conforto de casa e enfrentar shoping lotado em pleno sabado....nem nem...
Melhor seria ter um pudinzinho desses hein...deve estar uma delicia! Não vemos mtas receitas com pera! Bjos

Claudia Lima disse...

Gostei muito desta sugestão. Parece super delicado e com pouco açúcar.
Tb me nego a ir em shoppings, a menos que eu seja obrigada para comprar algo que necessite muito.
Bjs :)

Helena disse...

Que lindos!Quem compõe com tanto carinho uma foto,não pode ser preguiçosa.
Bj

Téia disse...

Pati querida, eu sou igualzinha, não gosto de lugar cheio, muito menos shooping, preguiçosa que só, mas quando fala em cozinhar, fazer festa, me animo logo. Seu pudim está maravilhoso, suas receitas são de uma delicadeza ímpar. E as fotos fantásticas, não me canso de ver e de elogiar. Ah, comemos seus biscoitos com praliné de castanhas que a Lê do no calor do fogão fez, que delícia. E fiz há algum tempo seu fudgê rapidíssimo, não durou nem 2 horas. Resumindo, está fazendo sucesso por aqui, hehehe...Bj grande.

ameixa seca disse...

Eu confesso que, às vezes, também sou preguiçosa na cozinha :)
Mas não sou preguiçosa para comer he he Estes pudins marchavam com muito gosto ;) Acho que com cardamomo também combinaria bem.

Vivian disse...

pelo visto deve ser delicioso. Eu sou preguiçosa até pra cozinhar, só faço receitas fáceis rs

boa semana


bjks

Clau disse...

Blog encantador, pudim + pêra uma bela combinação e fotos perfeitas... com certeza voltarei...

Um beijo

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que mimo estas fotos, que carinho a preparaçao, é por isso que da' gosto te visitar.
Um abraço
Léia

Mirella disse...

Nossa, quanto capricho !!
E deviam estar uma delicia mesmo.

disse...

sugestão fantástica e uma apresentação perfeita! parabéns pelo blogue.

Andrea Dohashi disse...

Pat, acho que você não é a única preguiçosa por aqui, eu também não gosto de lugares lotados onde você tem que se espremer para passar pelos corredores, muitas vezes prefiro ficar em casa vendo um bom filme no sossego do lar, rs.
Agora, ficar em casa e saboreando essa delícia é melhor ainda, ahhh... fiz os quadradinhos de maracujá, mas acredita que não deu tempo de fotografar e colocar no blog? isso indica que preciso repetir a dose :)
Beijos

Mari disse...

Pat querida, sabe que nesse ponto sou exatamente igual a você? Tenho a maior preguiça de sair de casa, ir para lugares cheios, essas coisas... mas em se tratando de cozinhar (ou fazer compras para isso), a preguiça simplesmente some, como mágica!!
Esses pudinzinhos estão simplesmente fantásticos... devem ter ficado maravilhosos, as fotos estão dignas de revista de gastronomia de alto renome (ops... falou a vitrolinha quebrada.. rs)
Super beijo

Mari

Fátima disse...

Ainda bem que você não tem preguiça de cozinhar, também com essas maravilhas que você faz, não poderia ter mesmo!

Sarah disse...

Paty, tem receitinha sua no meu blog...de novo! Fã é fã!
Bjos

Sarah disse...

Paty, tem receitinha sua no meu blog...de novo! Fã é fã!
Bjos

moranguita disse...

mas que maravilha este pudim de peras. o maximio. bela troca que fez sem duvida.
beijinhos

Karla Maria disse...

Patrícia,
toda vez que venho aqui fico encantada com tanta delícia e carinho explícitos em cada post.
Você é muito talentosa. Todas as receitas que fiz por aqui deram super certo e foi o maior sucesso.
Bjs de fã

Cacá disse...

Pat, às vezes eu tb sou uma pessoa super preguiçosa. :)
E que delícia de receita! Adoreiii!
(estou ficando repetitiva, sorry, mas a verdade é que é uma delícia atrás de outra que vc nos apresenta aqui).

Beijocas.

Patricia Scarpin disse...

Sarinha, você tem razão - normalmente a maçã rouba a cena, né? :)
Beijoca!

Claudia, eu só vou a shopping quando realmente preciso. :)
Beijo!

Canela, obrigada! Que comentário carinhoso!
Beijo!

Téia, adorei saber que gostou daqueles cookies!
E também sempre me animo quando o assunto é comida. :)
Um beijo e obrigada pelas palavras tão doces!

Ameixa, acho que você tem razão, adoro cardamomo!

Vivian, eu gosto de fazer as mais complicadas, também. :)
Beijo!

Tatá, obrigada pela visita! Espero que volte mais vezes, sim!
Um beijo!

Léia, obrigada, querida!
Beijos!

Mirella, obrigada pela visita!

Jú, muito obrigada! Que bom saber que gostou!

Andrea, também adoro ver filmes no meu sofá, viu? :D
Ah, que bom que gostou dos quadradinhos, querida!
Beijoca!

Mari, pra comida a gente fica animada mesmo, né, amiga? :)
Beijo grande!

Fátima, muito obrigada!

Sarinha, fui lá ver!

Moranguita, obrigada!

Karla Maria, obrigada por vir me contar e pelo carinho!
Um beijo grande!

Cacá, repetitiva, nada, querida!
:)
Beijão!

manjericota disse...

Oie,

Aqui estamos com peras lindas na feira!!! Vai cair como uma luva para esta receita...Deve ficar uma delicia..Este açucar aromatizado com baunilha vc comprou pronto ou preparou???

Bjs,
Dani

Patricia Scarpin disse...

Oi, Dani!
Depois de usar as favas de baunilha nas receitas, deixo secar e coloco num vidro de açúcar refinado.

Paladares da Isa disse...

Adore estes pudins e o toque final das peras e forma de flor, o máximo :)
Bjos

Charles Dias disse...

Adorei a receita ... parece muito saborosa. O que pega para mim é o maldito creme de leite fresco ... apesar de morar no Sul de Minas Gerais, esse ingrediente é desconhecido por aqui! Será que dá para substituir por creme de leite pasteurizado?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Charles!
O que a gente chama de creme de leite é creme de leite pasteurizado mesmo, aquelas garrafinhas que ficam na geladeira do supermercado. :)
Espero que goste da receita!

Charles Dias disse...

Então, Patricia, é esse danado que não encontro onde moro nem por encomenda. Interiorrrrrr é foda! Será que não rola usar creme de leite de caixinha mesmo que é mais líquido, talvez misturado com um pouco de leite para ficar menos espesso?

Patricia Scarpin disse...

Charles, morri de rir contigo - eu não sei se funcionaria, você teria de testar mesmo...

Charles Dias disse...

Vou testar e te conto como foi o resultado.

Mas vida de cozinheiro amador que mora no interior é assim mesmo, tendo que driblar a falta de bons ingredientes e equipamentos.

Chocolate com mais de 50% de cacau ... só em São Paulo.

Forma para cupcakes ... só em São Paulo.

Flor de sal ... só em São Paulo.

O bom é que por aqui há coisas como ovos caipira, leite da roça, fubá da roça ... hehehehe.