quarta-feira, maio 06, 2009

Bolinhos cítricos

English version

Mini citrus syrup sponges

Estes danadinhos me deram tanto trabalho para desenformá-los que a canção “Here I go impossible again” do Erasure (amo!) não me saía da cabeça. :D

A ginástica me fez imaginar o porquê de a foto no livro a Sra. Lawson mostrar os bolinhos ainda dentro da forma... Mas valeu a pena: eles ficaram deliciosos e com uma textura fantástica – a calda é bem absorvida, realçando o sabor cítrico. Hum!

Usei limão siciliano e Taiti, mas se quiser fazer a receita original use apenas o verdinho.

Mini citrus syrup sponges

Bolinhos cítricos
do How to Be a Domestic Goddess

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar
2 ovos grandes
raspas da casca de 1 limão
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 160g - de farinha de trigo com fermento
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de leite

Calda:
2 colheres (sopa) de suco de limão + as raspinhas da casca para decoração
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano + as raspinhas da casca para decoração
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte generosamente com manteiga 8 forminhas de bolo inglês com capacidade para 1 xícara de massa cada.

Bata a manteiga e o açúcar juntos na batedeira até obter um creme claro. Junte os ovos e as raspas de limão/limão siciliano e bata bem. Adicione a farinha e o sal, misturando delicadamente com uma espátula de silicone/borracha, e finalize com o leite. Transfira a massa às colheradas para as forminhas preparadas. Asse por cerca de 25 minutos (faça o teste do palito).

Enquanto os bolinhos e esfriam, prepare a calda: misture os sucos de limão/limão siciliano e o açúcar de confeiteiro numa panelinha e aqueça somente até dissolver o açúcar.

Assim que os bolinhos estiverem assados, retire-os do forno e fure toda a superfície deles com um palito de dente. Despeje a calda sobre os bolinhos de maneira homogênea e tente fazer com que o centro deles absorva tanta calda quanto as beiradas.
Não tente retirar os bolinhos da forma até que eles tenham esfriado ligeiramente e a calda tenha sido absorvida, mas lembre-se de que se esfriarem completamente podem grudar na assadeira.
Por isso, depois de uma ou duas horas, inverta-os sobre uma gradinha e decore-os com as raspas das cascas dos limões antes de servir.

Rend.: 8 unidades – fiz meia receita, usei uma forma para muffins com capacidade para 1/3 xícara (80ml) de massa cada e consegui 5 bolinhos

26 comentários:

Patricia disse...

Ola Patricia,

Esses bolinhos tem uma cara de cafè da manha em um dia de primavera... Sao lindos!
Eu so tenho limao siciliano... limao brasileiro custa o olho da cara por aqui! :-D

Um abraço

Pati

Delírios Gourmet disse...

Olá Patrícia! Realmente eles ficaram com uma cara ótima! Deve mesmo ter ficado delicioso! Parabéns! Bjs...

Cacá disse...

Hummm, vir aqui na hora da fome da tarde é um crime!
Agora preciso desses bolinhos pra devorar já.
Beijocas.

Silvinha disse...

Pat, esses bolinhos são a sua cara! Adorei :)

Beijo!

p* disse...

Hum......
Queria emagrecer um bocadinho mas neste blog, até as photos engordam! :D Delicioso aspecto e lá vou eu fazer bolinhos hum...!!!
Bjinhos *

Letrícia disse...

Que fofuras! Será que sem a calda eles também ficam bons? Não sou muito fã de caldas, tenho a impressão de que deixam o bolo doce demais :-/

Beijos!

Susana Gomes disse...

Por isso tudo fica perfeito nas fotos dos livros - eles antecipam o estrago... :)
Pois estes aqui estão fantásticos- como sempre, uma delicadez tentadora.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Esta receita vai pro meu caderninho, porque bolos citricos sao os preferidos do meu marido, adorei! Um abraço. Léia

Gina disse...

Patrícia, quanto menores os bolinhos, mais difíceis de desenformar..., mas ficam tão bonitinhos! Os cítrico me atraem, adoro todos.
Gostei do seu bolo de coco "maquiado" também.
Bjs.

Evey Hammond disse...

Nossa, simplesmente amei o seu blog !!!! Vou colocar nos meus favoritos !
Bjs

BETO disse...

POde ter ficado difícil para desenformar os muffins, mas você conseguiu e eles ficaram maravilhosos. Abraços.

ameixa seca disse...

Com forminhas de silicone deve ficar mais fácil :)
O aspecto é uma delícia!

Karina disse...

Podem ter dado trabalho, mas valeu a pena, pois ficaram lindos. Bjos

Mari disse...

Pat querida, faço coro com a galera: pode ter dado trabalho para desenformar esses bolinhos, mas ahhh, que lindos ficaram!!!
Assim como vc, eu tbm adoro cítricos, e já estou doidinha para experimentar essas belezinhas aqui.
As fotinhos, como sempre, um esplendor.. já falei no passado, e volto a repetir (operação vitrola quebrada, kkkk): vc seria (ou será) uma food stylist de renome mundial, menina..
Bjo enorme,

Mari

Anônimo disse...

Pat, passar por aqui é um colírio aos olhos!
Menina, que lindos e apetitosos ficaram!!!
Vou anotar já, já!
Beijos!

Andrea Dohashi disse...

Pat que gracinha ficaram!
E garanto que não se percebe que você fez malabarismo algum, sairam perfeitos.
Não sei porque, mas as vezes me dá uma vontade de ser sua vizinha, rs.
Beijos

Filipa disse...

Que lindinhos estes bolos. Parecem tão frescos e saborosos. Beijinhos

Vivian disse...

vc curte Erasure? entao deve ser da minha idade, tbem adoro !!!

Esses bolinhos devem ser feitos nas forminhas de papel, dessa forma nao dao trabalho

bjks

Patricia Scarpin disse...

Grazy, muito obrigada!
Um beijo!

Cacá, morri de rir contigo. :D
xx

Si, querida, que bom que gostou!
Beijão!

Paula, hahaha, nem me fale em engordar. :D
Beijo!

Lê, a calda aqui não fica enjoativa porque o suco dos limões corta bem o doce. Pode confiar. ;)
Beijão!

Gasparzinha, e não é? E a gente fica frustrada. :S
Obrigada pelo comentário!

Léia, faz pra ele! :D
Beijo!

Gina, tem umas receitas que saem bem facilmente das forminhas de muffin, depende mesmo da textura dos bolinhos. Esses aqui são tão delicados!
Beijo e obrigada!

Evey, obrigada pela visita! Espero que volte mais vezes!

Beto, muito obrigada!
Um abraço!

Ameixa, acho que tem razão!

Maria, e o gostinho tava bom... ;D
Beijo!

Mari, você é um doce, me deixa até sem jeito!
xoxo

Verena, obrigada, querida1
Um beijo!

Andrea, eu adoraria ser sua vizinha. ;)
Beijão!

Filipa, obrigada!

Vivian, adoro Erasure e comecei a ouvir a dupla quanto tinha 9-10 anos. :D
Quanto a usar forminhas de papel, acho que não seria muito bom pois junto com a calda viraria uma meleca danada... :S

disse...

Lindos lindos lindos....
eu adoro o seu blogue! adoro mesmo!!!

moranguita disse...

que bonitas que estao. e esse precalço nem se nota sde o sabor compesa eu tambem arrisco em fazer.
beijinhos ebom fim de semana

Babi Lopes disse...

Olá. Sigo seu blog pelo reader e resolvi tentar fazer este bolinho em formato cupcake para dar de presente no natal. Mas não entendi a parte da farinha de trigo com fermento, é um tipo específico de farinha? Ou são as medidas de cada ingrediente?
Obrigada desde já. Se der tudo certo volto para contar! =]

Patricia Scarpin disse...

Babi, existe um tipo de farinha que já vem com fermento, é desse tipo que eu falo na receita, ok?
Boa sorte!

Bárbara Lopes disse...

eu estava louca pra testar logo a receita e não deu para esperar a resposta... rs
acabei pegando a primeira medida para farinha de trigo e a segunda para o fermento, apesar que achei que seria muito fermento. mas deu certo no final. a massa eu achei bem gostosa, só não senti muito o sabor do limão. pensei em tentar colocar um pouco do suco do limão na massa, será que dá certo? vou fazer esta receita para dar de presente! =]
obrigada pela resposta.

O Cervejólogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tati Pavan disse...

Parabéns! Seu blog é ótimo!