sexta-feira, janeiro 09, 2009

Mozzarella in carrozza

English version

Mozzarella in carrozza

Sábado é meu dia preferido e algo que adoro fazer é ver a Nigella. Tem muita reprise e já assisti a vários episódios, mas tudo bem – é uma delícia vê-la cozinhar, mesmo que eu nem sempre morra de amores por alguns dos pratos que ela prepara. :)

Dá mesmo pra contar com a Nigella se a idéia for uma comidinha gostosa e rapidíssima. E foi isso que fiz, depois de ver um dos episódios de Natal – estava com fome, mas o sofá parecia chamar o meu nome... :D

Se esta receita não inspirar quem tem preguiça de cozinhar, desisto.

Mozzarella in carrozza

Mozzarella in carrozza
do Nigella Bites

- xícara medidora de 240ml

6 fatias de pão de forma macio (retire as cascas)
1 bola de mozarela fresca do tamanho de um punho, cortada em fatias de pouco mais de 0,5cm e então em tirinhas – usei mozarela de búfala temperada com um pouquinho de flor de sal e pimenta
½ xícara (120ml) de leite integral
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 ovo
sal e pimenta do reino moída na hora
½ xícara (120ml) de azeite de oliva comum, para fritar (não use extra-virgem) – usei bem menos

Monte sanduíches com o pão e a mozarela, deixando uma margenzinha sem recheio. Aperte-as bem com os dedos para selar o recheio dentro do pão (uma das vantagens de se usar o pão de forma macio é conseguir amassar bem uma fatia com a outra, fechando os lanches direitinho).
Coloque o leite numa tigela, a farinha em outra e o ovo numa terceira. Bata o ovo e acrescente o sal e a pimenta.
Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio. De maneira bem rápida, mergulhe os sanduíches, um a um, no leite, em seguida passe-os pela farinha. Por último, pelos ovos batidos – o segredo aqui é ser bem ligeirinho, caso contrário o pão vai ficar ensopado.
Frite cada sanduíche no azeite até dourar e ficar crocante nos dois lados. Corte ao meio e sirva.

* achei mais fácil usar pratos rasos

Rend.: 2 porções

20 comentários:

Axly disse...

Essa Nigella arrasa mesmo né!
Fiquei com água na bocaaaaaaaaaaa, imagino essa mussarela de búfala derretendo... que delícia!
Kisss^^

ameixa seca disse...

Não posso ver queijo derretido! Fico louca de vontade :)

Mari disse...

Pat, eu acho a Nigella bárbara! As comidas tão rápidas, práticas e deliciosas que ela prepara me fazem até esquecer do jeito estabanado e meio porcalhão dela.. rs... esse seu sanduíche ficou estupendo! Adoro queijo derretido, está lembrando um pouco uma french toast, só que recheada e em versão salgada.... hummmmmmmmmmmm, babei!
Bjo grande, querida!!

Rita disse...

Hum, eu adoro esse danduiche, aqui faco com achovas tambem p Andrew.

Valeria disse...

Patricia A mozzarella derretida assim como na sua foto pra mim é um Sonho.Aqui a mozzarella de boa qualidade é bem cara .
Humm que delícia!!
Bjs

desperate.viz disse...

Parabéns! é uma receita que devolve-me a infância em Milão!

o seu blogue é muito bonito e gostava de inserir o seu link nos meus aqui: http://cooking-it-staff.blogspot.com/ e se gostar do meu , também pode fazer o mesmo!

bom 2009 cheio de boa comida
viz

risonha disse...

juro que se eu tivesse mozarella em casa ia já a correr para a cozinha.
isso deve ser bom demais!

Cris disse...

Olá Patrícia!!! Estou de férias mas passei aqui para desejar um ótimo 2009 para você e sua família. Que seja um ano de muita paz e novas conquistas para vocês. Beijocas! Ah a Nigella... cada receita hein, ainda bem que você sempre atenta nos deixa informadas com estas deliciosas receitas.

disse...

Amei, vou tentar fazer hoje ainda!

Silvia Arruda disse...

Eu tb adoro a Nigella!! E amei essa receita!

Mari disse...

Nigella é vida!

Unknown disse...

Nossa. Demais estas receitas. quero fazer esta para uma pessoa muito especial. Ela vai adorar.

Patricia Scarpin disse...

Axly, ela é danada! Adoro! :D
Beijo!

Ameixa, eu também! :)

Mari, o João acha a Nigella meio relaxada (no sentido de fazer as coisas de qualquer jeito) mas gosta de algumas comidas dela mesmo assim. :D
Beijo!

Rita, a idéia é ótima.

Valeria, aqui também é cara. :(
Mas é um dinheiro bem gasto. :D

Viz, obrigada pela visita.

Risonha, é bom sim! :D

Cris, querida, lhe desejo o mesmo! Um beijo grande!

Dé, espero que goste!

Si, querida, obrigada!

Mari, concordo!

Alexandre, que bom que gostou, obrigada!

laila radice disse...

ah q loucura é a versao de rabanada salgada misturada com o queijo quente... delicia demais!!! bjs

Espiões da Gula disse...

Nossa, que receita MARAVILHOSA! Super fácil, ótima para uma reunião de amigos! Adorei a receita e o site! Beijos!

Jéssica - Espiã da Gula

Anônimo disse...

Sua foto está muuuito mais bonita e apetitosa que a da Nigella!!
Bjos

Anônimo disse...

Uhm...que delíca. Fiquei com vontade de comer.:)
Beijinhos
Susana.

Anna disse...

Que horas e onde passa o programa da Nigella.(tenho sky)

Barbara Vasconcelos disse...

Patricia você nem deve mais ver os comentários dessa receita! Acompanho seu blog há muito tempo, parei por uns anos (anos do vestibular) e agora que passei voltei a acompanhar e tô adorando! Fiz essa receita hoje pros meus pais e meu irmão! Todos adoraram! Muito boa!
Parabéns pelo sucesso do Blog!

Patricia Scarpin disse...

Barbara, não se preocupe, vejo o comentário sim! O blogger me envia um email sempre que um comentário é feito, seja em posts novos ou antigos.
Adorei saber que todos gostaram da mozzarella in carrozza, que bom! Obrigada por vir aqui me contar.
Beijo!