segunda-feira, janeiro 19, 2009

Sorvete de flocos

English version

Stracciatella ice cream

Depois de ver fotos do filme novo do David Fincher, fiquei maravilhada – mal podia esperar pela estréia aqui no Brasil. Mas agora que o dia chegou já não sinto tanta vontade assim de correr pro cinema... Acho que foi expectativa demais. Faço isso às vezes.

Mas nem todas as expectativas são ruins. Há uma que tem me trazido muito prazer – depois de meses sonhando com uma máquina de sorvete finalmente me rendi e comprei uma. Sofri uma influência enorme destas incríveis mocinhas, tenho de dizer. Agora poderei preparar suas receitas deliciosas de sorvetes e sorbets.

Uma outra grande inspiração para fãs de sorvete como eu é o David Lebovitz e comecei com uma receita dele, encontrada aqui. Já fiz este sorvete duas vezes – meu marido e meu irmão terminaram com a primeira leva tão rápido que não deu para tirar uma fotinha sequer. :D

Stracciatella ice cream

Sorvete de flocos

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (240ml) de leite integral
¾ xícara (150g) de açúcar
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco, uso dividido
1 fava de baunilha
6 gemas grandes
¾ colher (chá) de extrato de baunilha
140g de chocolate amargo, com menos de 60% de cacau, bem picadinho

Misture o leite, o açúcar e 1 xícara (240ml) do creme de leite numa panela de fundo grosso com capacidade para 1-2 litros. Com a ponta de uma faca, abra a fava de baunilha, raspe as sementinhas e adicione-as à panela. Junte a fava também e leve a mistura ao fogo, mexendo para dissolver o açúcar, até começar a ferver. Retire do fogo, tampe e reserve por 30 minutos.

Reaqueça a mistura, mexendo, até ficar bem quente. Numa tigela média, bata as gemas com um fuê e em seguida acrescente metade do creme quente, em fio, misturando com o fuê continuadamente. Despeje a mistura de ovos na panela e volte-a ao fogo médio-baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 76 a 79ºC e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver.

Coe a mistura numa peneira fina direto para uma tigela de metal. Junte o extrato de baunilha e a xícara de creme de leite fresco restante, misture, e coloque também a fava de baunilha. Leve à geladeira sem cobrir até esfriar, cubra em seguida e refrigere por no mínimo 6 horas. Retire a fava de baunilha e leve a mistura à sua sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.
Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo constantemente, e então o transfira para uma xícara medidora de vidro. Quando o sorvete terminar de gelar, despeje o chocolate em fio, diretamente para dentro da sorveteira e deixe a máquina funcionar por mais 30 segundos – o chocolate vai endurecer, formando os flocos. Transfira o sorvete para um pote hermético e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.

Rend.: cerca de 950ml

Stracciatella ice cream

32 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, esse sorvete está com uma cara ótima mesmo! Super cremoso! Sou fã incondicional de sorvete! Já anotei a receita e, mesmo não tendo a sorveteira em casa, vou tentar fazer com batedeira mesmo.

Rita disse...

Patricia, vai ver o filme sim, e lindo. Mas leva um lencinho (ou varios), se voce for igual a eu...

Mari disse...

Pat, eu também estou louca por uma sorveteira... como o Marcelo me deu a máquina de fazer pães no natal, já combinamos que ele me dá a sorveteira de aniversário (só em maio buaaaaaaaaaaaaa)... não sei se consigo esperar até la.... rs
Esse sorvete de flocos parece divino... assim como vc, sou fã incondicional de sorverte... imagine se não vou testar essa rececita assim q tiver a minha maquininha!
Super bjooo

Mari

Nani disse...

Nossa seu sorvet eficou ótimo, eu sou fã de sorvete, mas tenho que confessar, prefiro comer do que fazê-los, rs
Ah! Deixa eu te fazer uma pergunta sobre um post lá de baixo, os seus Snickerdoodles de laranja são bem amanteigados?
Quero fazê-los e quero fazer também os cookies de coco, sou apaixonada por chocolate branco.
Beijos

"Manjares da Manu" disse...

Nossa ficou lindo!!!E este sabor em particular é o meu preferido!!!
E eu amo sorvete!!!

Bjs...

ameixa seca disse...

Aqui faz muito frio mas um sorvete depois do jantar a ver uma boa sére na Tv é sempre bem vindo :)
Esse filme deve ser bastante bom. Ainda não vi também!

Leila disse...

oi Patricia, td bem?
amo sorvete de flocos e ja salvei para fazer no verao.
beijinhos

Anônimo disse...

Oi Patricia tudo bem?
Depois de tanto ver posts de sorvete também fiquei interessada numa sorveteira...qual marca vc comprou? Gostou?
bjs
Carla - Jlle/SC

Luciana Macêdo disse...

No freezer sempre tem o que??? Sorvete!!! Não falta nunca, meu filho e marido não ficam sem.Este caseitro deve ser muito bom.
Bjs!

Clumbsy Cookie disse...

Bem vinda ao clube dos "fazedores de sorvete" ou gelado, como dizemos aqui em Portugal!

Andrea Dohashi disse...

Com esse calorzão que anda fazendo por aqui, nada melhor que ele: o sorvete!
Adorei, e a textura parece ótima, seu irmão e marido que estão certos, não esperar as fotos, rs!
Beijos.

Axly disse...

Ai que delícia!
Também sou louca por um sorvetinho, ai que gostoso!
Fiquei com vontade, hehehehe.
Kisss^^

Veggie disse...

ai ai ai... sorvete de frocos, com fava de baunilha de verdade. e o golpe de misericórdia, bolo de banana. we're patiently waiting for your career shift... ei, nao gosto de filmes só com gente falando e tal. ia sugerir a vc que visse o glorioso "o procurado", o melhor filme que já vi. mas acho que sou minoria.

Claudia Lima disse...

Este sorvete ficou maravilhoso! Adoro sorvete de flocos, mas nunca vi por aqui.
Feito em casa é outra coisa! Podemos evitar uma série de coisas nocivas que colocam nos comprados prontos.
Eu já vi o filme e gostei. Só achei que a primeira metade é um pouco lenta. Quando a coisa esquenta a gente já está um pouco cansada, mas vale conferir. Eu adoro "twisted movies".
Bjs :)

Filipa disse...

Aqui por Portugal não temos muita vontade de comer gelados pois está muuuuuuuito frio mas esta receita já está guardada para quando chegar o Verão :-)
Beijinhos

Anônimo disse...

O sorvete está com cara de muito bom! Agora as fotos estão incríveis ! Parabéns !!

Fabi disse...

Pat!! Que delicia chegar de férias e me deparar com esse sorvete delicioso!! Como é bom ter uma sorveteira, heim... Beijos!

Anônimo disse...

Olá! Parece divino!
Tb quero uma sorveteira, mas nem sei como pesquisar.. Tem algumas dicas de como escolher na hora de comprar?
Obrigada.

Veggie disse...

o próprio. ah o gênero trash, esse incompreendido... o diretor Timur Bekmamentov é responsável também pelos impagáveis "Guardiões do Dia" e "Guardiôes da Noite". recomendo também, é claro.

Tina Lopes disse...

Oi tilida. Fiquei louca por esse sorvete; flocos é meu favorito. Aliás, quando vou àquelas (perdeu a crase?) sorveterias chiques cheias de sabores eu não consigo variar muito, sempre fico com flocos e morango. Saudade! Bjk.

Clarissa disse...

Que receita perfeita! Linda mesmo. Queria tanto ter uma sorveteira...

Simone Izumi disse...

Nossa, deve ter ficado uma delícia com esses pedacinhos de chocolate!!! Vou experimentá-la!
bjs
si

Patricia Scarpin disse...

Talita, se você conseguir me conta depois! E obrigada pela visita!

Rita, talvez eu espere o filme sair em DVD. Mas te conto, tá? :D

Mari, tenho certeza de que você vai amar ter uma sorveteira!
Beijo!

Naninha, os snickerdoodles não são muito amanteigados, não. Eles são mais sequinhos.

Manu, também adoro sorvete de flocos, e este aqui ficou muito melhor do que os dos supermercados. :D

Ameixa, concordo contigo! :)

Leila, tudo, e você? Espero que goste!
Beijo!

Carla, tudo bem, e vc?
Comprei a da Hamilton Beach, no site da Americanas.
Beijoca!

Lu, seu filho e seu marido são homens sábios. :)
Beijo!

Rita, muito obrigada, querida! :)

Andrea, pois não é? Os dois pareciam uns esfomeados. :D
Beijo!

Axly, que bom que gostou, obrigada!

Ivan, e as pontas dos dedos ficam com aquele cheirinho delicioso da fava... Vicia mesmo.
You'll be my first customer, you know that, right? :D

Claudia, dá para evitar coisas nocivas e também melhorar a qualidade dos ingredientes usados, né? :D
Beijo!

Filipa, depois me conta, tá? :)
Beijo!

Eduardo, muito obrigada!

Fabi, é muito bom ter uma sorveteira, sim! :D
Beijo!

Anônimo, comprei a da Hamilton Beach, depois de fazer uma pesquisa pelos blogs que acompanho.

Ivan, nem me vem com esses filmes que fico de mal de ti. E não vou dar o dedinho depois.

Tina, querida, saudade de ti!
Eu tinha mania de sorvete de crocante quando era mais nova, só comia dele em qualquer lugar. :D
Beijão!

Clarissa, obrigada!

Si, experimenta, sim, porque tenho certeza de que você vai gostar!
Beijoca!

Lua Limaverde disse...

Se duvidar eu faço essa receita ainda hoje! rs Flocos é um dos meus sabores favoritos e ainda não fiz na minha sorveteira! Agora vou ficar esperando tuas próximas deliciosas sugestões... :D

Delírios Gourmet disse...

Oi Pati! Realmente esse sorvete ficou lindo e deu água na boca!!! Ainda não tenho a sorveteira, mas acho que é mesmo uma boa opção de pedido de presente...hehe &:o)

Parabéns! Tá lindo!
Tô sempre por aqui, viu? Bjoks!
http://deliriosgourmet.blogspot.com

laila radice disse...

desde sempre flocos é meu sabor preferido... o mais infancia ... assim nada indusytrializado, baunilha verdadeira, chocolate bom, creme de leitefresco... posso tomar o litro todinho!

bjs

Anônimo disse...

magnífico !!!

Unknown disse...

Nossa que delícia seus sorvetes!!!!!!! AMO sorvete!!!!!!!!!!
Vc poderia me dizer qual a marca e modelo da sua sorveteira? Vou comprar uma para fazer as suas receitas.
Super obrigada.
Beijos
Lua

Unknown disse...

Nossa que delícia seus sorvetes!!!!!!! AMO sorvete!!!!!!!!!!
Vc poderia me dizer qual a marca e modelo da sua sorveteira? Vou comprar uma para fazer as suas receitas.
Super obrigada.
Beijos
Lua

lumello@attglobal.net

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lua! Obrigada!
A minha sorveteira é da marca Hamilton Beach.
Um beijo!

Verena disse...

Pat, depois do jeito que descreveu o sucesso desse sorvete não pude deixar de experimentar! Adoramos e não sobrou quase nada...!
Acabei de postar no Mangia com os créditos, ok?
Obrigada pela maravilhosa dica!
Beijocas!

Patricia Scarpin disse...

Verena, vou lá correndo ver o teu sorvete - adorei saber que todos gostaram, obrigada por me contar, querida!
Beijo!