quarta-feira, janeiro 14, 2009

Bolo de banana e avelã

English version

Banana and hazelnut coffee cake

Ainda numa onda de frutas – beeeem menos saudável, sei, mas não consigo ficar muito tempo sem fazer um bolo. Não posso evitar. E aposto que vocês entendem. :)

As bananas ficam maduras e sardentas de um dia para o outro neste calorão e isso pede uma solução rápida, como a que encontrei no site do Waitrose – aliás, há receitas maravilhosas lá, vocês deveriam dar uma olhada.

O iogurte natural na massa ajuda a criar um bolo bastante úmido e com um gostinho característico. A receita original pede sour cream.

Preparem-se para levar seus vizinhos à loucura com o cheirinho saindo do forno. :D

Banana and hazelnut coffee cake

Bolo de banana e avelã

Cobertura:
90g de farinha de trigo comum
80g de avelãs picadinhas
120g de açúcar mascavo claro
½ colher (chá) de sal
3 bananas grandes e maduras
suco de 1 limão siciliano
80g de manteiga sem sal, derretida

Bolo:
280g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de fermento em pó
250g de iogurte natural
1 colher (chá) de baunilha
90g de manteiga sem sal, derretida
150g de açúcar refinado
2 ovos grandes

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma quadrada de 25cm e forre-a com papel manteiga.
Para a cobertura, misture a farinha, as avelãs, o açúcar e o sal numa tigela grande. Despeje a manteiga derretida sobre os ingredientes secos e misture com uma faquinha de ponta arredondada até obter a textura de farelo grosso. Leve à geladeira enquanto prepara o restante da receita.
Faça o bolo: misture todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata até conseguir uma massa bem homogênea. Despeje na forma preparada e alise a superfície da massa com as costas de uma colher.
Descasque as bananas, corte-as em fatias e misture-as ao suco de limão numa tigela. Em seguida, espalhe as fatias sobre a massa do bolo, uniformemente. Salpique a cobertura de avelãs por cima e leve ao forno por 45-50 minutos (faça o teste do palito).
Deixe esfriar por 10 minutos na assadeira e então levante o bolo usando o papel manteiga.
Sirva morno ou frio.
Pode ser guardado num recipiente hermético por 1-2 dias.

Rend.: 16 quadradinhos

Banana and hazelnut coffee cake

17 comentários:

Mari disse...

Pat querida, apesar de ter ficado babando com esse bolinho lindo, foi impossível não me lembrar da mãe tarada do amigo da Isa... ahhhh cade meu bolo de banana.. kkk
Mas fala sério.. quem nao adora um belo bolo de banana (no bom sentido rs), como esse aqui?
Bjãooooo,

Mari

AndreaDomingas disse...

Também não consigo passar muito tempo sem bolo também! :) Este ficou lindo e já está anotado!
Bjs

Axly disse...

Ai que maravilha de bolo!
Sim, sim, siiiiim! Eu te entendo, hehehehe.
Kisss^^

Flor de Sal disse...

Pois, eu tambem não resisto a esse bolo! Vou ter que fazer um igual! LINDO

ameixa seca disse...

Aqui está bastante frio... a fruta aguenta mais. Mas eu não gosto de banana ao natural, prefiro em bolinhos e se levam iogurte ainda ficam melhor :)

Caio Damian disse...

Patrícia, quanto prazer tive em descobrir seu blog, repleto de coisinhas gostosas e comidinhas. Talvez sejamos bastante parecidos, porque também sou de escorpião, e também amo minha cozinha, tanto que fiz uma faculdade de hotelaria totalmente direcionada a gastronomia.
Difícil será negar que ando colecionando suas receitas e adaptações. è preciso paciência, dedicação e uma dose nada homeopática de amor para cozinhar com essa vivacidade e ainda assim manter um blog atualizado e bem estruturado... Desculpe se me alongo no meu comentário, mas precisava te dizer. Parabéns. P.S.: farei esse bolo de banana, mas farei uma breve adaptação, castanhas do Pará no lugar das amêndoas, as vezes curto abrasileirar as receitas... Minhas mais humildes felicitações

laila radice disse...

sorte a nossa q vc nao vive sem bolinhos! bjs

Paladares da Isa disse...

Esta receita deve ser uma verdadeira delicia, estou com água na boca.............hummmmmmm
Bjos

Vivian disse...

banana é uma fruta que nunca falta na minha casa, e bolo de banana eu aprendi a fazer muito cedo, na adolescencia ainda. Mas desse jeitinho aí deve ficar divino

bjks

Anônimo disse...

Oiii...bolo hummm...também adoro...toda 5ª tem na minha casa...

Tem um presentinho pra você no receitinhas e frescurinhas...
Bjus

Delírios Gourmet disse...

Olá! Já venho acompanhando seu blog há algum tempo e até adicionei o link dele no meu Blog, mas hj resolvi deixar um comentário.

Amei essa sua receita de bolo de banana e só a carinha dele já nos deixa com água na boca, pois parece que ficou bem molhadinho, né!? Então, com certeza, em algum momento lá em casa farei ele. Um bj pra vcs todas!!!

Andrea Dohashi disse...

Oi Pat querida, saudades do seu blog delicioso!
Menina não tenho tido tempo de entrar na cozinha, mas voltar aqui e ver essas maravilhas que você faz, chega a me dar desespero, preciso botar o pé na cozinha rapidinho! Você já sabe que adoro bananas, e esse bolo, ai...ai, prefiro não comentar, rs!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Mari, haha, é verdade - tinha esquecido daquela doida. :D
Beijoca!

Andrea, obrigada!
Beijo!

Axly, que bom! :D
Beijos!

Flor de Sal, espero que goste!

Ameixa, a banana realmente fica deliciosa em bolos.

Caio, muito obrigada pelo seu comentário! Fico feliz por saber que tenho um leitor tão fiel!
Que bom que gosta do blog, ele realmente me traz muita alegria. E adorei a sua idéia de usar castanha do Pará, aposto que ficarão deliciosas com a banana!
Um abraço!

Laila, obrigada, querida!
xx

Isa, obrigada!
Beijo!

Vivian, a farofinha dá um toque especial.
Beijoca!

Rose, obrigada!

Grazy, obrigada pelo comentário! Espero que goste do bolo!
Um beijo!

Andrea, querida, saudade de ti, também!
Baking com bananas é simplesmente maravilhoso, não?
Um beijão!

Mari disse...

Menina, fiquei encantada com este bolinho.Banana é uma das minha frutinhas preferidas.

Luciana Macêdo disse...

Bolo....!!!!não fico uma semana sem bater um bolinho e os de banana são os preferidos. Anotadíssima.
Bjs!

Letrícia disse...

E no topo da minha lista de to-dos, deixando todos os concorrentes para trás, está esse bolo de banana! Tô apaixonada!

Beijos!

Unknown disse...

Olá Patricia!
O meu namorado diz que o meu bolo de banana é o seu preferido. E realmente é muito, muito bom. Mas fiquei muito curiosa em relação a todas estas versões de bolo de banana que apresenta aqui! Em especial esta, com avelãs, parece-me deliciosa.:)

Parabéns pelo seu blogue! Comecei o meu recentemente, e o seu é um dos que me inspira desde há muito.

Beijinho,
Olivia

http://omundopelaboca.blogspot.de/