quarta-feira, janeiro 28, 2009

Marshmallows de lavanda

English version

Lavender marshmallows

Parecia uma boa idéia – algo delicado, quase etéreo. Mas não saiu como eu esperava... :(

Já provaram marshmallows de lavanda? Lembro-me de ter visto uma foto numa revista, meses atrás, mas não havia receita – era uma propaganda de confeitaria ou algo assim (não era aqui do Brasil). Decidi então usar uma receita de marshmallow de baunilha da revista DH #36 e substituí o extrato de baunilha pela lavanda.

O marshmallow até que ficou bom – gostoso e fofinho. Mas o problema foi morder os botõezinhos de lavanda seca... Tinham um sabor amargo. Talvez moer a lavanda com o açúcar antes de usá-lo na calda resolvesse o problema – adoraria “ouvir” a opinião de vocês.

Lavender marshmallows

Marshmallows de lavanda
adaptados da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

4 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor
1 xícara (240ml) de água morna
660g de açúcar refinado
1 1/3 xícaras de glucose transparente (à venda em casas de artigos para confeitaria)
2/3 xícara de água, extra
3 colheres (sopa) de lavanda seca comestível*
200g de açúcar de confeiteiro, peneirado
35g - cerca de 3 colheres (sopa) - de amido de milho

Coloque a gelatina e a água morna na tigela grande da batedeira e misture bem; reserve.
Junte o açúcar refinado, a glucose e a água extra numa panela e leve ao fogo médio (misture bem os ingredientes). Quando ferver, não misture mais e deixe por 5-6 minutos ou até atingir a temperatura de 115ºC (use um termômetro culinário).

Com a batedeira na velocidade alta, vá acrescentando a mistura quente em fio à gelatina. Adicione a lavanda e bata por 10 minutos, ou até que fique espesso e fofinho. Transfira para uma assadeira ou refratário de 25x35cm, forrado com papel manteiga bem untado com óleo – unte direitinho para o marshmallow não grudar. Cubra com um pedaço de papel manteiga bem untado também e leve à geladeira de um dia para o outro.

Misture o açúcar de confeiteiro e o amido numa tigela. Vire o marshmallow inteiro numa superfície polvilhada com a mistura de açúcar e remova o papel com cuidado. Corte em quadrados de 5cm – para facilitar, mergulhe a faca em água fervente e enxugue-a rapidamente a cada corte. Passe os quadradinhos pela mistura de açúcar. Guarde em recipiente hermético.

* ou use 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha

Rend.: 25 unidades – fiz meia receita, usei uma forma quadrada de 20cm e consegui 36 marshmallows menores

Lavender marshmallows

23 comentários:

Unknown disse...

Porque não deixar a lavanda em infusão na água que vai ser utilizada com o açúcar?

Mari disse...

Pat, sabe que só usei lavanda uma vez (ow shame), e inspirada por você? Nuns bolinhos que postei (lavanda, laranja de amêndoas) logo no início do meu blog... se eu não me engano, eram da Jenjen.
Na receita, lembro bem que ela pedia para moer a lavanda com o açucar... e eu fui além... moí um monte e uso açucar aromatizado, fica TUDO!! Então, achei excelente a idéia de fazê-lo, nessa receita de marshmallow... aliás, ela ficou (como tudo o que você faz) maravilhosa... nunca fiz marshmallow em casa, mas vendo essas fotos (sempre) maravilhosas, tô animada a tentar...
Super beijo!!!

Mari

Tina Lopes disse...

Pati, lavanda pra mim é tão exótico quanto cérebro de macaco. Não sei o que é, onde compra, como faz, nada nada. Daqui a pouco vou no google, então (paulo francis na cabeça - informe-se!). Mas só queria te dizer que o blog tá lindo, sutilmente mudado.

Tina Lopes disse...

Update: ah, tá, é a mesma do perfume, só que pra comer. Novidade demais pra mim, guria.

Anita Villar disse...

Olá Pati,

sou leitora nova no teu blog.... adorei a idéia da lavanda e imediatamente pensei em um chá para usar no lugar da água morna ao invés das flores, como sugeriu Alfredo.
O chá de lavanda é espetacular e delicado, mas a infusão demora um pouquinho para ficar pronta, em torno de 8 minutos. Como no chá de jasmim, fica amargo se deixar muito tempo em infusão.
Boa sorte !

Axly disse...

Ficaram lindos mesmo!
Acredito que moer deva resolver teu problema.
Adorei o jeitinho novo do teu cantinho^^
Kisss!

Clumbsy Cookie disse...

Que pena Patrícia. De aparência eles estão perfeitos. Há coisas que só uso a lavanda para infusionar, depois retiro, quando quero mais sabor ralo com o açúcar, mas ai tem que se usar bem pouca para não ficar a saber a sabonete.

ameixa seca disse...

Ficaram super lindos, nunca fiz em casa e nem sei onde encontrar lavanda. Não posso ajudar com as dicas mas poderia ajudar a comer :)

laila radice disse...

Pat amei!!! adoraria provar....

quem sabe fazer uma infusao com a lavanda na quantia de água usada na calda e depois sim seguir a receita?

bjs

Andrea Dohashi disse...

Pat, eu ainda não me rendi aos encantos da lavanda, não sei pq mas ainda não consegui experimentar, tabu talvez, mas ficaram lindos os seus marshmallows, mas arrisco dizer que mesmo amarguinho devem ter ficado bem gostosinhos!
Tá bem legal a carinha nova do seu blog, amei!
Beijocas.

Claudia Lima disse...

Eu já vi para comprar, mas ainda não adquiri. Fico com receio de não gostar, pois já ouvi vários comentários negativos sobre o paladar que resulta.
Mesmo não tendo ficado como vc esperava, ficaram lindos e com aparência de fofos.
Bjs :)

Clarissa disse...

LINDOS! Os marshmallows e o blog! Bjs ;)

Fabi disse...

Paty, vc como sempre inventando moda... Achei demais esta idéia! Só não posso te ajudar pois nunca usei lavanda... Preciso experimentar!! Bjos e boa sorte nos próximos!

Mari disse...

Que quadradinhos mais fofos. Estou sentindo o perfume daqui....

Carmem Lucia Calvo disse...

Humm, que delícia!!!! Nunca tinha ouvido falar em marshmallows de lavanda!
Eu acho que você poderia ferver a água, desligar o fogo, acrescentar a lavanda e abafar, assim você prepara uma infusão sem perder o aroma, só colocar em água morna não extrai todo o aroma, e deixar ferver altera os óleos essenciais que dão o sabor e aroma...
Depois coe e use esse chá no lugar da água...
Vou procurar lavanda, fiquei curiosíssima para experimentar esta receita!
Parabéns pelo blog, tudo aqui é uma delícia!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Alfredo, boa idéia! Obrigada!

Mari, aqueles bolinhos são adoráveis e também quero prová-los qualquer hora.
E pode deixar que vou providenciar o meu açúcar aromatizado! :D
Beijoca!

Tina, morro de rir contigo - meu marido diz que lavanda pra ele é sabonete. :D

Anita, que bom que chegou por aqui, obrigada! Pode deixar que vou anotar direitinho a sua dica.

Axly, que bom que gostou, querida!
Um beijo!

Rita, você tem razão quanto ao excesso, viu?

Ameixa, morri de rir de ti. :D

Laila, dica anotada!
Beijoca!

Andrea, que bom que gostou, viu? Um beijão!

Claudia, eu fiz madeleines com a lavanda e ficaram ótimas. Talvez o forno dê uma quebrada no gosto amargo, não sei.
Beijo e obrigada!

Clarissa, muito obrigada!

Fabi, pode deixar que se testar algo conto tudinho aqui.
Beijo!

Mari, obrigada!

Carmem, obrigada pela visita e pela ótima dica!
Um beijo!

Veggie disse...

não acho nada. não tenho sugestão nenhuma. mas deve ter ficado ótimo.

bio_geo_esds@ disse...

Já usei a lavanda e pensei nesse problema e resolvi usar infusão na água do creme, Mas realmente aromatizar o açúcar moendo a alfazema no almofariz pode resultar muito bem, tal como faço com a baunilha.
Parabéns, ficaram lindos.

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Que delícia ... vistei teu blog e gostei das receitas.
Visite o meu será bem vinda.

Anônimo disse...

Aromatize o açúcar com lavanda dentro de um recuipiente fechado hermeticamente, durante algum tempo. Ficará com açúcar "de lavanda" sempre que precisar.

Anônimo disse...

recipiente*

Unknown disse...

Patricia,
Primeira vez que entro no seu blog e adorei as receitas. Adoro tudo que já provei de lavanda e sou viciada nums macarons de lavanda que tem numa padaria perto da minhas casa. Estou há muito tempo procurando para comprar e não encontro, nem a flor em si nem o extrato. Moro no Rio. Vc tem alguma dica de onde comprar, algum site?

Bjs,
Laura

Patricia Scarpin disse...

Laura, tudo bem?
A minha lavanda eu trouxe de fora. Sei que de algumas leitoras que encontraram no Mercado Municipal aqui de SP. Talvez no site da Bombay? Só vendo mesmo.
Bjs e boa sorte!