sexta-feira, janeiro 30, 2009

Madeleines de baunilha e água de rosas

English version

Vanilla and rosewater madeleines

Obrigada a todos pelas ótimas idéias e sugestões sobre os marshmallows – sabia que me ajudariam. Eu os manterei informados sobre as minhas experiências com lavanda.

Flores, novamente – desta vez, rosas combinadas a um sabor que vem de uma orquídea... Parece até primavera.

Vanilla and rosewater madeleines

Madeleines de baunilha e água de rosas
da Donna Hay magazine

2 ovos
75g de açúcar refinado
1 fava de baunilha, aberta e as sementes raspadas com as costas de uma faca
75g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
80g de manteiga, derretida

Cobertura de água de rosas:
160g de açúcar de confeiteiro, peneirado
40ml de água fervente
¼ colher (chá) de água de rosas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque os ovos, açúcar e sementinhas de baunilha numa tigela e misture bem com um fuê. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e misture novamente. Junte a manteiga e incorpore. Despeje a massa em uma forma de madeleines com 12 cavidades untadas com manteiga. Leve ao forno por 8-10 minutos (faça o teste do palito).
Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar – as madeleines saíram da assadeira facilmente depois de frias.

Prepare a cobertura: junte o açúcar de confeiteiro, a água e a água de rosas numa tigelinha e misture bem – ou adicione a água aos poucos, checando o ponto da cobertura.
Coloque as madeleines numa gradinha e esta sobre papel manteiga ou uma assadeira. Com a ajuda de uma colher, despeje a cobertura sobre as madeleines – achei mais fácil mergulhar rapidamente um dos lados de cada madeleine na cobertura; deixei secar a repeti o processo para que a casquinha ficasse mais espessa.

Rend.: 12 unidades – consegui 9 como as das fotos e 15 das pequeninas tradicionais

Vanilla and rosewater madeleines

12 comentários:

Manuela © disse...

Ficaram umas madeleines divinais. Esse glacé de água de rosas deve ficar muito bom :)

Mari disse...

Pat querida, suas madeleines ficaram excepcionais! Imagino o quanto ficaram deliciosas, com essa cobertura... ainda não encontrei formas de madeleine para vender, mas não vejo a hora de adquiri-las para experimentar esses quitutes... você as faz tão lindamente, que inspira até mesmo quem não gosta de cozinha.
E essas fotos? Perfeição total!
Bjo grande,

Mari

Anônimo disse...

Essas madeleines estão lindas! Tão delicadas, preciosas!

Axly disse...

Que maravilha!
As flores são mesmo maravilhosas^^
E tuas madeleines também... adorei a apresentação.
Kisss^^

cucchiaiopieno.com.br disse...

Vou fazer essa delicia, tenho em casa todos os ingredientes, inclusive a agua de rosa, pra minha sorte! Um abraço. Léia

ameixa seca disse...

Que pena não ter as formas para madeleines. Os ingredientes tenho todinhos! Ficaram umas madeleines super românticas :)

Evelyn disse...

Olá Patricia! Essas madeleines ficaram lindas! A receita é bem facinha. Mas vou ter que comprar forminhas novas, pq as que eu tenho ficaram todas enferrujadas.
Assim que eu fizer, eu falo.
Um beijo!

Lua Limaverde disse...

Que lindas fotos e que linda produção! Beijos! :D

Andrea Dohashi disse...

Querida Pat, sabe que aprendi a apreciar madeleines com você e com a querida Clarice (que está sumidinha por sinal) Já fiz várias receitas, e agora espero que cheguem logo as minhas forminhas pra preparar essas delícias!
I love Madeleines!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Manuela, obrigada! O glacê ficou bem suave.

Mari, na Barra Doce tem umas soltas, acho que são da marca Doural. Daí é só colocá-las dentro de uma assadeira grande, uma ao lado da outra.
Beijos e obrigada!

Talita, muito obrigada!!

Axly, obrigada, querida!
Um beijo!

Léia, depois me conta?
Um beijo!

Ameixa, que pena! :(

Evelyn, que pena que enferrujaram! :(
Ah, vou esperar a tua opinião, sim.
Beijo!

Luna, querida, obrigada!
xx

Andrea, que bom, querida! E você tem razão, estou com saudadona da Clarice!
Beijoca!

Leila disse...

tenho uma receita de madeleines da DH para fazer mas nao leva agua de rosas. as receitas delas sao muito boas.

beijinhos

Leila disse...

eu sempre comi destes bolinhos e sempre amei,quando vi a receita enloqueci para comer novamente..é nesta receita que queria saber se dá pra trocar por outra coisa a agua de rosas,se nao vou ir comprar,pq to louca pra fazer!beijos e vc é uma super cozinheira!!!