quarta-feira, janeiro 21, 2009

Cookies com gotas de chocolate e cerejas secas

English version

Cherry chocolate chip cookies

Mês passado decidi passar um dia todinho vendo filmes. O João estava no trabalho e por isso pude alugar todos os filmes esquisitos que tanto adoro sem que ele me olhasse com aquela cara de “casei com uma alienígena”. :)

Depois de observar as prateleiras da locadora por um tempão cheguei à conclusão de que nenhum dos lançamentos me interessava. Acabei levando uns filmes um pouco mais antigos e foi ótimo – Ryan Gosling salvou a tarde.

A visita à locadora inspirou a minha sessão de baking seguinte – depois de horas folheando e acessando receitas recentemente marcadas, escolhi uma impressa no final de 2007: estes cookies saborosos da Nemmie.

Cherry chocolate chip cookies

Cookies com gotas de chocolate e cerejas secas

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (420g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar granulado
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de baunilha
2 xícaras (350g) de gotinhas de chocolate meio amargo
1 xícara (130g) de cerejas secas, picadas grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 190ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal numa tigela média e reserve.

Na tigela grande da batedeira, misture a manteiga, os açúcares granulado e mascavo e bata até obter um creme leve (cerca de 2 minutos). Junte os ovos, um a um, batendo, e a baunilha. Bata até incorporar.

Adicione os ingredientes secos peneirados, as gotas de chocolate e as cerejas secas e bata em velocidade baixa só até misturar. Faça bolinhas com 1 ½ colheres (sopa) de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas. Achate-as levemente e asse por 12-14 minutos, ou até que a parte de baixo dos cookies comece a dourar. Retire do forno e transfira para uma gradinha até esfriar completamente.

Rend.: fiz metade da receita e consegui 24 cookies

15 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Ai, ai Pat, visito o seu blog e a vontade de voltar correndo pra cozinha me ataca, você é minha inspiração, rs!
Mas ainda estou com uma preguiçinha, rs!
Não preciso dizer que adorei né?
Beijos

risonha disse...

voltou a rainha dos cookies, graças a Deus!
que receita fantástica.

ameixa seca disse...

Também acho que deve ficar bom com cranberries secas :) Super bom!

Axly disse...

Ah, meu marido também invoca com alguns filmes que eu adoro e vice-versa.
Hahahahaha...
Lindos cookies, eu não conheço cerejas secas. Mas devem ser muito gostosas.
Kisss^^

Anônimo disse...

Patrícia, costumo fazer a mesma coisa! Quando o marido não está aproveito para ver todos os filmes esquisitos que quero ver e que não posso ver com ele. Sobretudo filme sobre comida, para os quais ele já não tem mais paciência!
Fiquei muito curiosa com esse The Believer e vou querer ver. O tema me interessa muito!
Os cookies, claro, nem é preciso dizer. Feitos por você só podem ser uma delícia!

Beijo *
Mariana

Evelyn disse...

Taí. Nunca esperimentei nada com cereja seca. Eis a oportunidade, rsrs. Vou fazer.

Fabi disse...

Pat, eu também adoro fazer um dia de filmes! Normalmente com o marido, ele também adora e não liga para filmes esquisitos!! Quanto aos cookies... Ficaram maravilhosos como sempre! Beijos!

Unknown disse...

Sou muito sua fã! Adoro demais o seu blog e as suas receitas! =D

Mari disse...

Venho sempre aqui e gosto muito das suas receitinhas. Outro dia, fiz seus biscoitinhos de maracujá. Passe lá no meu cantinho para ver se aprova, viu. Um beijo.

Patricia Scarpin disse...

Andrea, vamos mandar esta preguiça embora! :D
Beijo!

Risonha, obrigada!

Ameixa, aposto que sim!

Axly, elas são azedinhas.
Beijos!

Mariana, o filme é excelente, recomendo muito!
Beijoca!

Evelyn, espero que goste!

Fabi, o João acaba dormindo no sofá. :D
Beijo!

Isabela, muito obrigada!!

Mari, os seus biscoitinhos ficaram lindos!
Um beijo!

Anônimo disse...

Oi! Adoro seu blog e está nos meus Favoritos!
Preciso de um favorzão seu!
Onde posso achar as cerejas secas?
Beijos e desejo sucesso para o seu blog!

laila radice disse...

cerejas secas com chocolate... ai até purinhos devem ficar magnificos... em cookies entao...

bjs

Anônimo disse...

Patrícia, delícia de receita.

Mas onde você conseguiu as cerejas desidatadas?

bjs,
Chris

Ana Curcelli disse...

Olá Patrícia! Adorei conhecer seu blog e as receitas... amei as fotos em especial. Gostaria de te perguntar, onde vc sugere comprar as cerejas secas? obrigada, Ana

Patricia Scarpin disse...

Meninas, as cerejas eu comprei fora do Brasil, mas talvez vocês encontrem no Santa Luzia ou no Santa Maria.
Beijos!