domingo, abril 15, 2007

Risoto de forno de abobrinha e bacon

English version

Baked zucchini and bacon risotto

A Haalo está hosting esta edição do Weekend Herb Blogging e eu não poderia deixar de participar – sou super fã do blog dela!

aaWeekendHerbBlogging

Adaptei uma receita e troquei a abóbora pela abobrinha – ficou delicioso!

Foi a primeira vez que fiz um risoto no forno e devo confessar que enquanto colocava os ingredientes na tigela não estava botando muita fé no resultado... “Será mesmo que vai dar certo?”, pensei. Eu realmente estava enganada: quando terminei de preparar a comida do João meu risoto estava pronto e tudo o que precisei fazer foi dar uma boa misturada para torná-lo cremoso.

Recomendo muito este risoto: o bacon acaba sendo um coadjuvante e acho que outros legumes funcionariam perfeitamente no lugar da abobrinha – o que me fez lembrar de você, Renata. :)

Risoto de forno de abobrinha e bacon
adaptado do Off The Shelf: Cooking From the Pantry

*medidas de xícara de 250ml

440g (2 xícaras*) de arroz arbório ou carnaroli
1.250ml de caldo de galinha ou legumes – usei de legumes
60g de manteiga sem sal
500g de abobrinha picada
12 fatias de bacon
75g (¾ de xícara*) de parmesão finamente ralado
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de salsinha picadinha

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o arroz, o caldo, a manteiga e a abobrinha em uma tigela funda que possa ir ao forno. Misture bem e tampe com uma tampa própria ou papel alumínio. Asse por 30 minutos ou até que o arroz esteja macio – o risoto estará bem líquido.*
Enquanto o risoto estiver no forno, coloque o bacon sob um broiler/grill e doure por 2 minutos de cada lado ou até que fique crocante – coloquei as fatias de bacon num prato, envoltas em folhas de papel toalha e cozinhei no microondas por 1 minuto na potência alta. Reserve.
Retire o risoto do forno, junte o sal, a pimenta, a salsinha e o parmesão e mexa bem por 2 minutos até que fique cremoso.
Para servir, coloque porções de risoto em pratos e cubra com o bacon.

* usei papel alumínio para cobrir e meu risoto não estava tão líquido assim. Tirei do forno depois de exatos 30 minutos e ficou al dente e com uma textura perfeita depois de “mexido”.

Rend.: 2 porções – fiz meia receita e sobrou bastante risoto (que vou transformar em arancini). Em minha opinião, 1 receita serve 3-4 pessoas

12 comentários:

valentina disse...

Pat, adoro este livro.Foi o meu primeiro livro dela, e é toda marcado .Usei quase todo. Bem suitable pro meu estilo. Que delícia de receita.As abobrinhas estão começando a aparecer por aqui.bjocas

Juliana disse...

eu adoro esse livro! acho que ja fiz quase tudo dele tambem! ;)

Eliana Scaramal disse...

Patrícia que diferente, eu nunca fiz risoto no forno. E fica bem cremoso também né?! Logo logou vou testar aqui em casa.

bia disse...

miam, que delicia !

Silvia Arruda disse...

Patricia, esse risoto me deu água na boca, pq estou viciada em risoto e tb por gostar de abobrinha. Vou testar, mas confesso q sem o bancon... eu não gosto :(
Bjos

Cris disse...

Nossa, veio na hora certa esta receita, esta semana vou receber amigos. Nunca fiz risoto de forno, vou tentar, que ótimo, estou feliz demais com esta receita! Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Amiga, comprei este livro influenciada por você - e que bom! Também já fiz algumas receitas dele e todas foram um sucesso. Gosto bastante, Tina.
Beijos, querida.

Juliana, que bom! Mais uma fã de DH!

Eli, eu acho que você vai adorar, amiga. É tão prático e o resultado é bárbaro. Depois me conta?

Bia, ficou sim!

Si, esse aqui é zás-tráz, amiga, pode fazer que garanto!
Beijos!

Cris, sabe que vc disse tudo? Eu amei esta receita exatamente por isso, vc pode servir o risoto aos amigos sem precisar ficar suando em frente ao fogão. Coloca no forno e depois é só curtir.
Beijos!

Camila L disse...

Estou aqui só pra agradecer por esta receita maravilhosa! Acabo, neste exato instante, de preparar seu risoto de forno pro jantar e ficou delicioso! Fiz apenas meia receita como vc sugeriu e é uma ótima porção! Sem falar na pratiidade...estava numa preguiça de pensar emjantar e não queria comer lanche. Da;i lembrei das 2 abobrinhas q comprei no al'moço e passei aqui pra ver q milagre vc poderia fazer come ela por mim.. ADOREI!

trinity disse...

Conheci esse blog esta semana e fiz a receita deu certinho, só ficou um pouco mais no forno que os 30 minutos. Sucesso no almoço de Domingo!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Trinity! Obrigada por vir me contar!

Temis disse...

Adorei a receita! Confesso que achei que não ia dar certo..deu super certo..agora vou ter preguiça de fazer o risoto do jeito tradicional. Adorei..

Patricia Scarpin disse...

Temis, que bom, menina! Amei saber! Eu confesso a você que esse método me deixou preguiçosa também... :)

Related Posts with Thumbnails