sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Bolo de cenoura

English version

Brazilian carrot cake

Este bolo me traz muitas recordações de infância também, além do arroz doce quentinho que postei.
Minha mãe sempre fazia bolos para tomarmos café da manhã ou para o lanche da tarde. Eu também levava um pedaço na minha lancheira para comer no recreio da escola.

Aposto que todas vocês já têm essa receitinha, mas não pude resistir e resolvi publicá-la. Também queria mostrar pros visitantes do meu blog em inglês a delícia que é o bolo de cenoura brasileiro.

Uma vez fiz esse bolo e adicionei gotinhas de chocolate à massa – ficou delicioso!

Brazilian carrot cake

Bolo de cenoura

250g de cenouras em pedaços – aprox. 3 cenouras pequenas
260g de farinha de trigo
320g de açúcar
4 ovos – se usar ovos grandões diminua para 3
200ml de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Calda:
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo central de 24cm de diâmetro.Eu usei uma forma ligeiramente menor e olha o que aconteceu:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando os líquidos embaixo.
Asse por 45-50 minutos e faça o teste do palito.

Para a calda: misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver. Desligue e deixe esfriar um pouquinho antes de derramar sobre o bolo.

Rend.: 10-12 porções

43 comentários:

miki w. disse...

pat, seus amigos worldwide que não conhecem essa pequena maravilhava vão ficar muito felizes!

beijinhos, miki

Eli disse...

Patrícia estamos em sintonia, fiz bolo de cenoura ontem a noite, mas eu fiz nas forminhas de muffins, para congelar pois segunda feira o Rapha volta pra escola e estou abastecendo o freezer com os lanchinhos de todos os dias. :) Está lindo seu bolo, a foto esta maravilhosa!

Silvia Arruda disse...

Pat, bolo de cenoura tem muito sabor de infância mesmo e de lembranças boas!! Nunca conheci alguém que não goste de bolo de cenoura com cobertura de chocolate!!
Bjos

Cinara disse...

Lindão o seu bolo, Pat! Bolo de cenoura é o favorito do meu filho, só que eu faço em assadeira retangular e com uma cobertura de chocolate bem grossa e calórica... :oD Você fez muito bem em divulgá-lo em seu blog em inglês, porque nosso bolo de cenoura é mil vezes mais gostoso que o americano! O pessoal lá fora vai ficar babando... Beijinhos!

Marcia da Paz disse...

Oi amiga, fiquei até com água na boca desse bolo delicioso, e akela época era ótima tenho muitas saudades da nossa infância bjs

Anônimo disse...

Patrícia, adorei as fotos, principalmente por causa dessa forma aí que apertou a cinturinha do bolo-fofo:)

;***

Akemi disse...

Uma das minhas grandes frustrações é não conseguir fazer um bolo de cenoura fofinho como o seu aqui! Não sei se são as cenouras daqui mas todos ficam parecendo pudim! As fotos estão show de bola e já vi na versão em inglês que o pessoal adorou o bolo! parabéns por divulgar nossas delícias!

Anônimo disse...

Hum, que delícia!!!
Até eu que não gosto lá muuuito de cenoura, nesta versão bolinho gosto bastante!
E essa sua primeira foto é bem instigante, pois se não tivesse o nome, poderia pasaar por bolo de laranja, cenoura ou milho, de tão fofinho e belo!
Parabéns, vu?
bjos.

Regina disse...

Eu adoro esse bolo! É um clássico das nossas cozinhas, sempre faço. Às vezes, se estou com um leite condensado sobrando eu faço um brigadeiro bem mole e jogo como cobertura. Ai que vontade... bjs

Regina disse...

Eu adoro esse bolo! É um clássico das nossas cozinhas, sempre faço. Às vezes, se estou com um leite condensado sobrando eu faço um brigadeiro bem mole e jogo como cobertura. Ai que vontade... bjs

Valentina disse...

Minha querida amiga, desde que vi as tuas fotos sabes muito bem que tenho estado haunted by this cake.Ele tem uma pinta super fofa.e cresceu tanto. Ah, bolo de cenoura do Brasil é lindo. Me deu até vontade de usar umas cenouras da minha cesta pois elas sao gostosas e bem organicas. O bolo vai ficar duplamente maravilhoso - I hope.

Maria.Helena disse...

Hmmmm lindo, lindo, lindo.

Momento confissão: nunca fiz bolo de cenoura!! (sempre como de outras cozinheiras..rs) Com essa receita super explicada, talvez eu tente.

beijocas!!!
Maria Helena

Lua Limaverde disse...

Patricia, eu amo bolo de cenoura - até já publiquei no blog uma receita também, acho um dos melhores bolos, tão simples e tão bom, né?
Quando casei roubei uma forma da minha mãe que é bem alta e deixa o bolo crescer à vontade, mas aí tive que comprar uma pra mim - que é apenas parecida - e devolvi a dela, que peninha pra mim (rs). Nunca vi pra vender a tal da forma, hoje em dia fazem umas tão baixinhas...

Renata disse...

bolo de cenoura como a gente faz aqui no brasil é meu bolo preferido. tb tem gosto de infância pra mim. minha avó fazia um tabuleiro enorme, muito gostoso...

Itza disse...

Aiii amiga, vi este bolo e morri de rir porque eu amo bolo de cenoura, mas gosto sem cobertura. E aqui em casa faço sempre (e o povo aqui não conhecia). Detalhe: ninguém sabe que é de cenoura, senão não comem. Rio sozinha quando comemos o bolo com café com leite. Meu marido até molha no café com leite e minha sogra me diz: Menina, que bom este bolo com colorante que você faz, né!!! hihihihihi

Patricia Scarpin disse...

Miki, vc estava coberta de razão, eles adoraram a receita!!

Eli, transação de pensamento, amiga!
Eu adorava levar este bolo na lancheira, aposto que o Rapha adora tb.

Silvia, é a cara da nossa infância, não? Difícil alguém que resista.

Ci, obrigada!! O pessoal que lê o blog em inglês ficou doidinho com a receita!

Marcinha, nem me fale, morro de saudades daquela época boa, amiga.

Dadi, o bolo ficou com uma cinturinha de vespa, não? risos

Akemi, querida, será que é culpa do tipo de cenoura? Talvez suculenta demais? O pessoal adorou, fiquei orgulhosa do nosso bolo brazuca!

Marcinha, ele ficou amarelinho, né, amiga? Obrigada pelo carinho!

Regina, com brigadeiro mole é sacanagem, amiga, golpe baixo mesmo. ;)

Tina, adorei o teu incentivo e a opinião nas fotos. O bolo cresceu demais, amiga, fiquei com medo de o bichinho derramar dentro do forno... risos
Se vc fizer também coloque lá no Trem Bom para eu admirar. Gosto tanto de tudo que vc prepara, minha querida.

Maria Helena, então tem que fazer logo, pq é bom demais e muito simples! :)

Luna, é maravilhoso! Simples e delicioso. Essa forma aqui "roubei" da casa do meu pai - confesso que não pretendo devolvê-la. risos

Renata, é muito bom, não? Tb adoro!

Itza, este bolo é tão bom que nem precisa da cobertura! Mas é claro que eu não dispenso chocolate. risos
Morri de rir dessa história de não contar o conteúdo do bolo...

Um beijão enorme a todas vocês!

Agdah disse...

E pelo jeito é super fofinho

Anônimo disse...

Olá!
Pode-me dizer as cenouras são cozidas previamente ou se são só trituradas cruas?
Obrigada

Anônimo disse...

Faz tempo que estou com vontade de fazer um bolo de cenoura, e este ai esta com uma cara muito boa, eu tinha uma receita e perdi e depois nunca mais tentei uma nova, acho que vai ser esta !

julianaxl disse...

patricia, eu de novo. este seu bolo faz tanto sucesso por aqui pela europa, que tive que deixar a receita na inglaterra (com amigos ingleses) antes de me mudar para a noruega! :o)
e, tambem, ca estou eu de novo, pegando a receita pra assar o tal bolo pro meu namorado frances que, entre todas as receitas da minha biblioteca culinaria, nao se cansa de escolher a sua!

Anônimo disse...

Oi, Patricia! Entrei pela primeira vez em seu blog e estou adorando suas receitas. Queria saber, se vc puder me esclarecer, se a receita do bolo de cenoura poder ser feita em forminhas de cupcake. Pode-se congelar? bjs

Silvana disse...

Oi, Patricia! Entrei pela primeira vez em seu blog e estou adorando suas receitas. Queria saber, se vc puder me esclarecer, se a receita do bolo de cenoura pode ser feita em forminhas de cupcake. Pode-se congelar? bjs

Patricia Scarpin disse...

Filomena, as cenouras são colocadas cruas na massa.

Bia, espero que goste!

Ju, que notícia boa, querida! Fico feliz por você e seus amigos terem gostado! :)
Beijo!

Silvana, obrigada! Dá pra fazer em forminhas de cupcakes, sim, mas nunca congelei, não sei se fica bom...

Silvana disse...

Patricia, estou muito feliz por ter encontrado o seu maravilhoso blog!!!! Tenha alegrado as tarde de nossas férias com as suas receitas de bolo. Enqto lhe escrevo, estou assando lindos muffins feitos com a receita do bolo de fubá cozido. Ja sinto o cheirinho, e meu filho corre ao redor da mesa, querendo saber qual a surpresa para o lanche de hoje. Obrigada por nos proporcionar essas alegrias gastronômicas. Bj

Silvana disse...

Fiz o bolo de cenoura em forminhas de muffins e congelei. Ficou bom.

Patricia Scarpin disse...

Silvana, eu é que fico feliz sabendo que está curtindo as receitas! Obrigada por vir aqui me contar! E que coisa fofa o teu filhinho!
Beijo grande e obrigada por dividir comigo e com as leitoras a dica do congelamento.

Sofia.... disse...

Hoje eu fiz este bolo...deu certo...eu nunca acerto...valeu ...este final de semana minha sobrinha vai fazer aniversário de 15 anos e quem vai fazer os doces sou eu...mas com as suas receitas...depois te conto...Deus te colocou na minha vida...rsrsrsrs

Patricia Scarpin disse...

Sofia, obrigada! Fico feliz sabendo que a receita deu certo - boa sorte com os docinhos!

Anaya disse...

Patricia, você disse que uma vez fez com gotas de chocolate... será que se eu colocar chocolate granulado também fica bom?? tipo um bolo formigueiro de cenoura??

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anaya! Nunca testei, mas acho que dá certo, sim! Que idéia boa!
Faça o seguinte: antes de acrescentar o granulado ao bolo, coloque numa tigelinha com um pouquinho de farinha e misture bem para cobrir todos os confeitinhos.
Depois me conta?

Anaya disse...

Oi, Patrícia!!!
Coloquei o granulado, ficou uma deliícia, nem precisou de cobertura!!!
A dica da farinha eu tinha visto quando fiz muffins de mirtilos, é pelo mesmo motivo???

Patricia Scarpin disse...

Anaya, eba! Ficou um bolo de cenoura formigueiro, mesmo! Delícia!
É o mesmo motivo, sim - para que eles não afundem no bolo.
Obrigada pelo comentário!

Dny disse...

Oi, acabei de fazer o bolo em duas cumbuquinhas..cresceram muitoo! Estão lindos..rs To esperando esfriar.. =)

Obrigada!

Miuda disse...

Olá Patricia! Há pouco encontrei o seu blog e fico admirada! Acho maravilhoso! Patricia, sou russa, vivo em Moscovo, aprendo português e há pouco fiquei sinceramente apaixonada por seu talento, por seu blog, por todas suas receitas! E vendo essa receita maravilhosa eu fiquei com uma dúvida, perdoe por favor se a minha pergunta parecer estupida...=))) Queria perguntar se as cenouras tem que ser cozidas ou tem que ser frescas e duras para depois bater tudo no liquificador?
Obrigada por seu blog, Patricia!!! =)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Miuda! Seja muito bem-vinda!
O seu português é EXCELENTE, menina! Parabéns!
As cenouras são cruas mesmo neste bolo - um beijo!

Ana Paula Rocha disse...

Eu já havia tentado várias receitas e esta foi a única que funcionou e ainda tem o gosto do bolo da minha avó. Adorei.

Patricia Scarpin disse...

Ana Paula, que notícia boa - me deixou muito feliz!
Obrigada por vir me contar.
Beijo!

Mari disse...

Patrícia, sabe o que costumo colocar e fica uma delícia??? Coco ralado!! Se for seco, deixo de molho no leite um pouco e retiro o excesso de líquido antes de misturar à massa. Fica delícia!!!!

Amanda disse...

Fiz essa receita hj e estou com vontade de chorar de tão boa!!! :) obrigaaaada

Patricia Scarpin disse...

Mari, hum! Adorei a idéia, deve ficar delicioso mesmo!

Amanda, que notícia ótima, adorei saber! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!

Anônimo disse...

Paty, é tudo isso de açúcar mesmo?? Fiz, mas coloquei um pouquinho menos. A foto tá linda, ele parece super apetitoso! beijoss

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo - sim, a quantidade é essa mesma. O seu bolo deu certo com menos açúcar?
Bj!

Unknown disse...

Fiz e amei! Obrigada por compartilhar!