segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Pastel

English version

Depois de ver os pastéis maravilhosos da Eliana, resolvi arriscar a fazer a massa em casa e assim postar a receita em inglês, também.

A massa leva poucos ingredientes e os pastéis ficaram bem gostosos! O único porém foi o fato de eu não ter cilindro e ter aberto a massa no rolo de macarrão – foi bem difícil...
Fiz uma vinagrete bem gostosa para acompanhar:

Fiquei pensando o tempo todo em como já estava queimando as calorias antes mesmo de ingeri-las... ;)

Pastel

500g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cachaça
água morna para dar o ponto

Recheio de sua preferência – fiz de palmito e queijo
Coloque a farinha, o óleo, a cachaça e o sal em uma tigela e misture. Vá adicionando água morna aos poucos e sove até a massa se tornar homogênea, macia porém firme.
Abra porções da massa com um cilindro até que fiquem bem fininhas, coloque porções de recheio em um lado da massa e cubra com a outra metade.

Corte dando formato aos pastéis.
Aperte bem as extremidades com um garfo para que os pastéis fiquem bem vedados e não abram durante a fritura:

Mantenha os pastéis separados uns dos outros com filme PVC ou plástico:

Frite em óleo bem quente até que dourem e escorra-os sobre papel toalha:

Rend.: 16 pastéis de aprox. 15x7cm cada.

18 comentários:

Flávia disse...

Seu blog é simplesmente delicioso... essés pastéis me deram água na boca.
Bjs

Márcia disse...

Adooor, mas hoje em dia tento evitar por causa do colesterol... E qdo faço é de massa pronta, menina, que não tenho paciênca pra essa massa, não...
Beijos!

Cinara disse...

Pat, também adoro pastel, mas concordo com você que é super difícil abrir a massa no rolo, amiga! Mas como você disse, aproveitou para queimar umas calorias *antes* de comer... ;o) Bjs!

Akemi disse...

Que deliciosos, Patricia! Mas eu não sei se teria paciência para abrir no "muqui", não! Esse de palmito saltando para fora está de morder o monitor! rsss

Valentina disse...

MEnina, estou de bucho cheio mas tenho olho grande. Lindérrimo este pastel amiga. Ficaram muito bonitos mesmo. E com uma pinta.....

Agdah disse...

Só faltou o caldo de cana pra eu morrer do coração agora.

Eli disse...

Patrícia que coisa mas linda ficaram seus pasteis! Obrigada por fazer uma receita minha! Menina esse de palmito está de MATAR!

Silvia Arruda disse...

Pat do céu, seus pastéis estão lindossss!!! Que delícia!!! Adoro principalmente os de palmito!! Dá um pedacinho?? ;D

Lua Limaverde disse...

Patricia, que pastéis lindos, amiga! Também quero um! Eu amo pastel, nem ligo se engorda (rs).
Eu sempre fico pensando como as pessoas fazem com receitas que levam bebidas. Dá vontade de ir em um bar e pedi uma dose só pra receita (rsrs). Beijos!

Lua Limaverde disse...

correção: "pedir" (sorry).

Marcia da Paz disse...

Pat que delicia, com o rolo ninguem merece mesmo, mas como é uma forma de queimar as calorias ta valendo né, se acredita q fiz pastel tb esse final de semana rsrsrs bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Flavinha! Obrigada pela visita, espero que volte mais vezes!

Marcinha, eu também não como sempre, aliás, fazia um tempão que não comia pastel, matei a vontade!

Cinara, foi um calorão abrir a massa, risos, quase morri de dor no outro dia. Foi uma malhação express!

Akemi, obrigada! O de palmito ficou bem bacana, mesmo, mas o João gosta mais de queijo.

Tina, também sou "zoiúda", amiga, te entendo! risos
Obrigada, querida!

Agdá, tb sou doidinha por caldo de cana e nunca mais tomei depois daquela epidemia de barbeiros nas canas. :(

Eli, eu é que agradeço vc postar tanta coisa boa, tem muitas outras receitas suas que estou doida pra fazer, querida!

Si, se eu pudesse fazia uma super quentinha pra vc e despachava! :)

Luna, pena vc estar longe, amiga!
Bebida tem uma coisa boa que é não estragar - tenho cachaça em casa pois fiz trufa de caipiroska na Páscoa passada e sobrou. Ah, tb porque o João faz caipirinha pra mim de vez em quando. ;)

Marcinha, o Raul deve adorar pastel, tenho certeza! Lembra da feira que tinha na rua de cima da nossa escola? :)

Beijos a todas!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Pastel feito em casa!!! aaah, que maaaraviilhaaaa! estou sentindo ate o cheirinho, que delicia! beijao,

Cris disse...

Que delícia! Estou vendo que você também está colocando em inglês, mas fico com preguiça de traduzir o blog todo... minhas amigas de US estão pedindo... Bjs

Patricia Scarpin disse...

Fer, você é so sweet - thank you, dear!
Ficou gostoso!

Cris, vc deveria traduzir - cada coisa gostosa que vc faz... ;)

Elvira disse...

Fiquei com água na boca só de ver as fótos...

Anônimo disse...

acho que estes pasteis, em portugal, se chamam "chamuças"

Anônimo disse...

acho que estes pasteis, em portugal, se chamam "chamuças"