sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Pão de banana e chocolate do Bill

English version

Bill’s choc banana bread

Eu tinha umas bananas maduras no freezer e precisava usá-las.
Imprimi esta receita maravilhosa da Ivonne, pendurei na porta da geladeira, mas na hora de preparar os ingredientes...

As bananas estavam moles demais e eu não consegui cortá-las em cubinhos – apenas amassá-las. Corri pra Internet e peguei esta receitinha do Bill Granger, que achei no site da Nigella.

O pão é simplesmente delicioso – o docinho das bananas e o amarguinho do chocolate são perfeitos juntos.
Tentei com todas as minhas forças comer só uma fatia – totalmente em vão.

Fiz meia receita e usei uma forma de 19x8cm – ela tem só 5cm de profundidade então fiquei com receio de fazer a receita inteira e a massa derramar.

Pão de banana e chocolate do Bill

250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
125g de manteiga sem sal, amolecida
250g de açúcar
4 bananas maduras, amassadas
2 ovos, ligeiramente batidos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
175g de gotas de chocolate amargo, meio-amargo ou ao leite – usei meio-amargo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de pão de forma de 19x11cm.

Peneire a farinha e o fermento em pó em uma tigela grande.
Misture a manteiga, o açúcar, as bananas, os ovos, a baunilha e as gotinhas de chocolate em uma outra tigela.
Adicione aos ingredientes secos e mexa levemente, tomando cuidado para não misturar demais.
Despeje a massa na forma preparada e asse por 1 hora e 15 minutos – faça o teste do palito.
Deixe na forma por 5 minutos e depois inverta o bolo numa grade para esfriar.

Rend.: 8-10 fatias.

26 comentários:

Silvia Arruda disse...

Patricia, seu pão ficou lindão e deve ter ficado muito saboroso!!!

Marcia da Paz disse...

Nossa que delicia, ficou muito lindo tb ....vc consegue da jeito pra tudo rsrsrs bjs

Lua Limaverde disse...

Que pão lindo! Coincidência nós duas na banana e no chocolate! Parece uma delícia! Beijos!!!

Valentina disse...

Pat, este pão é tudo de bom. E o teu ficou lindo.Gostei de ver o teu joge de cintura. bjocas.

Cinara disse...

Pat, acabei de comentar o bolo de banana e chocolate da Luna! Também adoro essa combinação! E com certeza, com as gotas de chocolate ao leite não ficaria tão bom. Eu só uso gotas de chocolate meio-amargo. Beijinhos!

Cris disse...

Hum... assim eu não emagreço! Eu amo estes "pães" americanos! Bjs!

Akemi disse...

Falou em banana, já fico com as antenas ligadas! Parece delicioso! Vou experimentar!

Karen disse...

Acabei de ver o bolo de banana e chocolate da Luna, voces estao sintonizadas!

Patricia Scarpin disse...

Silvia, obrigada!! Ficou gostoso, sim, e foi difícil segurar a gula. risos

Marcinha, obrigada, amiga! Acho que desse aqui o Raul iria gostar!

Luna, teu bolo ficou um espetáculo!

Tina, obrigada - tive que me virar, mesmo, amiga.

Cinara, obrigada! Tb prefiro as gotinhas mais amarguinhas para receitas doces assim.

Cris, nem eu emagreço, querida! risos

Akemi, eu pensei em ti, amiga, sabia que iria gostar!!!

Karen, vc viu que transição de pensamento?? :)

Beijão!

Anônimo disse...

Quero ir comprar bananas para fazer esse pão ainda hoje. Tá lindo demais.

Anônimo disse...

Patricia, mais um pão e ficou bonito...e a banana com o chocolate combinam muito bem, deve ter ficado bem saboroso!!!
Beijos

Regina disse...

Que combinação deliciosa! E vc e a Luna combinaram rsrsrs Pat, vc congela banana? Nunca tinha feito isso... bjs

Eli disse...

Patrícia o pão está DEMAIS!

Patricia Scarpin disse...

Jê, obrigada pela visita! Espero que vc goste da receitinha!

Cris, obrigada!! Ficou saboroso, sim!

Regina, eu dei risada da nossa sintonia.
Congelei seguindo uma dica de um dos livros que comprei.

Obrigada, Eli!

Anônimo disse...

Olá!
Acabei de fazer esta receita, ainda não provei...mas parece que vai saber muito bem =)
Obrigada

Gastronomia fanor disse...

OI, essa é primeira vez que participo de um blog.
Sou formada em gastronomia e domingo fiz a receita do pão de banana com chocolate. Fiz algumas modificações e o resultado foi maravilhoso. Sempre faço bolo de banana, logo resolvi mudar e fazer a receita.
Aqui em Fortaleza não tem os pingos de chocolate entao cortei a barra de chocolate meio amargo em cubinhos pequenos e o açúcar que usamos aqui em casa é o Demerara. O resultado do pão ficou divino...muito bom mesmo.
Obrigada pela receita e até a próxima

Christiane disse...

Patrícia, que delícia esse pão!
Só modifiquei uma coisa: não tinha essência de baunilha, então coloquei um produto chamado "Açúcar de baunilha", da Mix. O aroma ficou bem leve e o sabor muito bom.
Meus parabéns pela receita e obrigada por compartilhá-la na internet conosco.
Suas escolhas são maravilhosas, parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Christiane!
Obrigada a você por vir me contar sobre a receita, adorei saber!
Um beijo!

Anônimo disse...

boa tarde!olha acabei de fz esta receita, gente ficou DIVINOOOOO, e é muito fácil de fz!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo! Que bom que vc gostou, obrigada por vir aqui me contar!

ZÉLINHA disse...

Há muito tempo que vi esta sua receita, gostei e resolvi fazer. Coloqueia-a hoje no meu blog referenciando o seu blog. Espero que goste das minhas experiências como eu tenho gostado das suas.

Beijinhos

beatriz terenzi disse...

Patrícia, frequento seu blog desde, sei lá, 2008? Já fiz diversas receitas, mas acho que essa é a campeã, viu?

Já virou a escolha automática para presentear os amigos, e no momento tenho dois no forno pra dar de Natal!

Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Beatriz, que notícia boa! Adorei saber que você gostou da receita (do Bill Granger, sempre ótimo) e que gosta tanto a ponto de dar como presente. Um beijo pra vc!

Anônimo disse...

POSSO RETIRAR AS GOTAS DE CHOCOLATE???? E MANTER O RESTANTE DA RECEITA? sE ALGUEM SOUBER, MANDA UM EMAIL?

AIRIOTAKE@YAHOO.COM.BR

Luciana Faria disse...

Fiz esse pão hoje e adorei demais! Usei açúcar mascavo e coloquei um pouquinho de canela e um toque de flor de sal. Ficou ótimo, já é uma das minhas receitas favoritas. =)

Adoro seu blog!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Luciana! Eu é que adorei saber que a receita deu certo - que idéia ótima adicionar canela!
Beijo e obrigada por me contar!