segunda-feira, setembro 11, 2017

Financiers de coco e tangerina, vídeos e textos

English version

Coconut tangerine financiers / Financiers de coco e tangerina

Estava conversando com meu marido outro dia sobre as razões pelas quais ainda mantenho o blog, mesmo depois de onze anos – lhe contei que hoje em dia as pessoas querem mesmo são vídeos de receita e que muita gente diz que blogs são coisa do passado.

A conversa começou porque eu estava procurando uma resenha sobre um produto para cabelo e só encontrava vídeos. Eu não queria vídeos, queria texto, e não havia quase nenhum. Até aquele dia sempre dissera para o meu marido que não gravo vídeos de receita porque não tenho tempo (o que é verdade), entretanto me caiu uma ficha gigante: com pouquíssimas exceções (como as lindezas que a Isadora faz), eu não gosto de vídeos de receita – prefiro texto sempre que possível. Gosto de ler as ideias das pessoas e fico feliz quando leem as minhas também.

Estes financiers são o resultado da substituição da farinha de amêndoa por coco, e um sabor tão tropical combinou lindamente com o toque cítrico da tangerina. A receita vai para todos vocês que ainda acham que vale a pena ler blogs, e dentro de alguns dias postarei outra receita deliciosa usando o suco das tangerinas, já que nos financiers vão somente as raspas da casca.

Financiers de coco e tangerina
receita minha

- xícara medidora de 240ml

3 colheres (sopa) – 30g – de farinha de trigo
2/3 xícara (67g) de coco ralado, sem adição de açúcar
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
1 pitada de sal
raspas da casca de 2 tangerinas
3 claras grandes (84g)
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e fria
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, o coco, o açúcar, o sal e as raspas de tangerina. Junte as claras e misture. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Preaqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga 12 forminhas com capacidade para 2 colheres (sopa) cada.
Divida a massa entre as forminhas e asse por cerca de 10 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas forminhas sobre uma gradinha por 5 minutos. Desenforme com cuidado e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 12 unidades

30 comentários:

Anônimo disse...

e continue assim... Eu ADORO textos, não tenho paciência para vídeos hahahaha vai entender...

Unknown disse...

Eu também prefiro textos. Estes ão mais sucintos e geralmente melhor elaborados do que qualquer vídeo. A maioria dos blogs que migraram para o vídeo me irritam hoje em dia. E que receita diferente. Não tenho as forminhas de financiers, infelizmente.

CRISTIANE LARA disse...

Eu prefiro ler também. Adoro blogs e o seu, Patricia, é muito lindo e vale a pena sempre olhar para ele e ler... Até sinto o cheiro das receitas que você prepara...rs. Os Financiers estão fofos ! ;)

Gourmet disse...

Estou com você, Patricia, texto é muito melhor! Que venham outros dez anos para o Technicolor Kitchen!

Dani disse...

Amo textos, ODEIO vídeos. Keep up the good work ;)
Sério, vídeos de culinária são uma péssima ideia. Não dá pra saber as quantidades, volta e meia o povo se distrai e fica batendo papo em vez de falar da comida, e aquele tanto de desperdício das raspas... Quando é pra cozinhar de verdade (e não só ficar passando tempo na internet, food porn legítimo) nada substitui um texto.
Beijo!!

Raquel (NY) disse...

Eu também adoro textos, principalmente os seus. Obrigada pelos 11 anos.

Thaís disse...

Adoro todos os seus textos, e fotos, e receitas! Também sinto essa sede de leitura sobre uma receita, é outra pegada, totalmente diferente. Que seu blogue dure muitos outros anos ainda!

OBS - as claras não precisam ser em neve?

Unknown disse...

Por favor, continue!!! Os vídeos nunca serão suficientes, alguns são legais mas a maioria não consegue detalhar tudo. Aqui temos uma fonte inesgotável de maravilhas detalhadas e bem baseadas, lindas fotos, tanto carinho, tanto cuidado em cada detalhe. E o texto, ai, sintético e ainda assim cheio de bossa.
Beijos, querida Pati.<3

Unknown disse...

Por favor, não acabe com seu blog!Embora não comente eu leio com muito interesse. Vídeos são coisa chata a maior parte das vezes.
Um abraço aqui de Portugal e votos de muitas felicidades.

Li disse...

Por mim, adoro ler teus textos e preparar as receitas sempre simpáticas e deliciosas. Estou me dando conta de que, no teu caso específico, nem sinto falta de videos...

Vivi disse...

Podemos até não comentar com frequência, mas adoramos seu blog! Eu prefiro muito mais ter a receita em mãos (ou impressa ou na tela do celular) do que ficar ouvindo alguém falar!
Obrigada pelos 11 anos!

Unknown disse...

Eu também gosto é de ler! E ver fotos lindas! ;) Obrigada!

Roberta disse...

Eu não tenho paciência para vídeos de culinária. Textos são muito mais práticos, você pode acessar a qualquer momento, ir direto à informação que precisa e ainda por cima sem incomodar as pessoas ao redor.
Seus textos são uma delícia maior ainda que suas receitas. Não canso de agradecer sua paciência e generosidade conosco, seus leitores.
Beijos.

karla dani disse...

Textos e vídeos têm seu espaço, mas eu continuo seguidora dos blogs. não desista de nós, leitoras!!

Anônimo disse...

Continue assim, adoro teus textos e acho que demanda menos tempo ler que ver um vídeo. Os vídeos da Isadora são um amorzinho, mas confesso que não tenho tido paciência de assisti-los ultimamente...

Suzana Soares disse...

Oi Patrícia!
Por favor não deixe de escrever! Também não gosto de vídeos.
Mas gosto menos ainda daqueles que é só o vídeo da receita acontecendo, sem a pessoa falar e trocar ideias...
Para mim, e-mail do seu blog entrando na caixa sempre é motivo de alegria.

Marise disse...

Patricia, sou encantada com seus textos e suas receitas mais ainda. Continue por favor...
Felicidades!!!!

Alessandra Ramos disse...

Amore

Sou dessas que quase não vê video, mas leio os blogs de ponta a ponta. Não sei explicar, mas tenho agonia de video, sem contar que sou movida a musica, e a pagina inicial da minha net é uma rádio da minha cidade + meu email + facebook.

E salvo tudo que vejo no seu blog, mesmo que nunca venha cozinhar na vida (a primeira vez que ouvi falar em ruibarbo foi aqui e acho que nunca verei pessoalmente, ao menos nao aqui em Salvador).

bj

Hevelyn Mori disse...

Eu prefiro com certeza os seus textos do que a poluição sonora da maioria dos vídeos de receitas!!! Continue com seu lindo blog por favor!!! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários e pelo carinho! Vocês são demais! <3

Unknown disse...

Eu amooooo seus textos !
E amo (alguns) canais de receitas.
Sempre tem espaço pra quem é talentoso <3
beijão

Janaina disse...

Eu assisto alguns poucos programas de culinaria, como Rita Lobo e Nigella, e vejo apenas uma youtuber, a Dani Noce. O que gosto mesmo são blogs, com fotos e textos lindos como o seu, Patricia!!! Por favor, continue!

Janaina disse...

Ah! o coco ralado é fresco ou pode ser a farinha de coco seca, não adoçada?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Janaina! É o coco ralado de saquinho mesmo - o fresco azeda muito rapidamente. Beijo!

Unknown disse...

Adoro seus textos e suas receitas. Me identifico muito! Seu blog nunca pode acabar, prefiro mil vezes ler uma receita a assistir um vídeo. Continue assim!

Unknown disse...

Certa vez tive essa dúvida, porque será que a Patrícia não faz vídeos? Acompanho muitos canais relacionados a culinária, e muitos interrompem os envios ou mudam a proposta do canal. Salvo o dá Isadora e mais alguns. Era apaixonado pelo canal do Banquete, e foi interrompido exatamente pelo motivo que você falou: tempo. Se suas receitas irão aparecer pra mim no Instagram por mais 11 anos, pra que eu venha correndo pró blog, então não preciso de vídeo algum!!!!

Letrícia disse...

Suspeito que isso possa ter a ver com a idade - tenho primos mais de uma década mais jovens que gostam de cozinhar mas não curtem livros de receitas - eles preferem a agilidade de um vídeo à possibilidade de evocar memórias, contar pormenores e apresentar dicas do texto. Pessoalmente, curto o texto, mesmo. Vídeo como complemento do texto é legal, mas dispensável. O contrário, não.

Tô encontrando tanta tangerina no mercado! Acho que vou fazer esses financiers qualquer dia desses!

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Henrique, que comentário mais querido! Muito obrigada!

Lê, faz sim, querida! Espero que você goste. Beijo!

Bianca Frauches disse...

Nunca comentei aqui, mas lendo esse post resolvi me manifestar. Por favor, não acabe com seu blog nunquinha. Não leio diariamente, admito. Mas sempre que tenho tempo para me dedicar a uma leitura agradável, a buscar coisas que alimentem minha alma, dou uma passada aqui. Acho seu trabalho no blog fantástico. Parabéns!

Anônimo disse...

Leio seu blog há anos e, pelas suas postagens, deduzo que regulamos idade (fiz 38 esse ano).
Sou da geração texto e leitura, e tenho enorme resistência a vídeos. Por favor, nunca pare com o blog. Já fiz muitas receitas daqui, algumas salvei - em texto do Word, claro! - no meu computador para servir de referência futura e ficaria muito triste em saber que você se rendeu ao Youtube.
Blogs são ultrapassados, sim, mas quem resiste a esse ar nostálgico de internet dos anos 2000 deles? Sejamos as sobreviventes! Beijos doces!