sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Quadradinhos de biscoito com chocolate e amêndoa e o Oscar

English version

Toffee squares / Quadradinhos de biscoito com chocolate e amêndoa

Este ano me senti menos preparada para o Oscar comparando com anos anteriores, pois não vi muitos dos filmes que concorreram ao prêmio, mas me diverti do mesmo jeito – eu tinha meus preferidos mesmo entre os filmes que ainda não vi.

Michael Keaton não levou a estatueta para casa, infelizmente: é difícil competir com um papel tão ao gosto da Academia como o de Eddie Redmayne, todo mundo sabe que o Oscar adora papéis assim – a “cota das doenças”, como li na timeline de uma amiga – mas foi alegria pura ver Alejandro Iñarritú subir ao palco tantas vezes (pena o prêmio mais importante da noite ter sido entregue por um idiota).

Ainda não vi “Whiplash” e “Boyhood”, mas adorei as vitórias de Patricia Arquette e J. K. Simmons e seus discursos, também – minha xará arrasou com aquele discurso, não? E Graham Morton foi outro que matou a pau.

O que eu acho chatérrimo no Oscar são os números musicais – é sempre a hora em que aproveito pra ir ao banheiro ou beber água. E Lady Gaga canta muito e tal, mas precisava a homenagem a “A Noviça Rebelde” ser tão longa? o_O

[Preciso confessar uma coisa: eu tenho o coração peludo e acho o filme chatérrimo. Não me odeiem.] :)

E vocês, o que acharam do Oscar?

O final de semana chegou e vou tentar colocar os filmes do Oscar em dia, e nada melhor do que um docinho para acompanhar a sessão de cinema: estas barrinhas são super fáceis de fazer e é provável que vocês tenham todos os ingredientes em casa.

Quadradinhos de biscoito com chocolate e amêndoa
um nadinha adaptados do Epicurious

- xícara medidora de 240ml

Base:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 gema grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/8 colher (chá) de sal
2 xícaras (280g) de farinha de trigo

Cobertura:
280g de chocolate meio amargo, bem picadinho ou em gotas – usei um com 53% de cacau
1 ¼ xícaras de amêndoas com a pele, tostadas, frias e picadas grosseiramente

Base: preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 22x32cm, forre-a com papel alumínio e unte-o também (eu usei uma forma de 20x30cm com fundo removível).

Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média até obter um creme claro, 2 minutos aproximadamente. Junte a gema, a baunilha e o sal e bata. Raspe as laterais da tigela. Desligue a batedeira, acrescente toda a farinha e então ligue em velocidade mínima, batendo apenas até que uma massa se forme – a massa é bem espessa. Espalhe no fundo da forma preparada, pressionando – usei uma espátula pequena (como essa) e achei que facilitou bastante o trabalho. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e asse no centro do forno até que doure levemente no topo, 20-30 minutos.

Retire a forma do forno e espalhe o chocolate sobre a base de maneira uniforme. Volte a forma ao forno por 1 minuto, retire e espalhe o chocolate derretido sobre toda a base. Espalhe as amêndoas sobre o chocolate e pressione levemente com as pontas dos dedos para que elas se fixem no chocolate.

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha*. Com uma faca afiada, corte em quadradinhos ou barrinhas e retire com cuidado da forma.

* o meu chocolate não firmou em temperatura ambiente, então deixei na geladeira por 1 hora para firmar (não deixe mais do que isso, pois a base endurece muito e ficará difícil cortar as barrinhas).

Rend.: 24 unidades

6 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que bom aspecto ficaram esses biscoitos...

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/fettucine-de-abobora.html

Vi Furrati disse...

E eu que assisti e torci sem ter visto NENHUM dos filmes!

Blog da Fênix

Quéroul disse...

mas como é que eu perdi essa postagem, menina?

bem, eu acho a lady gaga chatérrima, mas achei fofo lindo amado e luxuoso ver a Julie Andrews emocionada. eu sou fã da noviça, cê sabe.

e eu detesto Iñárritu, mas acabei gostando dele por causa do discurso dele, mandando um kalaboki pro bobão do Sean Penn. confesso que na hora, por causa de meu desgosto pelo Iñá eu não tinha ligado pra master groselha que o Penn tinha falado - ainda mais pq eu tava com sono, e de saco cheio daquele saco cheio da apresentação do Penn, que horror! mas o cara foi palhaço, muito. e aí, acabou que eu tive que ficar do lado do mexicano, o que amenizou minha inimizade... mas ainda acho que o filme do passarinho não é tudo isso não.

ah, assisti outro dia Relatos Selvagens, é bem bacana, mas eu nem imaginava que fosse daquele jeito, bem violentinho. bom filme, os argentinos são sempre tão lindos, né?

e essas amêndoas, AFE.
<3

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Me atualizando nas postagens... E engordando kilos com suas delícias!!!
Amei essa receita! Patrícia, uma dúvida, a parte do biscoito fica parecida com a massinha de um cheesecake ou estou enganada/viajei?

bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cin - não, a base é um shortbread mesmo. Bj!

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Obrigada Patricia! Bj