Friday, February 06, 2015

Brownies com chocolate branco e cerejas secas

English version

Dried cherry and white chocolate brownies / Brownies com chocolate branco e cerejas secas

Adoro alimentar pessoas e por isso me ofereço para levar a sobremesa quando alguém me convida para uma refeição em sua casa. Brownies são sempre uma ótima pedida, todo mundo adora e quando há muita gente faço logo uma leva usando uma forma de 20x30cm, assim os brownies rendem o suficiente para que todos possam repetir caso queiram.

Eu sou uma formiga e tendo a acreditar que todo mundo é, também. :D

Fiz estes brownies para levar a um churrasco séculos atrás e eles foram um sucesso: bem úmidos – não acho que chamá-los de “cremosos” seja um erro – com um bom equilíbrio entre o docinho do chocolate branco e o azedinho das cerejas.

Além de saborosos, estes brownies são bem práticos: usa-se apenas uma panela para fazer a massa – em tempos de escassez de água, quanto menos louça para lavar, melhor.

Brownies com chocolate branco e cerejas secas
um tiquinho adaptados do delicioso Better Homes and Gardens Baking: More than 350 Recipes Plus Tips and Techniques

- xícara medidora de 240ml

200g de manteiga sem sal
170g de chocolate meio-amargo bem picadinho – usei um com 53% de cacau
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
4 ovos
2 colheres (chá)s de extrato de baunilha
1 1/3 xícaras (185g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 xícara (170g) de gotas de chocolate branco
1 xícara (145g) de cerejas secas, picadas se forem muito grandes

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Em uma panela grande, derreta a manteiga e o chocolate amargo em fogo baixo. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Junte o açúcar e misture com um batedor de arame. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Acrescente a baunilha e misture. Junte a farinha, o bicarbonato e o sal e misture. Incorpore o chocolate branco e as cerejas. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com algumas migalhas úmidas.
Deixe esfriar completamente na forma. Corte em quadrados para servir.

Rend.: 24 unidades

9 comments:

Luciana Leal said...

Brownies!! Amo! E é tão fácil de fazer né? Beijinhos Patrícia!

Drielle Rein said...

Oi Patrícia. Adoro seu blog. Já fiz algumas de suas receitas e são divinas. Nesse brownie será q posso usar cerejas frescas em vez de secas? Beijos

Letrícia said...

Ai, Patrícia, assim você me mata! Eu preciso desses brownies! Preciso!

Ai, tô sofrendo.

Beijos!



Patricia Scarpin said...

Drielle, obrigada! Eu já vi algumas receitas pela net de brownies com cerejas frescas e pareciam lindas, acho que dá certo, sim! Tente enxugá-las bem com papel toalha antes de colocar na massa, para evitar excesso de umidade.
Bjs!

Suellen said...

Paty, suas receitas sempre dão água na boca!!
Heim, me diz uma coisa.. depois de derreter o chocolate e a manteiga e esperar esfriar, os outros ingredientes são colocados apenas na panela, ou tem que estar em fogo baixo?
Obrigadaaa!
beijos

Patricia Scarpin said...

Suellen, achei que com "deixe esfriar" daria para entender que a mistura estaria fora do fogo. Complementei a receita.

Juliana Reis said...

Essa receita é parecida com uma que você postou há muito tempo (brownies fáceis com chocolate branco) que eu faço sempre e é um super sucesso. Fiquei louca para testar essa. Será que dá pra fazer com açúcar cristal, como o outro?

Patricia Scarpin said...

Juliana, que bom que vc gosta daqueles brownies! Estes são um pouquinho mais cremosos. O açúcar que usei é o cristal, mesmo, é que eu acabei não digitando, já corrigi.

Samy said...

OMG!!!!!!!!!
Que tentação ver isso!!!!!!!

Delícia!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails