Tuesday, February 03, 2015

Bolo de xarope de bordo

English version

Maple cake / Bolo de xarope de bordo

Quando comecei o blog, há mais de oito anos, havia vários ingredientes nos meus livros gringos que eu não achava por aqui, ou eram caros demais – por isso, guardei na memória algumas receitas por um bom tempo, apenas esperando por uma oportunidade de experimentá-las algum dia.

As coisas mudaram de lá pra cá e agora vários ingredientes são encontrados por aqui e alguns preços se tornaram mais amigáveis, também. Nas duas vezes em que fui pra NYC trouxe na mala galões gigantes de xarope de bordo, pois aqui o ingrediente é caro, mas ultimamente o tenho visto em tudo quanto é lugar e com um preço menos exorbitante – até trouxe uma garrafinha pra casa, já que os galõezinhos de NY já acabaram faz tempo.

Este bolo é uma delícia e foi um jeito ótimo de usar o meu precioso xarope de bordo – só não curti muito a cobertura, achei doce demais. Eu faria, sim, o bolo novamente e o serviria com uma polvilhadinha de açúcar de confeiteiro e nada mais.

Bolo de xarope de bordo
do delicioso Martha Stewart's Cakes: Our First-Ever Book of Bundts, Loaves, Layers, Coffee Cakes, and more

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (180ml) de xarope de bordo (maple syrup)
½ xícara (100g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (180ml) de creme azedo (sour cream)*

Cobertura:
1/3 xícara (80ml) de xarope de bordo (maple syrup), mais se necessário
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, derretida – meça, depois derreta
2 ½ xícaras (350g) de açúcar de confeiteiro, mais se necessário

Bolo: preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Na batedeira, bata a manteiga, o xarope de bordo e o açúcar em velocidade média até obter um creme claro e fofo, 3-5 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha.

Reduza a batedeira para a velocidade baixa. Acrescente os ingredientes secos em 3 adições, alternando com o creme azedo em 2 adições e bata somente até incorporar. Transfira a massa para a forma e alise a superfície. Asse por cerca de 40 minutos ou até o bolo crescer e dourar (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 25 minutos e então desenforme com cuidado. Retire o papel e inverta o bolo na gradinha, deixando esfriar completamente.

Cobertura: misture o xarope de bordo e a manteiga em uma tigela média. Peneire o açúcar de confeiteiro por cima e vá misturando até obter uma consistência cremosa. Junte mais açúcar ou xarope de bordo se necessário. Espalhe sobre o bolo e deixe secar por pelo menos 15 minutos antes de servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte a mistura fica bem cremosa – leve à geladeira para ficar mais espessa ainda)

Rend.: 8-10 porções

3 comments:

Susana Machado said...

Que bom aspecto!
Lindo!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Cassis @Cozinha Legal said...

Xarope de bordo é caro mesmo. Achei a um tempo atrás no Sam's Club, o vidro com 200ml estava R$30
Ganhei um vidrinho e curtia cada momento, parecia ouro. :P

Patricia Luck said...

Posso me considerar sortuda por ter um casal de vizinhos que trouxeram três latas de xarope de maple diretamente do Canadá para minha despensa.
Porém (há sempre um porém)...meu marido usou uma parte para fazer cerveja (deliciosa por sinal), fiz pão duas vezes e meus filhos adoram comer o xarope com panquecas.
Resta-me 1 lata!!!
Guardarei com carinho essa receita!
Obrigada!

Related Posts with Thumbnails