Wednesday, February 11, 2015

Barrinhas de limão taiti e lavanda e virando titia outra vez

English version

Lime lavender bars / Barrinhas de limão taiti e lavanda

Quem me segue no Instagram talvez tenha visto que eu me tornei tia mais uma vez: dias atrás o bebê do meu irmão chegou ao mundo e nos deixei imensamente felizes! <3

Meu sobrinho é uma fofura, lindo demais, e eu fiquei com ele nos braços um tempão ontem. Depois que eu dei mamadeira para ele e o fiz arrotar, ele pegou no sono no meu colo e dormiu profundamente – melhor sensação do mundo. Voltei para casa com o coração cheio de amor e alegria e me sentindo incrivelmente inspirada, por isso fui para a cozinha e cozinhei um pouquinho. Estas barrinhas de limão taiti e lavanda foram uma das receitas que testei e elas ficaram ótimas, a lavanda dando uma dimensão diferente ao sabor cítrico.


A inspiração continua forte e há outras delícias que quero preparar – enquanto isso, deixo vocês com as barrinhas e eu fico aqui morrendo de saudade do meu pequenino, doida para vê-lo logo outra vez. <3

Barrinhas de limão taiti e lavanda
adaptadas de dois livros ótimos: The Beekman 1802 Heirloom Dessert Cookbook: 100 Delicious Heritage Recipes from the Farm and Garden e Chewy Gooey Crispy Crunchy Melt-in-Your-Mouth Cookies by Alice Medrich

- xícara medidora de 240ml

Base:
¾ colher (chá) de lavanda seca
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida
¾ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (140g) de farinha de trigo

Cobertura:
1 xícara (200g) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos
raspas da casca de 2 limões taiti grandes
½ xícara (120ml) de suco de limão taiti
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.

Base: em um pilãozinho, macere a lavanda e o açúcar até que os botõezinhos de lavanda fiquem menores. Transfira para uma tigela média, junte a manteiga, a baunilha, o sal e a farinha e misture até incorporar. Pressione esta massa na forma preparada de maneira homogênea, preenchendo todos os cantinhos. Asse por 25-30 minutos ou até a base assar completamente, dourar bem nas extremidades e estar dourada no centro.

Cobertura: em uma tigela grande, junte as raspas de limão e o açúcar e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a farinha. Acrescente os ovos e misture bem com um batedor de arame. Acrescente o suco, a baunilha e o sal, misturando bem. Quando a base estiver pronta, reduza o forno para 150°C e deslize com cuidado a grade para fora (ou a forma, caso a grade seja fixa). Derrame a mistura sobre a base e volte ao forno por mais 20-25 minutos ou até a cobertura firmar e não balançar no centro quando a forma é movida.

Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em quadradinhos para servir.
Guarde em recipiente hermético, na geladeira, por até 3 dias.

Rend.: 16 unidades

9 comments:

Susana Machado said...

Tao bom!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Cassis @Cozinha Legal said...

Bebês são a coisa mais gostosa desse mundo. Aproveita bastante, q logo ele vai estar por ai correndo atras de você. =)

Vi Furrati said...

Nunca cozinhei com lavanda, nem sei onde encontrar pra comprar...

oblogdafenixx.blogspot.com

Patricia Scarpin said...

No Mercadão tem, Vi Furrati, e creio que na Bombay Temperos tb.

Luciana Leal said...

Ser tia é o máximo! Desde minha adolescência eu queria muito ser tia e hoje eu tenho uma sobrinha de 16 anos a Carolina que é a minha vida! Garrinhas de limão, que delicia!

Carol Moraes Maia said...

Eu vi a foto no Facebook do seu pequeno! Quanta alegria!! Acho que ser tia é sem sombra de dúvida uma das coisas mais gostosas desse mundo!! E o que é que esses pequenos tem que hipnotizam a gente desse jeito, hein? Eu sou doida pelas minhas sobrinhas! E você estava gatona e super realizada com o pequeno nos braços! Parabéns!! E deliciosos as barrinhas cítricas... Qualquer hora vou pregará-las e volto aqui para contar pra você. Beijo grande!!

Priscila - Receita Esperta said...

Parabéns por ser tia, bebes são lindo,deve ser uma delicia.
Adorei as barinhas cítricas...

Beijos, fica com Deus
Pri
http://www.receitaesperta.com.br/

glaucia maria gripp said...

Patricia, vc eh uma querida e ve-la falar assim de seu sobrinho me faz gostar ainda mais de vc. Bj da fanzoca q acompanha seu blog desde muito...

Patricia Scarpin said...

Glaucia, obrigada pelo carinho! 💜

Related Posts with Thumbnails