domingo, fevereiro 15, 2015

Bolo de chocolate (Devil’s food loaf)

English version

Devil's food loaf / Bolo de chocolate (Devil's food loaf)

Já lhes disse que bolos de chocolate não me seduzem tão facilmente, mas há vezes em que dá vontade de fazer alguma coisa de chocolate e só de chocolate, e da última vez que isso aconteceu eu me lembrei do bolo Victoria de chocolate da Annie Bell que fiz anos atrás e soube que se fizesse uma de suas receitas ficaria feliz com o resultado.

Adoro como certos autores me vem automaticamente à mente quando quero algo bem específico.

O resultado foi mesmo ótimo: um bolo bem mais simples, feito na forma de bolo inglês, com uma cobertura encorpada e deliciosa que transforma o bolo em uma sobremesa bem boa. É claro que se a ideia for um bolo para o chá da tarde ou café da manhã dá para omitir a cobertura e servi-lo com uma chuvinha de açúcar de confeiteiro, apenas – ainda assim é um bolo bom. Mas para quem quer algo um tantinho, digamos, mais pecaminoso, para encerrar um jantar ou para acompanhar uma sessão de filme no sofá, a cobertura é obrigatória – tenham certeza de que não se arrependerão.

A Annie Bell escreve para o Daily Mail e para quem entende receitas em inglês recomendo muito as colunas dela.

Bolo de chocolate (Devil’s food loaf)
um tiquinho adaptado de Annie Bell

Bolo:
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 ovos médios*
1 1/3 xícaras (233g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (120ml) de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura:
60g de chocolate meio-amargo ou amargo, picadinho – usei um com 70% de cacau
1 colher (sopa) - 14g - de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado (meça, depois peneire)
2 colheres (sopa) de leite integral
½ colher (sopa) de mel

Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel manteiga e unte-o também. Em uma tigela pequena, misture o cacau e 100ml de água fervente usando um batedor de arame. Junte o bicarbonato, misture e deixe esfriar por 20 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

Usando a batedeira, bata os ovos, o açúcar e o óleo em uma tigela grande até obter um creme homogêneo. Junte a baunilha. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e incorpore. Junte a mistura de cacau e misture. Despene na forma preparada e bata a forma levemente na pia alguma vezes para retirar quaisquer bolhas de ar da massa. Asse por cerca de 1 hora ou até que o bolo cresça (faça o teste do palito). Passe uma faca pelas laterais da forma (em que não haja papel) e deixe o bolo esfriar por 10 minutos antes de desenformar com cuidado. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Remova o papel e transfira o bolo para um prato de servir.

Cobertura: junte o chocolate e manteiga em uma tigela média e leve ao banho-maria (fogo baixo) até que derretam. Ao mesmo tempo, junte o cacau, o leite e o mel em uma panelinha e leve ao fogo alto mexendo até que comece a ferver. Retire do fogo, passe por uma peneira diretamente sobre o chocolate com manteiga e então misture tudo, formando uma cobertura espessa e brilhante. Espalhe sobre o bolo já frio imediatamente, pois a cobertura pode secar rapidamente (se isso acontecer antes de você espalhar sobre o bolo, volte a cobertura ao fogo adicionando 1 ou 2 colheres (chá) de água e misture).

Deixe a cobertura secar por algumas horas antes de servir.
O bolo pode ser guardado coberto em temperatura ambiente por alguns dias.

* como eu só tinha ovos do tipo grande em casa, escolhi os menores da embalagem para usar nesta receita

Rend.: 6-8 porções

17 comentários:

Unknown disse...

nossa eu não sou fã de chocolate, mas esse bolo me despertou um desejo enoooorrrrme!!!

O Cantinho dos Gulosos disse...

eu adoro chocolate e esse bolo está maravilhoso, adorei.


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Vi Furrati disse...

Parece ser bem rico e delicioso!

oblogdafenixx.blogspot.com

Letrícia disse...

Que bolo mais lindo! A cobertura chega a ficar durinha?

Ah, e que prato mais lindo, esse com flores de cerejeira!

Beijos!

Luciana Betenson disse...

Nhami, nhami! Não gosto de bolo de chocolate. e estou sempre a procura de receitas que me façam mudar de ideia. Adorei esta Pat! Beijos.

Paula Mendes disse...

nooossaaa, que massa linda! será que aguenta um bolo de camadas?
em tempo, seu blog está cada dia mais lindo!

Patricia Scarpin disse...

Lê, ela seca sim, mas não fica super dura. Bjs!

Lu Betenson, que bom que vc gostou, querida! xx

Paula, aguenta sim, mas eu não recomendo usar outro tamanho de forma. Se vc quiser dividir o bolo neste formato e rechear, dobre a receita da cobertura. Bj!

Lu Gomes disse...

Oi Patricia!
Só uma duvida na medida da farinha: uma xicara não é 200/220g.
Minha massa caiu da forma...

Patricia Scarpin disse...

Luciana Gomes, não - 1 xícara de farinha é 140g.

Lu Gomes disse...

kkk Tá explicado... Tks

diana disse...

Patricia, acabei de fazer o bolo e na cobertura, duas col. de sopa de leite deixaram uma papa grossa, sem chance de mexer ou peneirar, então coloquei um pouco mais de leite, levando em conta a proporção de líquido do Bolo Vitoria. Acabei de cobrir. Proximo passo: comer!!!!

Patricia Scarpin disse...

Diana, espero que vc goste do bolo!

Sabrina Romano disse...

Pat, semana passada estava totalmente sem voz, e o moço de quem sempre comprei ervas frescas fez um buquê e me deu de presente, disse que mulher sem voz para brigar com o marido não tem graça! Claro que fiquei com um pouco de medo, mas tomei o chá e no mesmo dia já estava melhor! Vim aqui procurar algo com chocolate, que não levasse manteiga, e melhor ainda se fosse na forma de bolo inglês, porque umas descartáveis lindinhas, ótimas para presentear... Obrigada por me salvar mais uma vez!🙏 ah, com relação ao bolo de coco, quase morri de vontade, mas nunca soube que ele tinha esse nome; para mim era bolo de coco gelado de aniversario, que ficava guardado naqueles bolos falsos... Buito bom relembrar isso! Beijo

Patricia Scarpin disse...

Sá, querida, adorei esse feirante! <3
Também adorei saber que vc gostou da receita, espero que quem ganhou os seus mimos também goste!
Obrigada pelo carinho! <3
xx

M Luiza disse...

Querida Patricia, a cobertura minha tambem ficou firme e não consegui peneirar. Assim mesmo misturei com o chocolate derretido. Ficou excelente! Só nāo ficou muito homogenea. Na proxima faço como a Diana, coloco um pouco mais de leite. Abraços, Maria Luiza

Patricia Scarpin disse...

Malu, tem que passar a cobertura pela peneira forçando com a colher, ela é bem espessa mesmo! A peneira tira os grumos de cacau. Que bom que vc gostou mesmo assim! Obrigada por vir aqui me contar. Beijo!

Anônimo disse...

Melhor cobertura de chocolate que já fiz. Amei e obrigada!