quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Espaguete siciliano com tomates, alho e amêndoas e "Ela"

English version

Sicilian pasta with tomatoes, garlic and almonds / Espaguete siciliano com tomates, alho e amêndoas

Continuando com a maratona para ver os filmes indicados ao Oscar deste ano, fiquei extremamente surpresa com o quão tocada fiquei com “Ela” – apesar de às vezes genial, o estilo de Spike Jonze, para mim, beira a loucura (lá juntinho com Michel Gondry), por isso eu realmente não esperava amar tanto o filme.

Joaquin Phoenix é um ator fantástico – a Academia deveria ter serrado o troféu ao meio em 2001 para que ele e Benicio o dividissem – e sua performance em “Ela” é tão sublime que fica difícil encontrar palavras para descrevê-la. Eu facilmente abriria um lugarzinho para ele na categoria Melhor Ator este ano, facilmente votaria em “Ela” para Melhor Filme (apesar de meu amor por “Gravidade”) e definitivamente o escolheria como Melhor Roteiro Original. Depois de ler a sinopse do filme fiquei pensando em como seria possível para Jonze encontrar um meio aceitável de terminá-lo, mas ele o fez e para mim foi perfeito.

Surpresa também, para mim, foi esta receita: quando vi a Nigella preparando o macarrão na TV não pensei que algo tão simples ficaria tão bom – tudo o que você precisa fazer é cozinhar um pouco de espaguete e bater todos os ingredientes do molho do processador. O molho não é cozido, o que torna este prato perfeito para este calor infernal (menos tempo na frente do fogão).

Espaguete siciliano com tomates, alho e amêndoas
um nadinha adaptado do maravilhoso Nigellissima: Easy Italian-Inspired Recipes

200g espaguete (ou outra massa da sua preferência)
100g de tomate cereja
2 colheres (sopa) de parmesão ralado bem fininho
10g de passas claras
1 dente de alho pequeno
1 colher (sopa) de alcaparras (drenadas)
25g de amêndoas sem a pele
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 punhado de manjericão fresco

Cozinhe o espaguete em uma panela grande de água salgada até que fique al dente (siga as instruções da embalagem).
Enquanto isso, prepare o molho: coloque todos os ingredientes restantes (exceto o manjericão) no processador de alimentos e processe até obter um molho pedaçudo.
Antes de escorrer o macarrão, reserve ½ xícara da água do cozimento e adicione ½ colher (sopa) de água ao molho, e pulse ao adicioná-la.
Retorne o macarrão à panela quente, despeje o molho por cima e misture para cobrir toda a massa com ele (junte mais água do cozimento se necessário). Salpique com o manjericão e sirva.

Rend.: 2 porções


7 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

A amêndoa deve ficar mesmo bem.
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Unknown disse...

tenho tantos filmes na lista para ver... mas o tempo, esse malvado, não chega para tudo!
Gosto de receitas simples assim.

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. O macarrão está muito apetitoso. Gosto bastante das receitas e dos programas da Nigella. Acho que só não conseguiria encarar o macarrão de chocolate que ela mostrou numa das séries.
Beijos!

Quéroul disse...

eu amo Spike Jonze, sabe? aquele jeito meio esquizo dele, mas muita coisa me emociona (chorei um dia inteiro com 'Onde vivem os Monstros', gosto do 'Quero ser John Malkovich', e morro com alguns clipes, tipo o do Fatboy Slim e os do Arcade Fire).

quero muito ver Her por causa da ideia que me parece MUITO boa. Starlett (escrevi certo, tá?), dizem, tá demais e que pena não poder concorrer a prêmios. tenho uma relação meio amor&ódio pelo Joaquin, mas vi outro dia aquele 'O Mestre' e, olha, que puta ator (e Seymour-Hoffman, que tragédia né? certamente vai fazer falta).

enfim, ainda tô atrasada na maratoninha, mas certamente vou me botar em dia nos próximos dias.

hum, tô quase curiosa pelo molho do macarrão, mas tiraria as alcaparras...

Patricia Scarpin disse...

Val, aquele macarrão eu também não encararia, não. :D
Bj!

Quéroul, ele é bem edgy, gosto disso. Gosto de diretores que ousam, saem do comum.

Eu acho que vc vai amar "Ela", de verdade. É lindo, emocionante sem ser piegas, nossa, eu fiquei boba com o filme mesmo. Eu acho Joaquin um puta ator, desde "To Die For" - Ele e Nicole arrasam.
xx

Cozinha Perfumada disse...

Isso deve ficar muito bom!! Receita super simples e deliciosa da Nigella Musa!!:) Ficou lindo Patricia!! Beijos

Pimentinha disse...

Bela massa, simples e com toda a certeza deliciosa!