quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Bolo de mel, identificação com personagens e "Philomena"

English version

Honey cake / Bolo de mel

Acho que é parte de assistir a filmes/seriados de TV identificar-se ou não com personagens, analisar se agiríamos como eles em certas situações – por exemplo, eu jamais ficaria em uma cabana no meio da floresta e certamente nunca entraria em um sótão (ou porão) escuro sozinha com nada além de uma vela acesa. :D

Falando de um assunto mais sério, assisti a “Philomena” ontem e no final do filme achei que pudesse ter sido chamado de “Pollyanna”.

Judi Dench está espetacular – como sempre – e há vários momentos engraçados desenvolvidos pela personagem (que me lembrou a minha avó paterna – ela fala o que lhe vêm à cabeça, sem filtro nenhum). Entretanto, me incomodou demais a maneira como Philomena lida com as situações que enfrenta, não consegui entender e por isso não consegui me identificar – na verdade, eu me vi no jornalista, eu teria me comportado bem ao jeito de Martin Sixsmith, ou até pior, creio. SPOILERS Eu teria quebrado aquele convento inteirinho e teria socado aquela freira como se não houvesse amanhã – não haveria perdão para algo tão cruel e monstruoso. FIM DOS SPOILERS

Há uma cena no filme em que o personagem de Steve Coogan está tomando chá e fica doidinho com o bolo servido – eu me senti assim com este bolo de mel: é extremamente simples – sem cobertura, recheio, nada – e ainda assim seu sabor e sua textura são absolutamente divinos. Um par perfeito para uma xícara de chá ou café.

Bolo de mel
um tiquinho adaptado do lindo e delicioso National Trust Simply Baking

115g de mel de sabor suave
115g de manteiga sem sal, amolecida
115g de açúcar cristal
2 ovos médios*
1 colher (chá) de extrato de baunilha
225g de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
cerca de 100ml de leite integral, temperatura ambiente, se necessário
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Se o seu mel estiver muito espesso ou cristalizado, aqueça-o em banho-maria até dissolver e espere amornar.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o mel aos poucos, batendo, seguido dos ovos, um a um. Junte a baunilha. Peneire a farinha, o fermento, o sal, a canela e a noz-moscada sobre a massa e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, misturando de baixo para cima. Se necessário, acrescente o leite aos poucos e misture até obter uma massa que caia da colher em grandes pingos (eu usei somente 60ml dos 100ml pedidos na receita). Transfira a massa para a forma e alise a superfície.
Asse por cerca de 30 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos, e então desenforme com cuidado. Remova o papel e vire o bolo de volta na gradinha. Deixe esfriar completamente e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* sempre compro ovos do tipo grande, então escolhi os 2 menores da embalagem para usar na receita

Rend.: 16 porções

27 comentários:

Paula R. Alvarez disse...

Hmmmmm...bem simples e fácil de fazer né?!
E pelos ingredientes parece ser saboroso! Farei com toda a certeza!
Ainda não assisti esse filme, tenho preguiça de ir no cinema, espero sempre sair na locadora hahaha mas Pollyanna assisti, e AMEI!!! Culpa da minha mãe, que assistia quando era criança e se apaixonou!

beijãozão *

Raquel Alabaça disse...

Gosto muito de bolos que levem mel, acho-os muito aconchegantes :-) Adoro o paladar e depois com a canela é uma combinação divinal. Com erva-doce também fica bom.
Beijinho

Masterchef cá de casa disse...

Bolo de mel é Natal e adoro os sabores de natal o ano inteiro:

Pimentinha disse...

Que delicia!!!

wair de paula disse...

adoro bolo de mel. Uma grande amiga o faz sempre nos feriados judaicos, mesma receita há anos, e nunca me cedeu - apesar da amizade...
vou fazer este também.
abraços

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. Fiz este bolo ontem e ficou uma delícia. O gosto do mel aparece sem ficar enjoativo e a canela dá um toque especial. Até meu marido que torce o nariz pra bolo de meu achou gostoso ;) Esta receita vai pra lista dos favoritos.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Val, querida, que notícia ótima! Eu adorei esse bolo e fiquei feliz sabendo que vc tb gostou!
Bj!

Anônimo disse...

Oi Patrícia, seu blog virou referência quando preciso de uma receita bacana de bolos. Fiz o bolo e ficou simplesmente incrível, adorei a combinação de sabores. Agora estou fazendo o bolo de banan com calda de rum, mal posso esperar para tirar do forno. Beijos! Jéssica

Patricia Scarpin disse...

Oi, Jéssica! Que gostoso ler esse seu comentário, que bom que vc curte o blog!
Adorei saber que vc gostou do bolo de mel, espero que goste do de banana, tb!
Bj!

Anônimo disse...

Voltando para atualizar, o bolo de banana também ficou ótimo. O melhor bolo de bana que já fiz. Você poderia me dar uma dica? Na sua opinião, qual o melhor livro de bolos para investir? Obrigada, beijos! Jéssica

Patricia Scarpin disse...

Oi, Jéssica!
Que bom que o bolo deu certo. Dois livros só de bolos dos quais gosto muito são o da Rachel Allen, "Cake", e o da Martha Stewart:

http://www.amazon.co.uk/dp/0007309058?tag=technikitche-21&camp=2902&creative=19466&linkCode=as4&creativeASIN=0007309058&adid=1EQ54E461SFF8V1SH3WZ&&ref-refURL=http%3A%2F%2Fbibliotecatk.blogspot.com.br%2F

e

http://www.amazon.com/Martha-Stewarts-Cakes-First-Ever-Bundts-ebook/dp/B00CVS0XYM/ref=sr_1_3?s=books&ie=UTF8&qid=1395057080&sr=1-3&keywords=martha+stewart

Beijo!

Anônimo disse...

Oi Patrícia, obrigada pela dica dos livros. Beijos, Jéssica.

Margareth Artiguenave disse...

Ola, Patricia!

Antes de mais nada quero que vc receba meu respeito pela qualidade de seu blog. Confio plenamente na informaçoes que busco aqui e sempre me dei bem com suas receitas.

Tenho, obstinadamente, tentado fazer um bolo perfeito. Varias tentativas, receitas variadas, técnicas e acessorios de cozinha, ainda em vao.

Minhas mais recentes aquisiçoes foram as faixas que contornam a forma do bolo e os pinos para redistribuiçao de calor. No inicio me pareceram suficientes, mas depois, decepçao, meus bolos continuam crescendo mais no centro. E isso me deixa furiosa! Vc por acaso tem alguma astucia pra conseguir um bolo plano?

Agradeço antecipadamente,

Margareth Artiguenave

Patricia Scarpin disse...

Oi, Margareth, obrigada pelo comentário!

É normal em alguns bolos o centro crescer um pouco mais, isso não é defeito, não. Talvez vc esteja se preocupando com um detalhe que não tem importância?
Bj!

Patricia Luck disse...

Fiz esse bolo e ele é realmente uma delícia. Dobrei a receita (família grande) e deu tudo certo! Agora vou fazer uma receita para uma conhecida que está se separando, passando por uma fase difícil...acho que vai adoçar seu dia e torná-lo mais leve.
Obrigada pela receita!

Patricia Scarpin disse...

Paty, que bom que vc gostou do bolo de mel! Obrigada por vir aqui me contar.
Bj!

Bel Lüscher disse...

Fiz esse e amei! Macio como ele só...
Sigo reproduzindo suas receitas, fazendo pessoas felizes atraves delas e recomendando seu blog pra todo mundo!
:*

Patricia Scarpin disse...

Oi, Bel! Que notícia boa, querida! Obrigada pela "propaganda"! <3

Bj!

Terla disse...

Vamos fazer esse bolo aqui em casa amanhã. \o/

Anônimo disse...

Nossa, tbm achei a Philomena tão conformadaaa!!! Eu jamais perdoaria...
Gostei muito do filme. E da receita, claro!

Cecília

Patricia Scarpin disse...

Cecília, que bom que vc gostou do filme, achei Judi maravilhosa! E eu também não perdoria jamais.
Bj!

dandan disse...

Oi!
Adoro seu blog mas confesso que nunca tinha me arriscado a fazer nenhuma receita.
Hoje fiz seu bolo de mel!
Eu adorei e meu marido amou!
Por coincidência estava passando Philomena no Telecine na hora que tomamos café com o bolo <3
Muito obrigada]

Patricia Scarpin disse...

Dandan, adorei saber que o bolo deu certo! Obrigada a você por vir aqui me contar! Bj!

Roberta disse...

Pat, fiz o bolo de mel hoje e enquanto ele estava no forno eu já sabia que seria um sucesso: a casa ficou toda perfumada! Marido e crianças adoraram, acabaram com ele antes do dia terminar e o apelidaram de bolo das abelhinhas! :)
Obrigada por tantas receitas maravilhosas que alegram nossas vidas.
Beijos,
Roberta

Patricia Scarpin disse...

Rô, querida, que notícia boa! Adorei o novo nome do bolo, vou adotar!
Beijão e obrigada por vir aqui me contar o resultado da receita!

Aline disse...

Mais uma receita sucesso pra anotar! Família adorou!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Aline! Que bom saber disso, obrigada por vir aqui me contar!