segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Biscoitos de amêndoa e geleia de framboesa

English version

"Jamaretti" cookies /  Biscoitos de amêndoa e geleia de framboesa

Não é nenhum segredo que a lista de receitas que quero experimentar é algo infinito, mas às vezes é justamente por causa do grande número de receitas que fica difícil escolher alguma coisa para fazer (ou mais de uma). Geralmente uso o conteúdo da geladeira e do armário como guia, mas tem horas que nem isso é suficiente – é necessário algo mais específico.

Quando a inspiração parece que não virá de jeito nenhum, recorro à adorável e divertida Sarah Carey, e ao vê-la preparar estes biscoitos pensei no vidro de geleia de framboesa esquecido no meu armário e na pasta de amêndoas caseira no meu freezer – foi quando soube exatamente o que faria de gostoso no final de semana. :D

Estes biscoitos são facílimos de fazer e deliciosos; pena que eu não tinha geleia de damasco em casa – tenho certeza de que com ela os cookies ficariam fantásticos, também.

Biscoitos de amêndoa e geleia de framboesa
da adorável Sarah Carey no site da Martha

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara de pasta de amêndoa – usei caseira
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de geleia de damasco, amora ou framboesa – usei framboesa

Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
2-3 colheres (chá) de leite integral

Biscoitos: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o sal e a canela. No processador de alimentos, pulse a pasta de amêndoa e o açúcar até homogeneizar. Junte a manteiga, os ovos e a baunilha e processe até homogeneizar. Junte os ingredientes secos e pulse até que uma massa se forme (aqui juntei mais 30g de farinha, pois a massa estava mole demais). Divida a massa em quatro partes iguais, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma superfície levemente enfarinhada forme um cilindro de 25cm de comprimento com cada porção de massa e coloque-as nas assadeiras forradas, deixando 10cm entre uma e outra. Com as mãos, achate cada cilindro de massa até que eles tenham 5cm de diâmetro. Asse apenas até secarem, 10-15 minutos.
Retire do forno e, usando o cabo de uma colher de pau, faça uma cavidade no centro de cada porção de massa. Espalhe 2 colheres (sopa) de geleia na cavidade de cada massa e volte ao forno por mais 8-10 minutos ou até que dourem. Deixe esfriar completamente nas assadeiras

Em uma tigelinha, peneire o açúcar de confeiteiro e adicione o leite aos poucos, mexendo até obter um glacê. Espalhe o glacê em fio sobre os biscoitos e deixe secar, 20 minutos aproximadamente. Com uma faca serrilhada, corte as porções de massa na diagonal em fatias de 2,5cm
Guarde os biscoitos em recipientes herméticos por até 1 semana.

Rend.: cerca de 3 dúzias – cortei os meus biscoitos um pouquinho mais finos e consegui 45

3 comentários:

Anônimo disse...

Amêndoa é uma noz que confere um sabor muito gostoso a qualquer prato. O biscoito está com delicioso aspecto!

Unknown disse...

água na boca!!!! que biscoito mais lindo.. que queroooo

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. Que foto mais linda! Também gosto muito da Sarah. As receitinhas descomplicadas dela salvam mesmo a gente em dia de inspiração zero(é isto ou ficar atormentando o marido perguntando: amor, o que vc quer comer?kkk)
Beijos!