quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Bolo de limão e cerveja e gostos que mudam com o tempo

English version

Lager and lime cake / Bolo de limão e cerveja

Acho fascinante como os nossos gostos mudam com o tempo – estava ouvindo rádio ontem quando “I Stay Away” começou a tocar, uma canção que eu não ouvia havia séculos, e nisso pensei em como Alice In Chains era a minha banda favorita #2 há uns bons dezoito anos (The Smiths sempre foram e sempre serão #1). Hoje, com exceção de 2-3 canções, não consigo mais ouvir aqueles CDs simplesmente porque gritos me deixam louca – não consigo suportar alguém berrando em vez de cantar (eu lhes disse que estava ficando velha).

Nos meus vinte e poucos anos eu raramente consumia bebidas alcoólicas e não entendia como as pessoas podiam gostar de cerveja: para mim era algo amargo demais. Nos meus vinte e muitos, entretanto, comecei a curtir uma ou duas tacinhas de Prosecco vez ou outra e já não achava mais cerveja tão amarga assim – na verdade, uma cervejinha gelada em um dia de calor era uma delícia. Não sou nenhuma expert e a minha cerveja favorita é Stella Artois (mas eu gosto de uns golinhos de Guinness de vez em quando) e quando vi esta receita na revista Olive quis fazer na hora – combinar cerveja com cítrico em forma de bolo me pareceu uma ideia excelente depois de eu ter provado a bebida com chocolate com um ótimo resultado.

A receita original era de um bolo de camadas recheado e coberto com buttercream de cerveja, mas com as temperaturas de Saara que temos tido por aqui achei que o buttercream seria um exagero, por isso o omiti e assei o bolo em uma forma de furo central (e eu sendo eu aumentei a quantidade de raspas de casca de limão, claro). :D O bolo ficou muito macio – como aqueles que levam creme azedo ou iogurte na massa – e com um gostinho bom de limão; não dá para sentir o sabor da cerveja em si, entretanto dá para perceber que há algo a mais do que o sabor cítrico – eu achei delicioso.

Bolo de limão e cerveja
um tiquinho adaptado da deliciosa revista Olive

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
225g de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões tahiti
2 ovos grandes
200ml de cerveja tipo lager clara (usei Stella Artois)
suco de ½ limão tahiti

Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
cerca de 2 colheres (chá) de suco de limão tahiti

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 8 xícaras de massa.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de casca de limão até obter um creme claro e fogo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha e bata.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com a cerveja (comece e termine com os ingredientes secos). Com uma espátula, incorpore gentilmente o suco de limão. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 35 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então desenforme com cuidado na gradinha e deixe esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha, junte o suco de limão aos poucos, mexendo até obter um glacê. Espalhe sobre o bolo já frio e deixe secar por 15 minutos.

Rend.: 8-10 porções

11 comentários:

Masterchef cá de casa disse...

Olá,
Não tenho nenhuma receita de bolo com cerveja.
Vou "roubar" esta e experimentar!

Unknown disse...

Concordo plenamente que os gostos mudam com os tempos, quanto mais experimento mais quero experimentar!
Bolo lindo, com certeza vou fazer :D

Susana disse...

Nunca tinha feito a combinação da cerveja com limão. parece-me muito bem.

Bjs,

Susana
http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

Marta disse...

Nunca fiz um bolo com essa mistura de cerveja e limão, no final de semana vou experimentar com certeza, muito obrigada por compartilhar tantas receitas diferentes e digo até inusitadas. Tenho acompanhado seu blog e estou amando. Parabéns!!!! Bjsssss

Sabrina Romano disse...

Nossa, fiquei imaginando essa receita com uma cerveja tipo ale com raspas de laranja... AMEI!!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Marta, que bom que vc está gostando, fico contente! Bj!

Danni e Lype disse...

Querida Patricia,
Tudo bom? Eu sempre estou por aqui. Mas, faz tempo que não deixo comentários...
Eu sou viciada no seu blog... Não consigo deixar de passar por aqui para ver as suas novidades... D+++!!! Cada bolo +++LINDO e DELICIOSO que outro...
Parabéns!!!
Beijos, Irene

Patricia Scarpin disse...

Irene, obrigada! Que gostoso ler esse seu comentário, adorei!
Bj!

Unknown disse...

Nossa..que delicia de bolo, é bem isso que você falou, a gente percebe que é um bolo de limão, mas com um "que" a mais..delicioso!!!Bjs!

Bel Lüscher disse...

Mais um sucesso na cozinha! É tipo um bolo de vó, com essa casquinha delícia, mas com a pitada adolescente da cerveja! Curti!
Só não consegui desenformar o bichinho... Fiz em forma retangular e não havia o que fizesse o bendito soltar O_o
alguma dica?
:*

Patricia Scarpin disse...

Bel, que bom que vc gostou do bolo! Adorei saber!
Você untou e enfarinhou a forma? Que estranho, porque formas com furo no centro são mais danadas para desenformar... :S