sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Bolo de laranja e sour cream, a Internet e calças de cintura alta

English version

Orange sour cream Bundt cake / Bolo de laranja e sour cream

Dias atrás uma amiga fez a seguinte pergunta no Facebook: “como era a sua vida antes da Internet?” – não respondi, entretanto tenho pensado nisso desde então. Adoro a Internet e não há um dia em que eu não use a rede, mesmo que seja por cinco minutos: é ótimo não precisar ir ao banco pagar contas, poder comprar ingresso para o cinema com antecedência (e sem filas!), ver filmes e seriados que demoram séculos para chegar ao Brasil (quando chegam) e, bem, eu adoro escrever um blog, também. :D

Claro que há coisas horríveis online, mas é a vida, não? Há coisas boas e coisas ruins – acho que é a natureza humana (infelizmente).

Sou desavergonhadamente curiosa, por isso a Internet é uma ferramenta bastante útil; por exemplo, enquanto assisti a “Ela” outro dia fiquei pensando sobre as calças de cintura alta usadas pelos personagens masculinos do filme: eu tinha certeza de que significavam algo, e alguns cliques me ajudaram a descobrir tudo sobre isso (Spike Jonze disse que as calças “te fazem se sentir abraçado”, o que tem tudo a ver com o tema do filme, e me fez amá-lo ainda mais). <3

A Internet também é bem útil quando preciso substituir ingredientes: há muito tempo li em algum lugar como fazer creme azedo (sour cream) em casa (o produto só começou a ser comercializado recentemente por aqui). Tenho usado esta dica preciosa há anos em diversas receitas, tais como a do bolo de laranja delicioso, úmido e irresistível da foto: se vocês gostam de bolos bem molhadinhos com calda e que ficam ainda mais gostosos no dia seguinte esta receita é para vocês – e quem for doido por cítricos como eu também vai amar. :D

Bolo de laranja e sour cream
um nadinha adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal, uso dividido
4 ovos, claras e gemas separadas
raspas da casca de 2 laranjas grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras de creme azedo (sour cream)*

Calda:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de Cointreau ou outro licor de laranja

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
3-4 colheres (chá) de suco de laranja

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Na batedeira, bata a manteiga com 1 xícara (200g) do açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte as raspas de casca de laranja e a baunilha.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em velocidade baixa, adicione estes ingredientes em três adições, alternando com o sour cream em duas adições. Em outra tigela, com batedores limpos e bem secos, bata as claras até que comecem a espumar. Acrescente o ¼ xícara (50g) de açúcar restante, sendo 1 colher (sopa) por vez, e continue batendo até que picos firmes se formem. Com uma espátula, gentilmente incorpore 1/3 das claras à massa, e em seguida incorpore o restante, mexendo de baixo para cima. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície.
Asse no centro do forno por cerca de 1 hora ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 20 minutos e então desenforme com cuidado sobre uma gradinha.

Enquanto o bolo esfria na forma prepare a calda: em uma panelinha, misture o açúcar, o suco de laranja e o Cointreau e leve ao fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e ferva em fogo baixo até a mistura reduzir para 1/3 xícara (80ml). Deixe esfriar por 5 minutos e então pincele o bolo quente com a calda. Deixe esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar em uma tigelinha e adicione o suco aos poucos, misturando, até obter uma consistência boa para espalhar sobre o bolo – se necessário, junte mais suco. Espalhe o glacê sobre o bolo. Deixe o glacê secar, cerca de 30 minutos.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 10-12 porções

8 comentários:

p* disse...

Hum, parece delicioso! Os meus bolos preferidos eram os de limão, entretanto não sei o que aconteceu que fico mal-disposta (com azia e assim) sempre que como qualquer coisa com limão. Se for muito então nem durmo. Larguei o limão, as limonadas os chás de limão, o tempero de limão no esparguete (adorava). Agora continuo a gostar de sabores cítricos vou passar para a laranja (e talvez a lima, ainda tenho que testar). Esse vou experimentar, sem dúvida! :)

Tertúlia da Susy disse...

Já não era capaz de viver sem internet...
Esse bolo deve ser delicioso.
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Masterchef cá de casa disse...

Adoro bolos de laranja!
A ver se faço este, que a torta de laranja de ontem desfez-se toda...

Sabrina Romano disse...

Nossa, está com cara de molhadinho e perfumado... Ameeei o macarrão para nossos dias de inferno, e olha q o enjoadinho aqui de casa só quer saber de limão em doces! Mais um ponto p vc, bandida!!!

Patricia Scarpin disse...

P*, isso me parece sinal de gastrite... :(

Fernanda Antunes disse...

Oi Patrícia!

Eu acho a internet muito positiva. Temos problemas, principalmente relacionados aos jovens e crianças que se expõem de forma equivocada e tal. E tem também os mal educados, que ofendem as pessoas em blogs e sites. Eu leio o seu blog (que é lindo, lindo, lindo!) e gosto também do The Cookie Shop da Paula Cinini e ela disse há alguns dias, que não estava mais publicando muito no blog por causa das ofensas que ela recebia (tipo, "seu bolo é uma porcaria, queimou meu liquidificador" ou "esta receita não é sua, é de fulana e você não a citou" etc.). Quem gosta do blog deu força pra ela continuar e ignorar tais comentários, mas eu imagino o quanto deve chatear uma situação dessas, pois vocês blogueiras, dedicam um tempo enorme aos blogs, dividindo com pessoas desconhecidas suas receitas, fotos experiências na cozinha e parte da vida sem, na maioria das vezes, ganhar nada em troca. Eu espero que as pessoas comecem a entender que os blogs e sites são como a casa das pessoas e devemos tratá-los com o mesmo respeito que temos quando visitamos alguém. Voltando ao lado positivo da internet, acabei de assinar uma petição no site Avaaz, criada pelo comediante Gregório Duvivier (do Porta dos Fundos) que tenta evitar que o Deputado Bolsonaro assuma a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)no lugar do Deputado Feliciano.Com certeza, sem a internet, isso não seria possível. Quanto ao bolo, vou fazê-lo ainda hoje, pois deve ser maravilhoso como todas as outras receitas que você posta aqui! Um grande abraço e 2014 supimpa pra vc!!
PS.: Também estou achando o Matthew McConaughey incrível em True Detective. Nem parece ele mesmo!

Teresa Newman disse...

Pois é sempre me pergunto como era a vida antes sem internet, com certeza as coisas era mais complicada no sentido de tempo/hora... hoje confesso que quando tento me desligar não consigo. Mas vamos falar desse bolo que me deixou babando, já vou levando a receita.

Patricia Scarpin disse...

Fernanda Antunes, querida, que coisa mais gostosa esse comentário seu! <3
Que bom que vc gosta daqui, fico muito feliz. Obrigada pelo carinho e pelo respeito.
Aquele cretino do Bolsonaro não vai mais ocupar a presidência, vitória! \0/
Espero que vc goste do bolo.
Um beijão e obrigada!