terça-feira, junho 11, 2013

Pãezinhos de salame e queijo de uma fonte fantástica de receitas

English version

Salami and cheese rolls / Pãezinhos de salame e queijo

É bem verdade que há livros de receita demais em minha estante e ainda assim uma das minhas fontes favoritas de ótima comida é a Gourmet Traveller: as fotos são um espetáculo de lindas e as receitas são deliciosas e nunca decepcionam. Com um feriado pela frente e a vontade de fazer pão fui direto ao site da GT e lá encontrei a receita perfeita: com fermento biológico, como eu queria, e levava queijo e salame, dois ingredientes da minha geladeira que precisavam ser utilizados com certa urgência. Enquanto o pão estava no forno o meu marido – o fã de salame lá de casa – ficou dizendo o quão perfumada estava a cozinha e depois de provar um dos pãezinhos me disse que na próxima vez que comprasse salame traria um pouco extra, de propósito, só para que eu pudesse fazer o pão novamente. O pão realmente ficou fantástico, entretanto eu faria duas coisas diferentes da próxima vez: aumentaria a quantidade de queijo e dobraria a receita – 8 pãezinhos não deram nem pro cheiro. :D

Pãezinhos de salame e queijo
adaptados da sempre lindíssima Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Esponja:
1/8 colher (chá) de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
125g de farinha de trigo

Massa:
½ colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola grande, picadinha
1 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora, a gosto
30g de manteiga sem sal, amolecida
70g de salame bem picadinho
2 colheres (sopa) de folhas de orégano fresco, picadas grosseiramente
100g de mozarela fresca ralada

Faça a esponja: em uma tigela pequena, misture o fermento, o açúcar e 1 colher (sopa) de água morna. Deixe por 10 minutos ou até espumar. Junte 1/3 xícara (80ml) de água morna e a farinha e misture por uns dois minutos ou até obter uma massa lisa. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 3 horas ou até dobrar de tamanho (depois disso a esponja pode ser guardada na geladeira – deixe voltar à temperatura ambiente antes de usar).
Enquanto isso, aqueça o azeite em um panelinha em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue até que comece a dourar. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Massa: na tigela grande da batedeira, junte o fermento, o açúcar e 2 colheres (sopa) de água morna e deixe por 10 minutos ou até espumar. Junte a esponja e, usando o batedor em formato de pá (ou os batedores para massas pesadas) misture por 4-5 minutos ou até homogeneizar. Incorpore a manteiga. Acrescente a cebola, o salame e o orégano e misture bem. Junte a farinha, o sal e a pimenta do reino e sove por 3 minutos ou até que a massa fique elástica e lisa. Transfira para uma tigela levemente untada com azeite, vire a massa para untá-la dos dois lados e cubra a tigela com filme plástico. Deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte levemente uma forma redonda de 25cm com óleo ou azeite.
Dê um soquinho na massa para retirar o ar e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Abra-a com um rolo até obter um retângulo de aproximadamente 50x30cm. Espalhe a mozarela sobre a massa e então enrole como um rocambole, começando pelo lado mais longo. Corte em 8 fatias e arrume-as, com o lado cortado virado para cima, na forma preparada. Cubra com filme plástico e deixe crescer novamente por 30-40 minutos. Asse por 25 minutos ou até que os pãezinhos dourem – eles são deliciosos quentinhos regados com azeite extra-virgem e ficam ótimos reaquecidos: mantenha em um recipiente hermético por até 2 dias.

Rend.: 8 unidades

16 comentários:

Unknown disse...

Oi Patrícia! Na esponja é 1/8 de colher de chá de fermento? é isso mesmo?

Vanderleia disse...

Oi Patricia, ficaram lindos seus pãezinhos.amo fazer pães, faço um parecido com este.Arrasou.Parecem deliciosos.Beijos e um feliz dia dos namorados.

Vanderleia disse...

Oi Patricia, ficaram lindos seus pãezinhos.amo fazer pães, faço um parecido com este.Arrasou.Parecem deliciosos.Beijos e um feliz dia dos namorados.

Sonhos da su disse...

Que paes fantasticos, acho que tambem começo breve a fazer paezinhos...

Beijinhos

Anônimo disse...

Na verdade Patrícia, você também é uma inspiração para muitas pessoas com estantes repletas de livros de culinária e gastronomia, como é meu caso.
Embora faça poucas sobremesas, quando preciso de fazer a primeira visita é ao seu blog! Nunca me senti defraudada :)
Ainda agora publiquei os "seus" brownies de limão que fizeram as delícias de quem provou.
1bj
Guida

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Esses pães são perfeitos para o lanche! Estão lindos!

Patrícia Pinheiro disse...

Ficou mesmo um belo pão!

beijinhos

Unknown disse...

Que delícia! Vou fazer nesse fim de semana!
Ontem fui a um restaurante e ganhei um limão siciliano, me lembrei de vc...
Bj e obrigada por mais uma deliciosa receita
P.S. Meu marido agradece

Patricia Scarpin disse...

Unknown, é isso mesmo.

Guida, que querido o seu comentário, obrigada! Fico feliz sabendo que vc gosta das receitas daqui. Vou lá ver os teus brownies.
Beijo!

Thatiana, faça sim! Depois me conta?
Obrigada a você pelo carinho!
xx

Jussara disse...

Olá Patrícia! Parabéns pelo lindo e delicioso blog. Disparado é o meu favorito. Não só pelas receitas doces (que tb amo)como pelas lindas fotos. Aquele brownie de limão siciliano me deixou sonhando. Abraços das Minas Gerais.

Patricia Scarpin disse...

Jussara, que gostoso ler o teu comentário, obrigada pelo carinho!
Beijo!

Ana Olson disse...

Tinha pinnado esta receita no dia que você postou, porque amo salame. Enrolei, enrolei, e finalmente fiz para ver o jogo de hoje - realmente, 8 pãezinhos não deram nem pro cheiro! Espetaculares! :)

Patricia Scarpin disse...

Ana, que delícia saber que os pãezinhos foram sucesso! Adorei!
Beijo e obrigada por vir aqui me contar!

Flavia disse...

Olá Patricia. Acabei de descobrir seu Blog e ja estou amando!
Frustrada pq não consigo medir 1/8 de colher de chá de fermento... na prática, como se faz? É mais fácil em gramas? Tenho uma balança digital que mede de grama em grama.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Flavia! Que bom que vc está gostando do blog!
Eu meço com a colher medida mesmo, sendo metade de 1/4 de colher (chá).

Priscila Schulz disse...

Que delícia!!!

Tive que pegar essa receita... hehehe

Abraços

http://receitaesperta.blogspot.com.br/