domingo, junho 30, 2013

Cookies de aveia e xarope de bordo + um livro que nunca terminei de ler

English version

Oatmeal maple cookies / Cookies de aveia e xarope de bordo

Lendo o post da Renata sobre livros senti uma culpa enorme: adoro ler, porém há meses não leio nada por causa de um livro que comecei e que nunca consegui terminar.

Tudo começou ano passado: depois de ver o primeiro trailer de “O Grande Gatsby” resolvi ler o livro antes de o filme ser lançado. E tentei ler. Muitas e muitas vezes. Cheguei a levar o livro comigo para o cabeleireiro, um dos lugares mais sacais do mundo. Mas a leitura não me fisgou. Sei que é um clássico e que é F. Scott Fitzgerald e que eu deveria tê-lo lido na faculdade, mas não consegui terminar. Será que é um problema de bad timing? Talvez eu volte ao livro no futuro.
Enquanto isso, acho que vou ver o filme, talvez me inspire. Também vou começar outro livro – terei de ser forte e deixar meus livros de receita de lado, especialmente os meus atuais favoritos como "Piece of Cake", de onde saíram esses ótimos biscoitos.

Desejem-me sorte. :)

Cookies de aveia e xarope de bordo
do deliciosíssimo Piece of Cake: Home Baking Made Simple

- xícara medidora de 240ml

Cookies:
225g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
250g de aveia em flocos
225g de cranberries secas
175g de manteiga sem sal, amolecida
¼ xícara (60ml) de xarope de bordo (maple syrup)
115g de açúcar cristal
175g de açúcar mascavo claro
2 ovos grandes
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha

Glacê:
175g de açúcar de confeiteiro
¼ xícara (60ml) de xarope de bordo
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato e o sal. Junte a aveia e as cranberries e misture bem. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o xarope de bordo e os açúcares em velocidade média até incorporá-los bem e obter uma mistura cremosa. Junte os ovos, um a um, batendo até incorporar. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos misturando somente até que eles desapareçam na massa. Se necessário, termine de misturar com uma espátula.
Faça bolinhas com 2 colheres (sopa) de massa por biscoito e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 12-15 minutos ou até que os biscoitos estejam bem dourados, especialmente nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre uma gradinha por 5 minutos e então transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha. Adicione os ingredientes restantes e misture até homogeneizar. Espalhe o glacê sobre os biscoitos com uma colher e deixe secar por 30 minutos.

Rend.: 40 unidades

16 comentários:

Fernanda disse...

Olá Patrícia! Mais uma receita colírio para os olhos e bálsamo para a alma!
Por favor, você poderia me dizer onde posso comprar açúcar mascavo claro aqui em São Paulo?
Desde já agradeço a atenção!
Um abraço

Dricka disse...

Paty sei bem como são livros que enroscam, estou há DEZ ANOS tentando acabar A ilustre casa de Ramires e não vai de jeito nenhum, e eu amo de paixão Eça de Queirós, sempre que estou determinada a acaba-lo, acho outro livro que me prende mais. Portanto não se sinta culpada, pois eu deveria ter lido A ilustre... no colegio.
Agora, os cookies eu não levaria nem 10 minutos para devorar 1/4.
Bjs

Anônimo disse...

Olá Patrícia
Por acaso li o livro no tempo da faculdade. Talvez, como você disse, o tempo certo, pois gostei muito.Mas por ser uma obra de referência não tem que ser amado por todos. Depende de muitas variáveis.
Bem sei que não pediu sugestões, mas atrevo-me a recomendar um livro que adorei e que agrada a todos a quem sugiro: A elegância do ouriço de Muriel Barbery.
Mas não coloque de lado os livros de culinária. Eles são preciosos tal como as suas sugestões. Hoje fiz o bolo de chocolate e cerveja que publicou, para levar para o aniversário de um amigo. Coloquei uma cobertura de icing sugar com limão. Aprovado!
Um abraço,
Guida

Carol Moraes Maia disse...

Boa sorte com a leitura, querida Paty! Deliciosos os biscoitos!! Mais uma receita para entrar na minha listinha de "do to" assim que eu eliminar alguns quilinhos chatos que cismam em me acompanhar... rsrs Beijos!!

kalina morena disse...

ah, mas vale muito a pena terminar de ler The Great Gatsby, e depois ler mais uns dois ou tres de literatura americana do seculo 20, que retrate a sociedade americana daquela epoca. com isso a gente fica com um panorama legal e a leitura fica mais bacana, como se fosse de um mundo familiar.
por favor, nao to dizendo que o mundo la nao lhe eh familiar, Patricia, :-)
vim correndo ler o post sobre livros, uma das minhas paixoes.
ah, esse negocio de livros de comida. . . tem fim esse desejo de comprar mais? eu ja comprei um monte, menina. tu nem imagina. semana passada recebi um sobre comida natural, da heidi swanson, o 'super natural everyday', seduzida por uma lista a Ana Elisa. livro lindo e inspirador.
e por ai vai.
abraco e quando terminar o livro volta aqui pra contar o que achou.

Maíra Salomão disse...

Oi Patrícia,
Que delícia esses cookies! O duro é achar o tal do xarope de maple. Já está na minha lista para trazer da próxima viagem... Quanto aos livros, também adoro ler, mas de vez em quando também fico presa em alguma estória que não me toca naquele momento específico. Não se sinta mal, feche o livro e passe para o próximo. Tentei ler Sidarta, do Herman Hesse, quando estava na faculdade e simplesmente não consegui. Alguns anos depois, voltei ao livro e não só terminei como fiquei profundamente tocada pela estória. Vai entender, né? Outros livros eu terminei só por obrigação, sem achar a menor graça, como o Velho e o Mar, do Hemingway. Preciso até ler outra coisa dele, para ver se me causa uma impressão diferente... Concordo com o comentário da Guida, de que não é porque um livro é um clássico que todos vão gostar da leitura. Também li a Elegância do Ouriço e gostei muito!
Boa semana!!

. disse...

Flor, livro é timing. Não tenha dó de colocar de lado, outra hora você retoma e pode descer melhor do que agora. (tinha pego o último volume da série "Eragon" - que é oficialmente chamada de Ciclo da Herança - pra ler ano passado e num foi o trem. Tô relendo agora e vai que vai)

Filme: num vi o novo, com Leozinho, e acho que não vou ver. Prefiro eternizar na cabeça o Gatsby do Robert Redford mesmo, ainda que seja loouca pelo Leozinho.

Sobre os cookies nem falo nada, né. Dieta. Hmpf.

:****

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários, adorei!

Fernanda, a cor do açúcar mascavo depende da marca. Eu gosto de comprar o da Mãe Terra.
Bj!

Dricka, porque será que empacamos com determinadas coisas, não?
Beijo, querida!

Guida, pois eu adorei as suas sugestões, muito obrigada! E que bom saber que o bolo deu certo contigo, a idéia de cobertura com limão é ótima!
Beijo!

Carol, perder peso é dose, né? :(
Bj!

Kalina, entendi o seu comentário, não se preocupe! :)
Vou dar uma chance ao Gatsby num outro momento. E olha, sinto lhe informar mas o vício por livros de comida parece incurável. Esse da Heidi eu comprei há séculos mas nunca usei, confesso que não me inspirou, achei tudo meio sanitário demais, natureba demais...
Bj!

Maíra, em alguns lugares vc encontra a maple syrup, o problema é que o bichinho é meio caro. :(
"Sidarta" também está na minha lista, foi pra lá depois de um episódio de "Law & Order: Criminal Intent".
Beijo!

Dé, querida, vc tem razão. Vou dar um tempo no bichinho, quem sabe depois não me animo?
O filme com Redford não vi, mas li muita crítica negativa... :(
Acho que vou de Leozinho então. :)
Beijo, querida!

gordura disse...

Gatsby é um livro maravilhoso de tão leve e gostoso. Faz uma história que sairia banalizada como mais uma notícia de jornal virar uma narrativa interessante e fluída. E não sei se chega a ser um retrato da sociedade americana, mas o jeito de escrever é bem americano.

Espero que tenha sido bad timing mesmo, senão é uma pena. Mas se a leitura é um esforço, vai ver não é do seu gosto mesmo.

Anônimo disse...

Patrícia,
Adoro passear por aqui, simplesmente amo seu blog!
Assim como a Guida, também fiz o bolo de chocolate com cerveja e ficou divino!
E também li A Elegância do Ouriço e gostei bastante. Estou lendo Paula, da Isabel Allende e estou adorando! Fica a dica para uma próxima leitura.
Sempre fui curiosa para ler O encantador nos campos de centeio, um clássico assim como o Great Gatsby. Mas posso falar? Não gostei do livro, a leitura não engrenava e no final tive a sensação de que perdi tempo! Desta forma, entendo totalmente o que você sentiu!
Super beijos,
Izabella

kalina morena disse...

Patricia,
voce poderia por favor me sugerir uns dois ou tres livros de comida natural e ou vegetariana que voce considere bacana?
voce conhece o trabalho do hugh fearnley? e os livros dele? adoro ele mas nao sei se o livro eh bom mesmo.
beijo
Kalina

Patricia Scarpin disse...

Izabella, acho que vc se refere a "O Apanhador no Campo de Centeio", não? Eu amo esse livro! Leitura é algo bem pessoal mesmo, o que não agrada um é o favorito de outro, e assim por diante.
Bj!

Kalina, eu tenho três livros de comida vegetariana, e o que mais gosto é o da Martha:

http://www.amazon.com/dp/0767927478/ref=as_li_ss_til?tag=technikitche-20&camp=213381&creative=390973&linkCode=as4&creativeASIN=0767927478&adid=1G7BPE2T6GQMZEEWMV76&&ref-refURL=http%3A%2F%2Fbibliotecatk.blogspot.com.br%2F

http://www.amazon.com/dp/0764524836/ref=as_li_ss_til?tag=technikitche-20&camp=213381&creative=390973&linkCode=as4&creativeASIN=0764524836&adid=1TQ3K3WMTS2648K4664H&&ref-refURL=http%3A%2F%2Fbibliotecatk.blogspot.com.br%2F

http://www.amazon.com/dp/0307954560/ref=as_li_ss_til?tag=technikitche-20&camp=213381&creative=390973&linkCode=as4&creativeASIN=0307954560&adid=17TPFE0Q44G6HQMPYNXX&&ref-refURL=http%3A%2F%2Fbibliotecatk.blogspot.com.br%2F

Conheço algumas receitas do Hugh, tenho livros dele na minha wish list. Mas ele não faz só comida vegetariana. Ele tem uma coluna no Guardian, vale a pena ver:
http://www.guardian.co.uk/profile/hughfearnleywhittingstall

Bj!

Lia disse...

Tem xarope de bordo no pão de açúcar, mas tá na casa dos 40 reaus... :-(
Toda vez eu vejo, paquero, namoro, suspiro e não levo porque, convenhamos, é um absurdo de caro!

Sidarta é tão lindo... Li a tantos anos! ;-)
E ainda preciso ler o Gatsby.
Bjs!

Anônimo disse...

Na correia escrevi o nome do livro errado! Talvez minha expectativa sobre "O Apanhador no Campo de Centeio" tenha sido tão alta que me decepcionei.
Adoro suas receitas e também as dicas de filme, sempre anoto todas!
Beijos

kalina morena disse...

Patricia
comprei o livro da Martha Stewart que voce me recomendou. muito obrigada.
o livro eh lindo e inspirador.

Patricia Scarpin disse...

Kalina, que bom que vc gostou do livro! Amei saber!
xx