Esta versão de chocolate do clássico Victoria sponge, deliciosa e fácil, é o primeiro bolo de camadas que faço em anos: depois de minha irmã se tornar adulta e começar a comemorar o aniversário com os amigos (e agora com o namorado – estou mesmo ficando velha) eu não tinha mais desculpas para fazer bolos de camadas; tanto eu quanto o marido gostamos de celebrar os nossos aniversários saindo para jantar, e meu irmão e eu não somos mais tão próximos como éramos. Então não sobrou mais ninguém pra quem fazer bolo de aniversário. :(
Semana passada, entretanto, recebi uma notícia maravilhosa e decidi fazer um bolo de camadas para comemorar: o Victoria de chocolate da Annie Bell, tão lindo e simples ao mesmo tempo, me chamou a atenção, e me senti tão bem enquanto o preparava! Bolos de camadas são um dos doces que mais gosto de fazer e ao terminar de espalhar a cobertura sobre o bolo pensei com os meus botões: “eu deveria fazer bolos assim mais frequentemente, com ou sem aniversários”, afinal de contas, tenho tantas receitas divinas em casa que seria um desperdício deixar de prepará-las – é como ter uma Ferrari e não saber dirigir (ou como ter a voz da Christina Aguilera e gravar as músicas que ela grava). :D
Bolo Victoria de chocolate
um nadinha adaptado do magnífico Annie Bell's Baking Bible (comprei o meu aqui)
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo com fermento*
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar cristal
4 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100ml de leite integral, temperatura ambiente
Recheio:
100g de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
2 colheres (chá) de cacau em pó sem adição de açúcar, peneirado
1 pitada de sal
1 gema
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Cobertura:
100g de chocolate meio-amargo, picado – usei um com 53% de cacau
2 colheres (sopa) - 14g - de manteiga sem sal
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
50ml de água
1 colher (sopa) de mel
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga duas formas redondas de 20cm de diâmetro cada, forre os fundos com círculos de papel manteiga e unte os papéis também.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo, e raspe as laterais da tigela após cada adição. Adicione a baunilha. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos, seguidos do leite, e misture apenas até incorporar. Divida a massa entre as formas preparadas, alise a superfície e asse por 25-30 minutos ou até que os bolos cresçam e estejam assados por dentro (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente nas formas sobre uma gradinha.
Recheio: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar de confeiteiro, o cacau e o sal até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Batendo, junte a gema seguida da baunilha, e então bata por mais 1 minuto.
Monte o bolo antes de preparar a cobertura: desenforme um dos bolos e coloque em um prato de servir. Espalhe o recheio sobre ele e cubra com o outro bolo.
Cobertura: coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela média e leve ao banho-maria (fogo baixo e sem deixar que o fundo da tigela toque a água), mexendo ocasionalmente até que os ingredientes derretam. Ao mesmo tempo, junte o cacau, a água e o mel em uma panelinha e leve ao fogo até que comece a ferver, mexendo com um batedor de arame para dissolver o cacau. Junte esta mistura ao chocolate e manteiga derretidos e mexa até obter uma cobertura brilhante e espessa. Imediatamente espalhe-a sobre o bolo (se esperar muito tempo a cobertura perde o brilho).
O bolo pode ser guardado em uma lata ou recipiente hermético por vários dias.
* em vez de farinha de trigo com fermento usei 175g de farinha de trigo comum + 1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó (em adição ao fermento pedido na receita)
Rend.: 8-10 porções
quarta-feira, junho 05, 2013
Bolo Victoria de chocolate
Marcadores:
baking,
bolo,
bolo de camadas,
buttercream,
cacau em pó,
chocolate,
cobertura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
25 comentários:
Simplesmente lindo e tentador!
Bjs
Oi Patrícia, que receita deliciosa! Mais uma para o meu delicious (aliás, obrigada pela dica, a ferramenta é realmente ótima!). Sobre os bolos de camadas, sem dúvida que qualquer motivo é válido. Hoje mesmo prometi um bolo para o aniversário de um colega de trabalho já aposentado!
Beijos,
Bolo de camada é bom pra comemorar qualquer coisa! Até dia lindo de sol é motivo pra fazer um! Esse ficou incrível! Certamente o farei! Marido e eu adoramos!
Beijo!
Será que ainda vou a tempo de roubar uma fatia? ou duas... ;)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
De morrer!!! bjs
MAura
Patrícia, querida, você devia mesmo fazer bolos assim sempre! Ficou lindo! Eu bem queria um pedaço! rsrs Beijos!
Larissa
Por falar em bolos de aniversário, o meu está chegando e eu estava dando uma olhada no blog pois suas receitas sempre dão certo e fazem o maior sucesso. Foi então que me deparei com o bolo recheado de cookies and cream e fiquei deveras interessada, mas estou com uma dúvida: ele fica aquele bolo seco de aniversários alheios que a gente vai? Porque não é o tipo da coisa que dá pra fazer de novo caso dê errado :D
Ai que perdição é esta :)
Oh my God :)
Que delícia hein!!! Patrícia, só uma dúvida, essa cobertura depois de fria como ela fica? Estou atrás de uma cobertura de chocolate que fique mais molinha e não fique seca depois de fria. Bjs
A fazer já este fim de semana...
Bj
http://dbiscoito.blogspot.pt/
Sério, preciso desse bolo AGORA! Tá lindo, Patrícia :)
Pat, mas os meus nunca ficam assim altos. Acho que minhas formas são muito rasas :(
Ficou lindo.
bjks.
Mel
Tentei fazer um bolo em camadas uma vez... Na verdade era a primeira vez que eu estava fazendo bolo! Foi um desastre. Mas prometo tentar essa receita.
Bjs
M A R A V I L H O S O!
Também adoro bolo de camadas! :)
Beijos!
O bolo tá lindo e deve estar delicioso. Mas onde eu consigo um prato desse!!!!!
"Ter a voz da Christina Aguillera e gravar as músicas que ela grava". O bolo tá lindo,mas o comentário valeu o post todo. Quem saber que eu não estou só com os meus pensamentos. Bjo.
Está tão lindo!Eu tbm adoro bolo de camadas!
Meninas, obrigada pelos comentários!
Maíra, que linda vc, fazendo bolo de aniversário pros colegas!
xx
Larissa, vou mesmo fazer mais bolos assim!
Obrigada!
Bj
Bárbara, os meus bolos não ficam secos. Mas sempre que eu testo receita nova para aniversário procuro fazer o bolo bem cedo, para dar tempo de remediar quaisquer problemas...
Bj!
Lu Leal, a cobertura fica com uma casquinha beeem fina e macia por dentro.
Bj!
Mel, depende da receita, eu acho. Alguns bolos ficam mais fininhos, outros mais altos.
Bj
Molinha, comprei na Tok&Stok há bastante tempo.
Ola! Logo que vi a receita fiquei tentada a fazer o bolo. Curreu tudo bem, menos a cobertura que ficou muito espessa e não fluiu bem sobre o bolo. Sabe o que eu possa ter feito de errado? obrigada pelas receitas maravilhosas!:-)
Marisa, tudo bem?
Vc espalhou a cobertura sobre o bolo assim que ficou pronta?
Ola :-)
Eu espalhei logo que acabei mas penso que o problema tenha sido talvez ter fervido demais!
Mas adorei o bolo! É para repetir de certeza!
Obrigada :-P
Olá Patricia. Tudo bem com você?
Há um tempo vi essa receita e tive de fazer na mesma semana. Entretanto não cheguei a fazer o recheio e a cobertura porque a massa não deu certo. A única coisa que fiz de diferente em relação a receita foram as fôrmas utilizadas; elas tinham 5 centímetros a mais. O bolo ficou parecido com um brownie, porém um pouco mais seco e não cresceu nada. O que eu posso ter feito de errado?
Acompanho seu blog já há muito tempo e a admiro muito. Fiz outras receitas e todas deram certo.
Beijos,
Ana Carolina.
Oi, Ana, tudo bem?
O seu erro foi usar formas bem maiores do que as indicadas na receita. Veja a espessura dos bolos na minha foto - quando você despeja a mesma quantidade de massa em algo 5cm maior ela se espalhar para ocupar mais espaço e o bolo vai ficar achatado, claro. O erro foi esse.
Bjs,
Patricia.
Olá!
Há muito tempo mesmo, estava namorando esse bolo, coisa de mais de um ano. Hoje decidi fazer, me surpreendi com a beleza da massa ainda crua. Infelizmente o a massa murchou no meio. Fiz duas vezes a receita. Na primeira assei em fogo mais alto e a segunda em fogo mais baixo, a segunda saiu melhor. Estou muito triste :(. Porém, a massa parece estar fofinha. A cobertura não rendeu...tive que fazer mais. (acabei de ver que minha forma é de 25 cm, talvez seja isso tbm). Gostaria muito de saber sua opinião. Muito obrigada! Beijos
Thalini,
Veja o comentário que deixei logo acima do seu, para uma outra leitora.
Postar um comentário