segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Biscoitinhos de limão com coco + "Breaking Bad"

English version

Lime butter drops with coconut / Biscoitinhos de limão com coco

Alguns de vocês me lêem há bastante tempo, o suficiente para saber que quando gosto de alguma coisa falo (ou escrevo) sobre ela várias e várias vezes – é por isso que hoje escrevo novamente sobre “Breaking Bad”: estou de queixo caído com o seriado! Além da trama brilhante, há um elenco afiado - cada um dos talentosos atores tem performances poderosas; junte a isso um roteiro incrível e aí está um seriado perfeito – adoro como eles misturam drama e comédia na medida certa. Estou na metade da segunda temporada e garanto que se não tivesse que trabalhar já teria visto todos os episódios disponíveis. :)

Bryan Cranston tem recebido diversos prêmios por seu papel como Walter White e ele certamente os merece – o cara é absolutamente fantástico – mas o elenco coadjuvante é igualmente ótimo, sendo o também premiado e talentosíssimo Aaron Paul, Anna Gunn e Dean Noris os destaques. “Breaking Bad” é tão bom que me dá vontade de sair por aí usando uma camiseta com os dizeres “ASSISTAM A ‘BREAKING BAD’”. :D

Acho a combinação limão (tahiti ou siciliano) e coco deliciosa e nestes biscoitinhos os sabores dão muito certo juntos; não tenho uma camiseta onde se lê “FAÇAM ESTES BISCOITOS”, mas espero que vocês os experimentem mesmo assim – eles são muito gostosos. :)

Biscoitinhos de limão com coco
um nadinha adaptados do lindíssimo One Girl Cookies: Recipes for Cakes, Cupcakes, Whoopie Pies, and Cookies from Brooklyn's Beloved Bakery

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões tahiti
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de cream cheese, temperatura ambiente

Cobertura:
1 colher (sopa) de cream cheese, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de suco de limão tahiti, mais se necessário
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado, mais se necessário
½ xícara (50g) de coco em flocos sem adição de açúcar – usei ralado adoçado

Biscoitos: coloque o açúcar e as raspas de limão na tigela grande da batedeira e, usando as mãos, misture-os até perfumar bem o açúcar. Junte a farinha e o sal e, com o batedor em formato de pá, bata em velocidade baixa por 30 segundos. Com a batedeira ligada em velocidade baixa, junte aos poucos os pedaços de manteiga. Quando a massa parecer uma farofa grossa, junte a baunilha, seguida do cream cheese. Assim que uma massa começar a se formar, desligue a batedeira e termine de incorporar os ingredientes com uma espátula, até conseguir uma massa homogênea.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e coloque nas assadeiras deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Pressione levemente as bolinhas. Asse por 15 minutos ou até que dourem nas extremidades. Deixe esfriar completamente nas formas sobre uma gradinha.

Cobertura: na tigela da batedeira, com o batedor em formato de pá, misture o cream cheese, o suco e o açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade baixa por 30 segundos. Em velocidade média, bata por mais 2 minutos ou até que a consistência da cobertura pareça a de cola – adicione açúcar ou suco se for necessário (eu precisei acrescentar 25g de açúcar).
Espalhe o coco em um pratinho. Mergulhe o topo de cada biscoito na cobertura e em seguida passe pelo coco. Deixe secar por 20 minutos.

Rend.: cerca de 4 dúzias

11 comentários:

Chef de Algibeira disse...

que bons que devem estar... são daqueles que comemos uns atrás dos outros.. :)
bjs

Su Delícia disse...

Ficaram maravilhosos!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

p* disse...

Esses eu VOU experimentar (e repetir com certeza) porque eu adoro esses sabores. Limão + coco = :D huummm
Beijinhos Paula *

Patricia Barbosa disse...

Adoro coco e limão! E sou viciada em Breaking Bad, mal posso esperar pela volta da série! ;)

LC disse...

Que receita deliciosa! Mudei algumas coisas, como: Fiz à mão, e usei somente farinha integral com amido. Ficou uma delícia!
Passei para dizer também que adoro o seu blog, e venho aqui sempre para ter inspiração.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Lucy, que bom saber que a receita funciona com farinha integral! Adorei!
Beijo e obrigada a você por vir aqui me contar.

Rachel disse...

Oi Patricia,
queria fazer essa receita mas não tenho uma batedeira com batedor em forma de pá. Você pode me dar uma dica de como poderia ser feita?
Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Rachel, faça com os batedores comuns, mesmo.

mariana Z. disse...

Pat, acabei de fazer esses biscoitinhos. Fiz sem a cobertura, pois a ideia é colocar todos em um pote com outros biscoitos diferentes e dar de presente. Só que os biscoitinhos deram aquela derretida no forno, não mantiveram a forma! :( Mas, ainda assim, eles ficaram muito, muito gostosos! Não sei se vão chegar ao tal potinho, porque to comendo quase todos! hahaha
Beijo grande.

mariana Z. disse...

Ah, esqueci de dizer que a segunda fornada saiu bem mais firme, porque eu tinha deixado na geladeira enquanto a primeira assava ;)

Patricia Scarpin disse...

Mari, vi teus biscoitos no Instagram, ficaram lindinhos! Que bom que vc gostou da receita - a dica de refrigerar a massa é boa, ainda mais em dias quentes. Bj, querida!