Uma das coisas que mais amei em NY foi a comida: provei delícias em diversos lugares e trouxe para casa bons ingredientes, também. A minha lista tinha muitos e muitos endereços – muitos deles dicas preciosas que peguei no ótimo Dulce Bee Life – mas infelizmente não consegui ir a todos, e um dos lugares que faltaram foi o Doughtnut Plant: a idéia era experimentar o doughnut de crème brûlée deles, mas acabou ficando para a próxima visita a NY.
Enquanto isso não acontece, fiz doughnuts em casa – uma versão assada bem bacana que encontrei na gloriosa Gourmet Traveller.
Doughnuts assados de maçã e xarope de bordo
da maravilhosa Australian Gourmet Traveller
- xícara medidora de 240ml
Massa:
5 1/3 xícaras (745g) de farinha de trigo
2/3 xícara + 1 colher (sopa) - 145g - de açúcar cristal
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
1 xícara (240ml) de leite integral morno + um pouquinho extra para pincelar
1/3 xícara (80ml) de buttermilk*
2 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) - 28g – de manteiga sem sal, derretida
Recheio de maçã e xarope de bordo:
2 maçãs Granny Smith, miolos removidos, picadas grosseiramente
½ xícara (120ml) de xarope de bordo (maple syrup)
½ xícara (100g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de água
suco de 1 laranja
suco de 1 limão siciliano
2 paus de canela
Para a montagem:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida
1 xícara (200g) de açúcar cristal misturada a 1 colher (chá) de canela em pó
Massa: misture a farinha, o açúcar e o fermento na tigela grande da batedeira – você vai usar o batedor em formato de gancho. Em outra tigela, misture com um batedor de arame o leite, o buttermilk, os ovos e a manteiga. Com a batedeira ligada, junte os ingredientes líquidos aos secos e misture em velocidade média até obter uma massa elástica e homogênea (4-5 minutos). Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com plástico e deixe crescer em um lugar morninho, livre de correntes de ar, até dobrar de volume (1-1½ horas).
Enquanto isso, prepare o recheio: em uma panela média, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio-alto mexendo até o açúcar dissolver. Deixe ferver e então cozinhe em fogo médio até as maçãs ficarem macias e o líquido engrossar e se tornar uma calda (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Dê um soquinho no centro da massa para retirar o excesso de ar e então transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Abra com um rolo até conseguir a espessura de 5mm. Com um cortador redondo de 8cm corte 24 círculos de massa (junte as aparas e abra com o rolo novamente se for necessário). Coloque metade dos círculos nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre um e outro. Coloque 1 colher (chá) cheia de recheio no centro de cada círculo (tente drenar um pouco da calda para não encharcar a massa). Pincele as beiradas com leite e cubra com os círculos de massa restantes, apertando as extremidades para selar. Com um cortador de 7cm, corte o excesso de massa (selando bem as extremidades). Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de volume (1-1½ horas).
Pré-aqueça o forno a 190°C. Pincele os doughnuts com leite e asse-os até que dourem (8-10 minutos). Com os doughnuts ainda quentes, mergulhe-os na manteiga derretida e passe pelo açúcar com canela. Sirva com mais xarope de bordo e o que tiver sobrado do recheio de maçã/calda.
* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima, usei os cortadores de 8cm e 7cm e ainda assim consegui 12
segunda-feira, outubro 08, 2012
Doughnuts assados de maçã e xarope de bordo
Marcadores:
canela,
doughnuts,
fermento biológico,
maçã,
maple syrup,
pão doce,
xarope de bordo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Ai..ai...ai... que visão maravilhosa... :)
beijinhos
Mafalda
HUMM, dá vontade de comer um pequeno-almoço à moda americana..Nunca fui a NY mas adorava ir..
Gosto muito do blog, tem umas receitas maravilhosas, muito alegres e convidativas.
Parabéns!
Bjs
Uou...isto deve ser muito bom!
Agora lembrei-me de uma coisa que encontrava nas festas de Paço de Arcos há uns anos atrás, e que nunca mais vi em lado nenhum: Farturas americanas (eram farturas em forma de donuts, mas com uma massa divinal...)
Oi querida,
Obrigada pela menção honrosa. Nem me fale na Doughnut Plant. Só de pensar quero sair e pegar o ônibus. Mas como você sabe só posso ficar sonhando com essas gostosuras e ficar babando no Technicolor Kitchen.
Bjs.
Pat, querida.
Estava querendo fazer um bolo de limão de uma receita sua.
Mas queria fazer de dois andares.
Acha que posso dividir a receita e assar em duas formas?
Bjks.
Mel
Ai, Pat!!! Agora que tô de dieta pra ir pra praia no começo de novembro? Delícia! Agora conta mais de New York, conta, conta?
Mel, há receitas de bolo de camadas de limão no blog, é só dar uma procuradinha.
Bj
Oi Patricia, estou atrasada com as visitas tive problemas com o meu servidor de banda larga.Mas aproveitei para ver todas as receitas que perdi.Todas maravilhosas, como sempre.Uma boa noite querida.
Eles ficaram lindos Pat. Gostei muito deste recheio. Anything apple does it for me.e ferias boas sao assim. A gente volta ja fazendo plano de uma nova viagem para unfinished business.
Postar um comentário