terça-feira, outubro 16, 2012

Torta de amêndoa, maçã e frutas vermelhas, fracassos de baking e "Munique"

English version

Apple berry almond tart / Torta de amêndoa, frutas vermelhas e maçã

Já falei mal de Steven Spielberg algumas vezes (apesar de adorar “Tubarão” e a trilogia Indiana Jones) mas semana passada vi um filme excelente dirigido por ele: “Munique”. É um filme longo (quase 3 horas de duração) mas que mantém o espectador preso o tempo todo – é como aqueles livros que a gente quase leva pro chuveiro porque não consegue parar de ler. O elenco está cheio de vários favoritos meus (Bana, Craig, e os gloriosos Hinds e Rush), e fui surpreendida por um maravilhoso Mathieu Kassovitz, um ator que eu até então sempre associava ao lindo “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” – por causa de sua interpretação em “Munique” adicionei “O Ódio” à minha lista de filmes para ver.
Acho, sim, uma parte do trabalho de Spielberg bem piegas – “Hook - A Volta do Capitão Gancho”, alguém? – mas admito que pouquíssimos diretores sabem como posicionar e mover a câmera como ele; ele deveria se ater aos filmes adultos (e parar de arruiná-los no final como fez com “A Lista de Schindler”).

---

As receitas do Dan Lepard têm se tornado a minha estratégia para evitar fracassos de baking – depois de assar um dos bolos da Lisa Yockelson e jogá-lo no lixo (as receitas de bolo dela sempre são ótimas, não sei o que houve) achei melhor fazer algo diferente; resolvi preparar uma torta e fui direto numa receita do Lepard – seguro morreu de velho, né? ;)
A torta ficou uma delícia e a combinação de maçãs, amêndoas e geléia de frutas vermelhas é perfeita.

Torta de amêndoa, maçã e frutas vermelhas
da coluna do Lepard no Guardian e também do seu absolutamente maravilhoso livro (um dos meus preferidos)

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (105g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (sopa) - 25g - de amido de milho – aperte-o na colher na hora de medir
1 pitada de sal
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 78g - de açúcar cristal
1 ovo, clara e gema separadas
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
1 colher (sopa) de Amaretto (ou conhaque)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 maçã Granny Smith grade
125g de qualquer geléia de frutas vermelhas – usei de cassis
3 colheres (sopa) de amêndoas em lascas

Em uma tigela grande, junte a farinha, o amido de milho, o sal, 75g da manteiga e 2 colheres (sopa) do açúcar. Misture com as pontas dos dedos até que os gruminhos de manteiga desapareçam. Acrescente a gema e 1 colher (sopa) de água gelada e incorpore até obter uma massa macia. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa com um rolo e com ela forre uma forma de torta de 20cm* (com fundo removível) levemente pincelada com manteiga. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Cubra a massa com um pedaço de papel manteiga e coloque feijões secos sobre o papel. Asse por 20 minutos. Com jeitinho, remova os feijões e o papel e asse a base da torta por mais 10 minutos. Retire do forno e mantenha-o ligado.

Na batedeira, bata os 50g restantes de manteiga, a farinha de amêndoa, o açúcar restante, a clara, o Amaretto e a baunilha até obter um creme homogêneo. Descasque e pique finamente a maçã e incorpore-a ao creme de amêndoa. Espalhe a geléia na base da torta, cubra com o creme de amêndoa e salpique com as amêndoas em lascas. Leve ao forno por 40 minutos ou até que o recheio estufe e doure bem.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de torta de 30x10cm

Rend.: 6-8 porções

10 comentários:

Quéroul disse...

Nem tenta ver Cavalo de Guerra, ô desgraça.
Munique é lindo, me lembro de ver no cinema e gostar muito.

Agora, La Haine é a coisa mais absurda. Preciso reassistir porque ver filme sem legenda é difícil - não sou mano francês, perdi metade dos diálogos por causa das gírias - mas é uma coisa! E tem o Cassel, que olha, é vida pura!

Quero torta e Cassel! :D

Anônimo disse...

Por que o final de A Lista de Schindler foi arruinado?

São Ribeiro disse...

Uma torta com amêndoa maça e frutos vermelhos só pode ser uma delicia.
O aspecto esse deixa-me de rastos...de tão maravilhoso e não poder provar.
bj

Vanderleia disse...

Oi Patricia, que pena ter jogado o bolo no lixo, receitas que dão errado são frustrantes, mas ainda bem que essa delicia, feita com esses ingredientes maravilhosos deu super certo né,cheia de sabores, só pode ser deliciosa.Beijos querida.

Unknown disse...

Oi Patrícia, deixei meu recadinho ontem aqui, mas ele nao foi postado, acho que fiz algo de errado,rsrsrsr!!!! Vou fazer essas sua receitinha,e peço licença para postá-lo em meu blog ,tá_ Bjocas

Patrícia disse...

Hoje é um belo dia para fazer o primeiro comentário neste blogue onde volta e meio espreito e só vejo coisas deliciosas! ;D

Adorei esse filme! A construção da personagem principal está fantástica!

Abraço desta homónima de Portugal! ;)

Anônimo disse...

Olá, Patrícia. Onde posso encontrar essa farinha de amêndoas de que você fala? Obrigada,Clarisse.

Anônimo disse...

Mau, muito mau...isto só pode ser mau...ou então não!
http://merceariacaseira.wordpress.com

Unknown disse...

Patrícia , fiz ,a sua receita!!!!! essa sua torta é simplismente maravilhosa, fiquei encantada pelo aroma que deixou por toda a casa!!! Tenho um blog de culinária , e já postei essa receitinha lá!!! Se vc tiver um tempinho ,adoraria recebê-la no meu cantinho!!!Pa rabéns pelo seu blog, ele é uma delíciaaaaaa!!!!!!!!!!Montoes de beijos!!!!!
http://desdeminhajanela.blogspot.de/2012/10/torta-de-amendoa-maca-e-frutas-vermelhas.html

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, ao ver o trailer de "Cavalo de Guerra" senti tanta, mas tanta VA que desisti de ver o filme.
Quem não quer Cassel, amor? ;)
xx

Satya, eu acho que ele estragou o final *SPOILERS* com aquela bobajada dos judeus colocando pedrinhas no túmulo do Schindler. Sentimentalismo bobo.

Patrícia, concordo totalmente contigo! O personagem Avner tem mesmo muitas nuances e Eric Bana soube captá-las direitinho.

Rosangela, vou lá ver!
xx