sábado, outubro 06, 2012

Bolo de cerveja stout e chocolate com cobertura de manteiga de amendoim

English version

Chocolate stout cake with peanut butter frosting / Bolo de cerveja stout e chocolate com cobertura de manteiga de amendoim

Tenho tentado manter a idéia do inventário no último ano e até agora tem funcionado bem: os ingredientes não vão mais para o lixo e isso é ótimo. De vez em quando dou uma olhada no armário/geladeira/freezer para me assegurar de que nada seja desperdiçado e há alguns dias encontrei uma lata de Guinness no armário; enquanto procurava por algo gostoso para fazer com a cerveja me lembrei deste bolo delicioso que fiz há vários meses mas que ainda não tinha compartilhado com vocês - é mais uma das receitas fantásticas da Donna Hay e foi a primeira vez que preparei algo com cerveja stout.

Bolo de cerveja stout e chocolate com cobertura de manteiga de amendoim
ligeiramente adaptado da sempre lindíssima Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
½ xícara (120ml) de Guinness ou outra cerveja do tipo stout
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, picada
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
1 ovo
1/3 xícara de creme azedo (sour cream)*
½ colher (chá) de extrato da baunilha
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar cristal

Cobertura:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
½ xícara de manteiga de amendoim do tipo smooth
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 ½ colheres (sopa) de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte ligeiramente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 1 ½ litros, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Coloque a cerveja e a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até derreter a manteiga. Retire do fogo e incorpore o cacau.
Em uma tigelinha, misture com um batedor de arame o ovo, o creme azedo e a baunilha. Junte esta mistura aos ingredientes da panela, seguida do açúcar e dos ingredientes peneirados. Misture para incorporar. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 55-65 minutos ou até que cresça (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos. Com jeitinho, desenforme e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Cobertura: coloque o açúcar, a manteiga de amendoim, a manteiga e a baunilha na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte o creme de leite e bata por mais 2 minutos. Espalhe a cobertura no bolo já frio e sirva.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 6-8 porções

10 comentários:

Vera disse...

olá,
ficou lindo o teu bolinho, deve ter um sabor maravilhoso! eu também não gosto de desperdícios, também tento arranjar sempre forma de transformar e de evitar deitar comida fora.
beijinhos

Anônimo disse...

Oi Paty
Puxa, que pena que essa receita chegou tarde... tinha varias latas de Guiness dando sopa aqui em casa (porque meu marido trabalhava na empresa que produz e ganhava umas latas)que antes de vencer eu sai distribuindo para os irmaos.... Teria sido mais proveitoso se elas tivessem virado um bolo...
bj
Paty Vieira

Jota disse...

Que aspecto delicioso!!
Adoro a textura, aparentemente húmida e a cobertura de manteiga de amendoim, que tentação. ;)
Beijinho

Raquel Alabaça disse...

Com cerveja, quem diria!!! Ficou apetitoso!
Não devemos desperdiçar nada. Bjs

CR disse...

Será que daria certo trocar a cerveja por vinho?? Beijo!

Inês Ginja disse...

Uma tentação!
Adorei este bolo. Já usei stout num bolo de chocolate da Nigella e adorei o efeito.
Essa cobertura é mesmo a cereja no topo do bolo :) Lindo!
Um beijinho.

Ronize disse...

hummmm

Ta com uma cara muito boa, bem molhadinho. Lindoo

Mas que curioso, em 15 dias é a terceira vez que vejo receita com Guinnes, acho que é o destino avisando que precisa ser feita.

um beijo


Leila disse...

Adorei a receita, vamos fazer com certeza, bju

Bruna disse...

Oi Patricia. Adoro teu blog. Faz tempo que entro aqui para ver as maravilhosas receitas que tu faz e volta e meia faço pães e doces inspirados nas tuas fotos lindas (essa semana fiz um bolo de banana e um pao de aveia com melado - ambos divinos e deliciosos). Mas eu nao sou muito experiente nesta arte e estou sofrendo um pouco no quesito "instrumentos de trabalho". Já resolvi meus probleminhas com facas e balança -vi algumas dicas nuns blogs (o LaCucineta que vc indicou 'e ótimo tbm!) e comprei pela internet um conjunto de facas de qualidade e uma balança para as receitas de pães e bolos- mas o problema com as formas eu nao consigo resolver!!! Eu realmente nao sei quais formas eu deveria ter na minha cozinha. Vejo tantas receitas diferentes nos blogs por ai que pedem formas diferentes que fico bem perdida. Por enquanto estou me virando com duas formas de Bolo inglês e uma de muffins que ganhei de casamento e uma forma de pudim que era da minha avo! Pouca coisa né? Mas moro numa cidade pequenininha de pouco menos de 3 mil habitantes, então sao poucas as opções para compras. Então que eu queria te pedir umas dicas sobre quais tipos de forma era bom ter agora nesse meu começo de vida culinária. Volta e meia vc fala nas tuas receitas de uma forma de furo central tipo bundT que eu acho linda e vou comprar no site da Amazon, e para aproveitar, queria saber se vc tem mais alguma dica de formas.. Assim aproveito o frete e acabo com meus problemas de falta de formas! Desculpe te incomodar com isso. Adoro teu blog. Beijos.

Valentina disse...

Acho que stout pairs really well com chocolate. Da uma depth of flavour. Fiquei com icing envy. Ha ha