domingo, outubro 14, 2012

Bolo de limão siciliano com calda de maracujá

English version

Lemon cake with passion fruit syrup / Bolo de limão siciliano com calda de maracujá

Já admiti que este blog teve a sua quota de tortas e barrinhas de limão e por isso nem vou calcular a quantidade colossal de bolos de limão, ok? :D
Bolo de limão é o meu bolo favorito e como sempre tenho limões em casa acaba sendo uma escolha fácil para mim. Desta vez, entretanto, satifiz mais do que plenamente minha vontade constante por coisinhas azedas ao cobrir o bolo de limão siciliano com uma calda de maracujá: azedo². :D

Bolo de limão siciliano com calda de maracujá
um nadinha adaptado da sempre maravilhosa Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar cristal
2 ovos
1 xícara de creme azedo (sour cream)*
raspas da casca de 2 limões sicilianos
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal

Calda de maracujá:
1/3 xícara (80g) de polpa de maracujá, com as sementes
1/3 xícara (66g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de água

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo para incorporar. Junte o creme azedo, as raspas e o suco de limão, a farinha, o fermento e o sal e misture com uma espátula. Despeje a massa na forma preparada e asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma por 5 minutos**e então desenforme sobre uma gradinha (coloque um prato sob a gradinha).
Calda: misture os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo e ferva por 4-5 minutos ou até que a calda engrosse levemente. Despeje sobre o bolo. Deixe esfriar antes de cortar.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

** achei o que o bolo estava macio demais para ser desenformado depois de5 minutos, por isso deixei esfriar por 15 antes de desenformar

Rend.: 8-10 porções

12 comentários:

Jota disse...

Ficou bem apetitoso!!
E a calda de maracujá, que delicia. ;)

São Ribeiro disse...

Esse bolo tem aspecto de ter ficado bem macio.
E com essa calda ficou perfeito.
bjs

Unknown disse...

Adoro bolos de limão e apesar de ja ter experimentado varios continuo à procura "DO" bolo ideal.
Será este? Adorei a ideia da calda de maracujá. Bjs

Vanderleia disse...

Oi Patricia, também adoro coisas citricas.Pena que em casa sou minoria, por isso faço poucas vezes.Seu bolo ficou fantástico, me deixou aguada de vontade.Beijos e uma linda semana.

Samy disse...

Que delícia Pat! Adoro alimentos azedos, to favoritando essa receita!
:)
Ultimamente não tenho feito comidinhas especiais.. e to precisando já de algo!

Beijoss

Belinha disse...

Ficou com um aspecto fantástico
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Raquel Alabaça disse...

O limão também está sempre presente na minha cozinha, trago da minha mãe.
Gosto muito do sabor cítrico que ele nos dá aos nossos bolos e aos temperos. É uma delícia.

Chef de Algibeira disse...

Hummmm... que bom que deve ser... tem um aspecto tão fresquinho.. :)
Um beijinho

Rosita Vargas disse...

¡Qué bella propuesta! abrazos y abrazos.

Valentina disse...

Amiga, aqui casou o teu gosto e o meu. O teu é o limão, e o meu o maravilhoso maracujá. Realmente deve ter ficado divino. Acho que vou fazer para levar pro trabalho esta semana.

Ronize disse...

Tai aí uma das minhas grandes paixões Limão Siciliano!

Esse bolo ta com uma cara ótima

Um beijo

Ameixinha disse...

Mesmo que eu fique ausente por muito tempo, sempre volto para ver as novidades porque sei que sempre encontrarei aqui o azedinho que tanto aprecio, além de fotografias que aguçam o apetite :)