terça-feira, outubro 02, 2012

Tortinhas almond joy

English version

Almond joy tartlets / Tortinhas almond joy

Há alguns meses a Ana e eu falávamos sobre o novo livro Baked que estava para ser lançado (agora já saiu). Conversávamos sobre comprá-lo ou não, já que ambas temos os outros dois livros da bakery americana e nenhuma de nós os havia usado muito. Coincidências culinárias. Só que aí a Ana decidiu fazer bom uso dos livros e ao me contar o quão satisfeita estava com os resultados acabou me empolgando também, por isso fiz estas tortinhas (isso e o fato de ter creme de leite fresco na geladeira quase vencendo).

Nunca comi Almond Joy mas achei que a combinação de amêndoa, coco e chocolate só poderia dar em coisa boa; as tortinhas levam um certo tempo para ficarem prontas e dão um tiquinho de trabalho por causa dos três componentes a serem preparados, mas vocês podem dividir a receita em pequenos projetos e prepará-la em dois dias – foi assim que fiz.

Tortinhas almond joy
de um livro que pretendo usar mais freqüentemente

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1/3 xícara (33g) de farinha de amêndoa
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 1/3 xícaras + 1 colher (sopa) - 195g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 ovo grande
¼ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada e picada

Recheio:
225g de chocolate branco picadinho
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
2 xícaras (200g) de coco em flocos adoçados
1 colher (sopa) de Amaretto ou rum

Cobertura:
55g de chocolate meio amargo picadinho
55g de chocolate ao leite picadinho
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
6 amêndoas inteiras tostadas e frias

Massa: coloque a farinha de amêndoa, o açúcar, a farinha de trigo e o sal no processador de alimentos e processe até combinar. Junte a manteiga e pulse até obter uma farofinha. Em uma tigelinha, bata o ovo e a baunilha juntos levemente com um garfo. Com o processador ligado, junte o ovo batido, aos poucos, somente até que uma massa se forme – você talvez nem precise usar todo o ovo. Forme uma bola com a massa, achate formando um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou de dia um dia par ao outro.
Recheio: coloque o chocolate branco e o creme de leite em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, mexendo até derreter e homogeneizar. Retire do fogo, deixe chegar à temperatura ambiente e então cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro.
Unte levemente com manteiga 6 forminhas de torta de 10cm de diâmetro com fundos removíveis. Divida a massa em 6 porções iguais e abra cada uma delas com o rolo, entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhados, até conseguir um círculo pouco maior do que as forminhas – a massa é bem grudenta, por isso deixe gelar bem antes de abrir com o rolo. Transfira com cuidado para a forminha e aperte levemente para forrar. Retire as sobras de massa com uma faquinha. Repita o processo com a massa restante. Faça furinhos com um garfo em todas as bases de torta e leve ao freezer por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Forre as bases de torta com um pedaço de papel manteiga ou alumínio e encha com feijões secos. Asse por 15 minutos, retire com cuidado os feijões e o papel e volte as bases ao forno por mais 10 minutos ou até que dourem. Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Leve o ganache de chocolate branco à batedeira e bata somente até obter picos leves – não bata demais. Incorpore delicadamente o coco e o Amaretto ao ganache. Espalhe o recheio nas bases das tortinhas e coloque 1 amêndoa no centro de cada uma. Leve à geladeira enquanto faz a cobertura.
Coloque os chocolates em uma tigela refratária. Aqueça o creme de leite até que comece a ferver, desligue o fogo e derrame sobre os chocolates. Mexa até derreter e conseguir uma mistura homogênea. Deixe esfriar por 10 minutos e então espalhe sobre as tortinhas. Volte à geladeira até a cobertura firmar, cerca de 10 minutos.
As tortinhas podem ser guardadas na geladeira em um recipiente hermético por até 2 dias.

Rend.: 6 tortinhas – fiz metade da receita acima, usei forminhas do mesmo tamanho e consegui 4

9 comentários:

A Meu Gosto disse...

Já vou seguindo seu blog há algum tempo mas não sei se já comentei! Já recreie várias receitas que levei daqui e já coloque no meu blog. E estas tortinhas vou levar comigo porque fiquei com muita vontade de experimentar :D
beijinho

Anônimo disse...

Patricia que vontade que deu de morder essa tortinha.

MClara disse...

Deu vontade de ver o "miolinho" das tortinhas, Paty..rs

Vanderleia disse...

Oi Patricia parece ter valido à pena o trabalho que deu.Parabéns ficou ótima.Beijos e tudo de bom.

Andrea - Sweet and Saucy disse...

Visão do paraíso, Patricia!
Ao contrario de vc, já experimentei (vaaaaarias vezes) o Almond Joy e preciso confessar que adoro!!!
Vou me programar com um pouquinho a mais de tempo e paciência para fazer esta delicia!
Bjos

Entre Tralhas e Panelas disse...

Parece oreos em ponto grande :0)
Beijinhos
Elisabete Cruz
http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Que fofas essas tortinhas ! Receita anotada. Não tenho esse livro ainda. Estou curiosa para vê-lo. Bjs

Fernanda Amarante disse...

Ai, meu bom Jesus!!! Graças a Deus inventaram as cápsulas de lactase, por q não tô nem aí pra minha intolerância à lactose (recém-descoberta) se for pra comer essa delícia! Almond Joy é perfeito, Pat!!!

vanessa disse...

que aspecto delicioso! vou ficar com a receitinha:)