quarta-feira, julho 18, 2012

Orecchiette de forno com espinafre e queijos

English version

Spinach casserole with orecchiette and cheeses / Orecchiette de forno com espinafre e queijos

Conversando com uma colega do trabalho que emagreceu bastante descobri que a dieta que ela está seguindo não permite a ingestão de glúten e derivados de leite; por mais que eu adoraria eliminar alguns (vários?) quilos jamais conseguiria seguir uma dieta como aquela, pois não sobrevivo sem pão e queijo. Sei que há meios de substituir a farinha de trigo por outras sem glúten, mas só a idéia de viver sem queijo já me deixa mal-humorada. :)

Esta queijólatra que lhes escreve adorou o macarrão de forno da Amanda Hesser: além de ter dois tipos de queijo o prato é uma delícia, substancioso mesmo sem levar carne e perfeito para dias gelados.

Orecchiette de forno com espinafre e queijos
um tiquinho adaptado da maravilhosa bíblia de receitas da Amanda Hesser

- xícara medidora de 240ml

300g de espinafre
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande, bem picadinha
2 dentes de alho gorduchos, amassados
1 ½ xícaras de tomate pelado picado – se só tiver inteiros, pique-os e depois meça
225g de orecchiette
½ xícara de queijo de cabra esfarelado
½ xícara de parmesão ralado na hora
sal e pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 180°C. Separe um refratário com capacidade para 6 xícaras (1 litro e meio).
Lave o espinafre e remova todos os talos. Junte as folhas e faça um rolinho com elas (como um charuto). Corte em fatias finas.
Aqueça o azeite em uma panela grande, de fundo grosso. Junte a cebola e refogue em fogo médio até que fique macia (mas sem corar). Junte o alho e refogue. Acrescente o tomate pelado seguido do espinafre. Cozinhe por cerca de 5 minutos ou até o espinafre murchar.
Enquanto isso, cozinhe o orecchiette em uma panela com água salgada e fervente até que o macarrão fique al dente.
Retire o molho do fogo, junte o queijo de cabra e metade do parmesão e misture. Tempere com sal e pimenta.
Escorra o orecchiette e transfira para a panela com o molho, misturando para cobrir toda a massa com o molho. Transfira para o refratário e polvilhe com o parmesão restante. Leve ao forno por 15 minutos ou até que esteja bem aquecido. Sirva em seguida.

Rend.: 2 porções

11 comentários:

Érica disse...

Que delícia! Adoro esse tipo de massa e com espinafre então, é tudo de bom.
bjs

CRISTIANE LARA disse...

Bom dia Paty, tudo bem com você ? Eu também não consigo viver sem pão e queijo. Adoro massa ! E essa que você preparou está realmente divina ! Bjs

Samy disse...

Agora estão lindos 12º aqui!
Eu detesto frio! :( e passo o inverno comendo muito que nem bicho ahahaahah não sei porque..
Tenho uma amiga com intolerância a glúten, é horrível, ela não pode comer NADA, já fui várias vezes fazer compras com ela, comer fora, ou até mesmo cozinhar pra gente, e é muito complicado, a pessoa alérgica a glúten realmente emagrece muito.
Eu espero nunca ter isso, também ia ficar maluca sem poder comer.. TUDO, porque eu gosto de tudo :)

Beijo Pat!!

Fê Dayrell disse...

Ficou de dar água na boca, amei a combinação como espinafres.bjo

tatiane disse...

Até que macarrão sem glúten é bem gostosinho, ele demora para cozinhar e fica quebradiço - minha mãe tem intolerância a glúten e ela adora yakissoba.
Sou do time que não vive sem queijo, até mais que o pão, mas como dizem, no pain, no gain :(
Linda sua massa, lembrei que ainda tenho um caso mal-resolvido com o espinafre.
beijos!

Viviane Moreira disse...

Posso dizer que sou um rato! Adoro queijo!!!
Pra emagrecer eu tirei (acredite se quiser!!!) o meu amado doce! Sim, alem de rato eu sou uma formiga! Sofro, mas tem dado resultados, com vô e pai diabéticos não posso bobear... tinha um blog de doces, o qual me inspirei em teu blog divino, mas fechei por conta dessa retirada estratégica do doce, enfim...
Esse macarrão me deu uma vontade louca de fazer, espinafre é uma das coisas que mais amo nessa vida e esse nunca sairá do cardápio!
Bjsss
Vi

Trainee de Cozinheira disse...

Como vc adoro queijo e essa massinha me inspirou, vou anotar a receita e praticá-la!! bjs
Maura

Silvana disse...

Patrícia,

Se vc não é alérgica ou tem intolerância, não é certo tirar glúten ou lactose do cardápio, segundo uma amiga nutricionista.

Ainda bem, né?

abraços!

Vera disse...

olá=) ADOREI A RECEITA E A FOTOGRAFIA. está com 1 ar tão apetitoso..

Vanderleia disse...

Vendo essa colher ao lado da travessa o primeiro impluso é o de se servir e saborear.Eu quero.Bjos.

gabi anger disse...

Oi Paty! Queria primeiro dizer que adoro as receitas que você faz, elas tem uma cara deliciosa! Depois queria te dizer que postei uma referência à seu blog no meu blog.
http://eatandpost.wordpress.com/
Estou começando...então ele deve estar meio tosco ainda... mas espero que goste!


Bjs