quarta-feira, julho 04, 2012

Bolo de laranja e cardamomo com casca de laranja em calda + uma pergunta para quem está nos EUA

English version

Orange cardamom pound cake with candied orange peel / Bolo de laranja e cardamomo com casca de laranja em calda

Fiz este bolo meses atrás mas esperei até agora para publicar a receita para não perturbar vocês com aquele meu drama do excesso de casca de laranja em calda. A receita era um bolo simples de laranja – coisa que adoro – com um toquinho de cardamomo – coisa que aprendi a adorar – e só acrescentei os pedacinhos de casca de laranja em calda porque não agüentava mais olhar para eles quando abria a geladeira. Então a maneira de preparar o bolo depende completamente de vocês - só peço que o façam, sim, pois é delicioso e super macio.

Agora uma pergunta para as leitoras que moram nos EUA – quero comprar uma boa 9x5in loaf pan e adoraria saber que marca vocês recomendam; andei olhando algumas na Amazon mas com o aval de vocês seria muito melhor. Obrigada!

Orange cardamom pound cake with candied orange peel / Bolo de laranja e cardamomo com casca de laranja em calda

Bolo de laranja e cardamomo com casca de laranja em calda
um nadinha adaptado do ótimo The Art and Soul of Baking

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 1 laranja
1 colher (chá) de cardamomo em pó
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (240g) de farinha para bolo*
½ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
1/3 xícara de creme azedo (sour cream)**
1/3 de casca de laranja em calda/cristalizada (se for em calda, drenada), picadinha (pique, depois meça) – opcional, usei caseira, receita aqui

Cobertura:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
½ a 1 colher (sopa) de suco de laranja, mais se necessário

Pré-aqueça o forno a 180°C – você vai assar o bolo no centro do forno. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 21x11cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média e reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de casca de laranja e o cardamomo até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente.
Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Raspe a tigela novamente. Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados em três adições alternando com o creme azedo em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Com uma espátula, incorpore a laranja em calda (se for usar). Transfira a massa para a forma preparada, alise a superfície e asse por 45-55 minutos ou até que o bolo cresça, doure e esteja firme ao toque (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma. Desenforme e remova o papel.

Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena e junte o suco aos poucos, misturando até obter a consistência desejada. Espalhe sobre o bolo já frio e aguarde 30 minutos antes de servir.

* farinha para bolo caseira: para preparar 1 xícara de farinha para bolo retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 6-8 porções

17 comentários:

Ameixinha disse...

O interior pintalgado de laranja ficou lindo e a cobertura deixa o bolo ainda mais bonito :)

Claudia Lima disse...

Bolo de Laranja é um dos meus favoritos, simplesmente amo!

Quanto as formas, as da Wilton, em geral, são ótimas.

Outro dia, no entanto, comprei na Amazon uma forma para Madeleines da marca Chicago Metalic que se mostrou excelente tb. Não tive a menor dificuldade de desenformar as madeleines, o que me surpreendeu e deixou super feliz.

Boa sorte! :)

Lua Limaverde disse...

Pat, eu tenho essa da Fat Daddio, não tenho do que reclamar, mas ela é arredondada nas pontas, tem gente que prefere mais retinha. Beijo! =)

Sabores Autenticos disse...

Que rico bolo, levo a receita.
Bjs

Artes da Cris disse...

Seu blog é muuuito legal ! Vc costuma comprar coisas do exterior na Amazon? Compro livros mas são isentos de impostos. Gostaria de saber se as taxas são altas e os correios, se cobram ainda mais taxas.
Agradeço, Abraço,
Ana

DulceBeeNYC disse...

Patricia,

Eu tenho uma da Williams-Sonoma.
http://www.williams-sonoma.com/products/usa-pan-traditional-finish-loaf-pan/?pkey=e|loaf%2Bpans|10|best|0|1|24||7&cm_src=PRODUCTSEARCH||NoFacet-_-NoFacet-_-Top_Wide_Agrarian%20-%20copy-_-

Mas na amazon tem uma bem parecida da Chicago Metallic.

A minha tem a chapa bem grossa e todos os bolos saem com o fundo bem douradinho.

Eh um pouco mais cara, mas ja tive de outras marcas(Faberware e Wilton) e elas acabaram amassando com o tempo.

Espero ter te ajudado, ja que seu blog me ajuda tanto com tantas receitas deliciosas.

Bjs.

Tania
http://www.amazon.com/Chicago-Metallic-Commercial-Traditional-Uncoated/dp/B003YKGRKU/ref=sr_1_4?s=home-garden&ie=UTF8&qid=1341445240&sr=1-4&keywords=chicago+metallic

Carla Cavellucci Landi disse...

Nordicware e Anolon. As da Wilton q tenho queimam muito facil. Nordicware sao fortes, otimas, tenho as de bundt cake e adoro.

Vera disse...

olá=) gosto muito de vir aqui porque as receitas são sempre fantásticas de fazer crescer água na boca=)este bolinho não é excepção**

Unknown disse...

Quanto a sua pergunta, não posso responder...Mas sabe o que eu fiz? Sua última receita de Biscotti. Ficou demais. Meu blog acho que foi pro espaço, mas se conseguir recuperá-lo, vou postar as fotos e os créditos. Obrigada por mais esta receita de sucesso!!! Bjs

Suellen Timm disse...

olha eu hosto muito da Wilton e da Bakers Secret. As duas são ótimas, mas acabo optando pela Bakers.

São Ribeiro disse...

GOSTO MUITO DE BOLOS DE LARANJA E COM ESSA COBERTURA FICOU FANTÁSTICO.,
BJ

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada a todas pelas sugestões!

Cris, compro livros. Às vezes compro outras coisas que amigos trazem de lá. As formas vou comprar numa viagem próxima aos EUA.

Carla, tenho forma Bundt da Nordicware e realmente é excelente. Obrigada!

Silvia, que bom que o biscotti deu certo, adorei saber!
Bj!

Isabella disse...

Patrícia, seu blog é literalmente delicioso! Difícil é escolher qual receita experimentar primeiro! Estive dando uma olhada geral em várias receitas e me dei conta de que o blog fez 6 anos sem um post comemorativo... O tempo deve andar realmente curto! De qq forma, parabéns pelo blog, e muitos e muitos anos de sucesso e inspiração pra vc e pro blog!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Isabella!
Pois é, menina, foi no mesmo dia em que o Corinthians foi campeão da Libertadores, acabei esquecendo com tanta emoção!
Obrigada por lembrar e pelo comentário tão doce.
Um beijão!

Denise disse...

Fat Daddio's são as melhores. Abandonei todas as minhas outras. Os resultados com elas são muito mais reproduzíveis.

Patricia Scarpin disse...

Denise, obrigada!

Anônimo disse...

http://www.williams-sonoma.com/products/usa-pan-goldtouch-nonstick-round-cake-pan/?pkey=ccake-pans


estas sao as melhores, completamente non stick! sao fantasticas!