domingo, julho 22, 2012

Quadradinhos de cheesecake de manteiga de amendoim e chocolate + "Man of Steel"

English version

Chocolate peanut butter cheesecake squares / Quadradinhos de cheesecake de manteiga de amendoim e chocolate

Acabei de ter uma ótima surpresa na minha visita diária ao "Awards Daily": a adorável Sasha Stone postou não uma, mas duas versões do teaser de "Man of Steel", uma com a voz de Kevin Costner (Jonathan Kent) e a outra com a voz do sempre maravilhoso Russel Crowe, que interpretará Jor-El - se isso não é razão suficiente para aguardar ansiosamente o filme não sei o que pode ser. :)

O lindo teaser vem acompanhado de cheesecake, uma versão de manteiga de amendoim deliciosa da sempre maravilhosa Nigella Lawson.
Para mim, a cobertura de chocolate não fez falta nos quadradinhos de cheesecake de doce de leite, mas aqui ela é perfeita: a manteiga de amendoim tem um toquezinho salgado que o chocolate ao leite complementa lindamente.

Quadradinhos de cheesecake de manteiga de amendoim e chocolate
adaptadas do magnífico Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home

- xícara medidora de 240ml

Base:
140g de biscoitos maisena/Maria
2 ½ colheres (sopa) - 35g - de manteiga sem sal, amolecida

Recheio:
300g de cream cheese
2 ovos
2 gemas
2/3 xícara (133g) de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de creme azedo (sour cream)*
2/3 xícara de manteiga de amendoim do tipo smooth

Cobertura:
2/3 xícara (160ml) de creme azedo (sour cream)
2/3 xícara (120g) de gotas de chocolate ao leite
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre com duas camadas de papel alumínio, deixando sobras em lados opostos, formando “alças”. Unte o papel com manteiga.
Base: no processador de alimentos, moa os biscoitos. Junte a manteiga e processe até que a mistura pareça areia molhada. Transfira para a forma preparada e pressione no fundo dela para formar a massa do cheesecake. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
Recheio: coloque o cream cheese, os ovos, as gemas, o açúcar, o creme azedo, a manteiga de amendoim e a baunilha na tigela limpa do processador de alimentos e processe até obter uma massa bem homogênea. Derrame sobre a base e asse por 1 hora (checando aos 50 minutos), somente até que o topo da mistura – e somente o topo – esteja firme e seco.
Retire o cheesecake do forno (mantenha-o aceso).
Cobertura: em uma panelinha, aqueça o creme azedo, o chocolate ao leite e o açúcar em fogo bem baixinho, mexendo sempre para incorporar o chocolate aos outros ingredientes enquanto ele derrete. Retire do fogo e espalhe sobre o cheesecake. Volte ao forno por mais 10 minutos*.
Retire do forno e deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro.
Com cuidado, retire o cheesecake da forma usando as “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

** a minha cobertura parecia igual mesmo depois de 10 minutos de forno, por isso a assei por 22 minutos (até ficar fosca e mais firme)

Rend.: 16 quadradinhos

6 comentários:

Isadora disse...

uau! adorei os quadradinhos! mais uma receita divina!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Maravilhoso, amei!

Anônimo disse...

Estão absolutamente perfeitos!
Animam qualquer inicio de semana de trabalho.
Parabéns!
Guida

Miminhos da Mito disse...

Olá

Ficaram maravilhosos :)

Bjs

Para ouvir Elvira disse...

Ah, essas receitas americanas (leia-se gordas/deliciosas)...
P.S.: Finalmente uma receita de cheesecake que usa exatamente 2 pacotinhos de cream cheese, nem mais nem menos :D

Vanderleia disse...

Adoro a maioria das receitas que vc posta aqui.Esses quadradinhos se eu fizer vou ficar é redonda, pois parecem deliciosos e impossíveis de resistir.Bjos e boa semana pra vc.