segunda-feira, julho 09, 2012

Bolo de creme azedo e geléia de cassis

English version

Blackcurrant sour cream coffee cake / Bolo de creme azedo e geléia de cassis

Acabei de assistir a "O Espetacular Homem-Aranha" e apesar de achar o "espetacular" do título algo meio presunçoso gostei do filme: é um elenco ótimo, bem melhor do que o do primeiro filme dirigido por Sam Raimi. Mas Raimi tinha Willem Dafoe como vilão, e Willem Dafoe como vilão é a simplesmente a perfeição; aliás, Dafoe como qualquer coisa é a perfeição. :)
Em um mundo perfeito, o Aranha de Andrew Garfield seria dirigido por Sam Raimi.

Bem, o mundo não é perfeito mas esse bolo é: a massa é deliciosa e fica super macia por causa do creme azedo; usei geléia de cassis pois comprara um vidro por impulso, mas qualquer sabor aqui funciona: use o seu favorito.

Bolo de creme azedo e geléia de cassis
um nadinha adaptado da fantástica Food & Wine

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 xícara de creme azedo (sour cream)*
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
¾ xícara de geléia de cassis – ou outra de sua preferência
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (do tipo Bundt) de 25cm de diâmetro.
Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal com um batedor de arame. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula. Acrescente o creme azedo e a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata apenas até incorporar – a massa é bem espessa.
Separe ½ xícara de massa e espalhe o restante na forma. Com as costas de uma colher, faça uma espécie de calha no centro da massa, por toda sua extensão. Misture a geléia à ½ xícara de massa reservada e coloque a mistura dentro da “calha”.
Asse o bolo por cerca de 1 hora ou até que cresça e doure e as laterais se soltem da forma (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma,sobre uma gradinha, por 15 minutos, e então inverta sobre a gradinha e deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8-10 porções

13 comentários:

Unknown disse...

Parece delicioso!
Mel

Sabor no Prato disse...

Oi Patrícia. Ainda quero assistir esse filme, adoro filmes assim :).
Nossa esse seu bolo parece bem macio. Gostei muito da receita.

Abraços, Fabiana.

Danni e Lype disse...

Querida Patrícia,
Primeiramente quero dar parabéns pelo blog tão especial recheado de receitas DELICIOSAS!!! Eu já tive a oportunidade de experimentar algumas receitas suas e são realmente MARAVILHOSAS!!! Parabéns!!!
Muito obrigada por compartilhar tantas DELÍCIAS!!!
Grande beijo, IRene

Priscila Beneducci disse...

Amei bem diferente

Samy disse...

Parece maravilhosamente delicioso!
Eu tenho bolo de banana aqui, e hoje escutei um mega elogio da moça que trabalha aqui. Fiquei bem boba!!!! E a receita da massa é daqui do TK :D
Muito chique!!

Tambem to curiosa pra ver o hEMO aranha! ahahahah

Beeijo!

Vanderleia disse...

Estava mesmo querendo assistir o filme com meus filhos, agora tive um incentivo.Quero ver o Batman tbm.Filhos adolecentes sabe como é.Mas melhor seria chegar em casa e ter um bolo como esse.Adoro cassis.
Beijos.

wair de paula disse...

Patty, depois que comecei a frequentar seu blog, o do Richie e de mais algun doceiros contumazes, mimhas roupas diminuiram - não sei qual a relação...
Forte abraço, delicia de bolo!

Patricia Scarpin disse...

Irene, muito obrigada pelo comentário tão doce! Fico feliz sabendo que as receitas deram certo com você, obrigada por me contar!
Beijo!

Samy, querida, parabéns pelo sucesso do bolo!
Beijo!

Fernanda Amarante disse...

Pat, fiz o bolo hoje mas tive um problemão: ele quebrou todo (forma de silicone estilo catedral danada). Acho que parte do problema foi a quantidade de geléia, como você faz pra não ir tudo pro fundo? Ah, e lembrei de você mais ainda por q usei uma geléia inglesa da Wilkin and Sons, de limão, a mais perfeita geléia que já comi. Já provou? Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Fer, tudo bem?
Tenho essa forma de silicone e já tive o mesmo problema com ela - na hora de desenformar, o bolo quebra. Morri de raiva! Não tenho esse problema com as formas de metal. Se vc puder comprar uma metal, não vai se arrepender.
Hum, agora fiquei AGUADA por geléia - nunca provei, mas tenho certeza de que iria adorar!
Bj e obrigada por se lembrar de mim!

Anônimo disse...

oi patricia
obrigada por dividir essas delicias conosco!!! adorei essa receita, ficou delicioso, fofinho, umido,....fantastico, mas como nao tinha geleia de cassis fiz com o de laranja!!!!!
obrigada bjinhus chris

Patricia Scarpin disse...

Chris, tudo bem?
Adorei saber que o bolo deu certo, acho geléia de laranja uma delícia!
Bj e obrigada por vir me contar!

Danni e Lype disse...

Querida Patrícia,
Eu comprei sour cream e experimentei a sua receita... Nossa!!! Que DELÍCIA!!! Aprovadíssimo!!! O meu filho falou que o bolo desmancha na boca e é pura verdade...
Dá um pulinho no meu cantinho para ver a sua receita DELICIOSA por lá...
Grande beijo e obrigada por tudo, Irene