quarta-feira, maio 02, 2012

Torta de ricota e feta

English version

Ricotta and feta tart / Torta de ricota e feta

Já que a deliciosa torta de escarola e salame do Jamie Oliver foi um prato ótimo para o almoço tanto na minha casa quanto no escritório senti vontade de preparar outra torta salgada – desta vez, não havia presunto defumado na minha geladeira (ingrediente pedido na receita original), mas uma torta feita inteiramente de queijo (há parmesão na massa!) não me pareceu uma má idéia e, realmente, não foi: só me arrependo de não ter adicionado um punhado de salsinha picada ao recheio antes de espalhá-lo sobre a massa.

Torta de ricota e feta
um tiquinho adaptada da sempre deliciosa e linda Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 185g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ xícara + ½ colher (sopa) - 120g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
½ xícara (50g) de parmesão ralado bem fininho
2 colheres (sopa) de creme azedo (sour cream)*
2 gemas

Recheio:
230g de ricota – usei caseira
50g de queijo feta, esmigalhado
1 ovo
1 dente de alho, amassado
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
raspas da casca de 1 limão siciliano
sal e pimenta do reino moída na hora

Prepare a massa: coloque a farinha, o sal, a manteiga e o parmesão no processador de alimentos e pulse até obter uma farofa grossa. Junte o creme azedo e as gemas e processe por 1-2 minutos ou até que uma massa comece a se formar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Unte levemente com manteiga uma forma de torta de 24cm de diâmetro. Abra a massa entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhados até conseguir um círculo de aproximadamente 30cm de diâmetro. Forre a forma com a massa deixando uma sobra de massa de 5cm, formando uma borda. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma tigela, junte a ricota, o feta, o ovo, o alho, a mostarda e as raspas de limão siciliano e misture bem. Espalhe o recheio na base da massa e dobre as bordas sobre ele, formando uma tampa parcial da torta**. Asse por 25-30 minutos ou até dourar.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

** tive problema na hora de moldar as bordas da massa, por isso, remove o excesso de massa rente à borda da forma e cortei flores com ela, usando um cortador de biscoito. Arrumei a massa cortada sobre o recheio e assei a torta normalmente

Rend.: 4 porções

11 comentários:

Fê Dayrell disse...

Me deu água na boca!!! Hum...
Sabe que ate hoje não experimentei queijo feta, mas com tantas receitas maravilhosas que tenho visto tenho certeza que não vai demorar muito.
bjo

Jardim de Algodão Doce disse...

Para além das suas receitas fantásticas, uma das coisas que aprecio muito são as suas fotografias super profissionais, bem expostas e expressivas. Parabéns!

Marmita disse...

Que perfeição, ficou linda a imagem com as flores.. sou fan do Jamie e do teu blog :) um beijo!

Unknown disse...

Gostei desta receita!
Bjinhos

Carla Colombo disse...

que fome que deu!!!

Carla C.
www.brisandonacozinha.blogspot.com

Mónica Silva disse...

Tão perfeita esta torta.

Beijinho

Maria Clara disse...

Oi, Paty!
Que coisa linda e apetitosa! Só queria ver "por dentro"... hahaha
bjos

Anônimo disse...

Prezada, eu fiz a receita e gostei do resultado, com um pequeno contratempo: achei o recheio pouco pra uma foorma de 24cm. Vai ver sou extremamente gulosa! :P
Abs, Joyce

Patricia Scarpin disse...

Oi, Joyce! A torta é fininha mesmo, a camada de recheio não fica muito espessa.
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Patricia!!
Dúvida cruel: posso substituir o creme azedo por outra coisa??? Isso pq no fim de mundo onde me encontro não existe creme de leite fresco....
bjs

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, pode omitir o creme de leite fresco e colocar 1 colher (sopa) a mais de manteiga. A massa não vai ficar tão encorpada, mas dará certo.