segunda-feira, maio 21, 2012

Biscotti de amêndoa

English version

Almond biscotti / Biscotti de amêndoa

Hoje de manhã assisti ao teaser trailer de “Skyfall” e gostei bastante do que vi: além de um diretor fantástico – adoro Sam Mendes! – Ralph Fiennes também está no filme. Quero dizer, Ralph Fiennes e Daniel Craig juntos, com Judy Dench para arrematar. Como se “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “O Hobbit” já não estivessem me deixando ansiosa o suficiente. :)

E já que a minha muito aguardada última compra de livro de culinária ainda não chegou tive de usar outro dos ótimos livros da Sra. Medrich – estes biscotti ficaram tão bons, tão deliciosos que foi difícil fotografá-los antes de devorar a leva toda.

Biscotti de amêndoa
do maravilhoso Chewy Gooey Crispy Crunchy Melt-in-Your-Mouth Cookies

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 xícara + 1 colher (sopa) - 212g - de açúcar cristal
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
3 ovos grandes
2 colheres (sopa) de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
150g de amêndoas inteiras, tostadas, frias e picadas grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 150°C – você vai assar os biscotti no centro do forno. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture bem a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Em uma tigela grande, usando um batedor de arame, misture bem os ovos, o Amaretto e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture, e em seguida junte as amêndoas – é uma massa espessa e grudenta. Transfira a massa para a assadeira preparada. Umedeça levemente as mãos e formate a massa em um cilindro achatado de aproximadamente 30x10cm.
Asse até que firme e seque, cerca d 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos. Forre a assadeira já fria com papel manteiga novamente.
Com jeitinho, remova o papel manteiga do cilindro de biscoito e transfira-o para uma tábua de corte. Com uma faca serrilhada longa, corte o cilindro na diagonal em fatias de 1,25 a 2cm. Coloque as fatias na assadeira preparada e asse por mais 40-50 minutos ou até que os biscotti estejam bem dourados. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha. Guarde em recipiente hermético (depois que os biscotti estiverem completamente frios) por várias semanas.

Rend.: 2 dúzias

8 comentários:

Akemi disse...

Um dos meus últimos desastres culinários foi justamente uma receita de um biscotti que nunca tinha feito. Não consegui uma fatia sequer inteira! Fiquei comm uma montanha de farofa mas da próxima vez já sei onde devo buscar a receita! ;)
As amêndoas que vc usou são com pele ou sem?
Bjss

Vera disse...

olá,
ainda bem que os biscottis resistiram o tempo suficiente para que os fotografasses pk a foto ficou espétacular, como todas as que tens aqui publicadas!!mais uma vez parabéns!!

marcel gussoni disse...

Uhn..
Adoro Biscotti! Lá vou eu testar uma nova receita.

Foto linda como sempre.. :)

Bjs

Marcel

Patricia Scarpin disse...

Clarice, usei amêndoas sem pele.
Sabe que da primeira vez que fiz biscotti morri de medo de acontecer isso? Por sorte deu certo.
Bjs!

Lígia disse...

Oi, Patrícia!
Uma dúvida: onde você encontra extrato de baunilha no Brasil? Só encontro essência onde moro.
Obrigada!!

Patricia Scarpin disse...

Lígia, não tem mesmo - eu fiz o meu extrato com favas de baunilha e vodca.

Lia disse...

Este biscotti parece-me bem saudável! Com amêndoas ainda por mais, é um ingrediente que entra muitas vezes nas minhas receitas... Devo dizer-lhe que gosto muito da forma como apresenta as suas preparações!

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) disse...

Oi, Patrícia! Tive que vir comentar: fiz esse biscotti e amei! O resultado tá aqui, ó: http://www.mepassaocardapio.com/2012/08/biscotti-de-amendoa-para-uma-tarde-de.html

Beijos e obrigada pelos posts sempre tão inspirados!