terça-feira, maio 29, 2012

Torta crumble de limão siciliano - e o Pinterest

English version

Lemon crumb tart / Torta crumble de limão siciliano

Começo o post dizendo a vocês que adoro o Pinterest: é um ótimo jeito de agrupar coisas interessantes e geralmente encontro a minha dose de humor matinal por lá. Alguns leitores me escreveram perguntando o porquê de eu ter bloqueado as minhas fotos para não serem marcadas no Pinterest, mas não fiz isso (e não faria). Não vejo problemas em ver as receitas marcadas por vocês, pelo contrário. Por isso, não sei o que houve e porque vocês não conseguem mais “pin” as fotos – se alguém souber como solucionar o problema adoraria saber. :)

***

Esta torta de limão siciliano é uma variação da torta mais fácil do mundo e apesar de não ser igualmente fácil – há de se preparar a curd para o recheio aqui – é tão saborosa quanto.

Torta crumble de limão siciliano
do ótimo The Grand Central Baking Book

Massa:
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Curd de limão siciliano:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 3 limões sicilianos, uso dividido
4 gemas
6 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
1/8 colher (chá) de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de aro removível de 25cm de diâmetro*.
Massa: em uma tigelinha, misture a farinha e o sal. Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média por cerca de 3 minutos ou até obter uma mistura cremosa e clara. Junte a baunilha. Reduza para a velocidade baixa e junte os ingredientes secos, misturando somente até obter uma massa farelenta – isso acontecerá rapidamente; não misture demais ou obterá uma bola de massa (o que não é desejado). Separe 1 xícara de massa em uma tigela e leve à geladeira. Espalhe a massa restante sobre a forma preparada, fazendo com que um pouquinho de massa suba pelas laterais da forma. Pressione a massa na forma e faça furinhos por toda a sua extensão com um garfo. Asse por 25 minutos ou até que doure bem.

Enquanto a massa está no forno, prepare a curd de limão siciliano: junte o açúcar, metade das raspas de limão siciliano e as gemas em uma tigela refratária e misture imediatamente (caso contrário os ingredientes podem coagular). Leve ao banho-maria (fogo médio-baixo), mexendo sempre com um batedor de arame, até o açúcar dissolver. Junte o suco de limão e continue mexendo sempre, cozinhando a curd por aproximadamente 5 minutos. Acrescente a manteiga e o sal e, usando uma espátula de silicone, continue mexendo sempre, raspando as laterais e o fundo da tigela, até a mistura engrossar (a consistência fica parecida com mingau).
Passe a curd por uma peneira fina, diretamente para uma tigela pequena. Acrescente as raspas de limão restantes e incorpore.
Espalhe a curd sobre a massa e alise a superfície. Salpique com a massa reservada na geladeira e leve ao forno por 40-45 minutos, girando a forma na metade do tempo de cozimento, ou até que o topo da torta esteja dourado e a curd que estiver aparente por entre a cobertura de massa comece a caramelizar.
Deixe esfriar ligeiramente antes de desenformar.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma rasa de torta de 24cm de diâmetro (com fundo removível); usei 1 ½ xícaras de massa para a cobertura

Rend.: 8 porções

18 comentários:

Para ouvir Elvira disse...

Essa torta deve ser ótima, nada supera curd de limão :9
Ah, e falando em cítricos, outro dia achei essa receita na Martha Stewart e pensei que você fosse gostar: http://www.marthastewart.com/894208/passion-fruit-cheesecake-tart
Bjo!

Lua Limaverde disse...

Pat, provavelmente suas fotos não podem ser marcadas porque estão hospedadas no flickr e não no servidor do blogger ou outro. Bj! =)

Quéroul disse...

eu queria um Pinterest, mas quando fui tentar abrir a conta, integrada ao Facebook, ia precisar transformar meu véio feici em linha do tempo - que eu odeio. e por não querer meu feici mudado contra minha vontade, não abri o Pintereeesteee. saco.

e também tá difícil de achar limão siciliano por aqui. :/

meu mundo está um horror esses dias, cqd. :(

Celine Jardim disse...

Olá Patrícia!
Acho que esse negócio de não conseguir marcar no Pinterest é algum bloqueio do Flickr. Tentei "Pin" sua foto direto no Flickr e aparece a seguinte mensagem: "Pinning is not allowed from this page.
www.flickr.com provided the following reason:
Não é possível compartilhar esta foto em porque o proprietário desativou o compartilhamento"
Bjos!

Isadora disse...

vc é um arraso!!!

esta torta parece divina!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

A Meu Gosto disse...

Tem um óptimo aspecto :D sai uma fatia para aqui para o lanche sff :p
beijinho

Paula R. Alvarez disse...

Hmmmm... receita salva! Amo um limão, e siciliano então... delícia hehehe

Mas não tenho batedeira com o batedor em pá, somente o convencional =x
Dá certo?!

beijãozão*

Vera disse...

adoro o sabor do limão em doces, a tua sugestão parece-me optima=) beijos

Dafne Augusto disse...

Essa sua torta me deu certa tristeza... ela me lembrou duas coisas que fiz e não ficaram boas, o curd de limão siciliano e o crumble... vendo a torta assim tão bonita, me reascendeu a vontade de tentar e acertar dessa vez. Quems abe unindo as duas coisas não rola tudo certo não é? rsrsrs
Um beijo Patrícia

Mari disse...

Patricia,

Se suas fotos estão protegidas contra downloads no Flickr, elas não podem ser "pinadas".
Deu vontade de correr pra cozinha! :)
Beijos!

Fabiana Amorim disse...

Oi, Paty... Domingo fiz uma receita daquele Three layers cakes que vc indicou para mim um ano ou dois atrás. Fiz o Triple chocolate fudge cake. Minha nossa... Que bolo magia! Todo mundo babouuuu ! KKKK
Vc já deve ter esquecido de mim... Eu tenho um blog de culinária, o piraodeparida.wordpress.com.
Estava meio abandonado, mas vou retomá-lo. Afinal, minha cozinha continua aberta. :P
A propósito, o que danado querem dizer as receitas quando dizem half and half???? Meio a meio de quê, pelamor???
beijos!!!!

Fabiana

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fabiana! Eu me lembro de vc, sim! :D
Que bom que bolo deu certo, fico contente!
Half and half é uma mistura de leite e creme de leite - quando a receita pede, uso creme de leite fresco no lugar.
Bj!

Fabiana Amorim disse...

Ahá... Eu sabia que tu saberias! :-) Aquele livro é perfeito... Tudo fica fantástico. Comprei um ontem... Ilustrated step by step baking... Bem bonitão.. e parece gostoso! Obrigada!
bjs

Lia disse...

Olá! Descobri agora o seu blog que me encantou pelas fotografias liindas que aqui apresenta! Gostei muito do seu cantinho, leve e sweet como o meu! Irei seguir as suas receitas e certamente experimentar algumas!

Eliana Pinta e Borda disse...

Patricia,eu coloco suas maravilhosas receitas no pinterest,sem problemas.E sem querer achei um otimo lugar para guardar as minhas favoritas,que sao muitas ,alias como já te disse varias vezes,saus receitas sempre dao certo!!!!!Que Deus continue te abençoando!!!!!

Eventos - Inventos disse...

Adorei essa torta!!!!!!!!
Vou fazer.

Se puder dá uma passadinha no meu blog.
http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

Beijos

Bib disse...

Fiz essa torta e ficou deliciosa!! Só que já que a receita levava gemas, aproveitei as claras e fiz um chantilly por cima, ficou muito bom! Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Oi!
Que bom que a receita deu certo, adorei saber! E que bom que aproveitou as claras tb. Beijo!