terça-feira, maio 15, 2012

Bolinhos de coco e limão siciliano

English version

Little lemon syrup soaked coconut cakes / Bolinhos de limão siciliano e coco

Provavelmente já escrevi sobre isso aqui no blog, mas lá vai: geralmente me dá um certo medo rever agora os filmes que amei quando era mais jovem – há sempre a chance de me decepcionar, daquela sensação de “onde eu estava com a cabeça?”. Por sorte isso não tem acontecido e os filmes que tenho visto novamente marcaram de vez seu lugar no meu coração. Um exemplo é “Traídos Pelo Desejo”: adoro o trabalho de Neil Jordan e este filme é uma obra de arte.

* spoilers *

Poucos filmes até hoje mereceram tanto o Oscar de Melhor Roteiro Original como “Traídos Pelo Desejo” – o “segredo” na trama é bem criativo e adoro a forma como Jordan o revela no filme. Saber que Stanley Kubrick e Jordan trocaram figurinhas sobre o filme me fez amar a obra ainda mais – Kucrick achava que seria impossível encontrar alguém para o papel de Dil; se a produção do filme começasse hoje eu sugeriria o nome de Andrej Pejic aos dois cavalheiros – o que será que eles achariam da minha idéia? :)

***

Estes bolinhos, tão simples na aparência, são cheios de sabor: limão siciliano e coco juntos são realmente deliciosos.

Bolinhos de coco e limão siciliano
um tiquinho adaptados do In the Sweet Kitchen

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados
2 ovos grandes
1 xícara (240ml) de leite de coco
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, derretida e fria
raspas da casca de 2 limões sicilianos
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de suco de limão siciliano
¼ xícara (60ml) de água

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga oito forminhas de muffin ou mini bolo com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada*.
Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande. Junte o açúcar e o coco. Em uma tigelinha bata os ovos ligeiramente com um garfo, e em seguida junte o leite de coco e a manteiga, misturando bem para homogeneizar. Junte as raspas de limão e a baunilha. Despeje os ingredientes líquidos de uma vez sobre os secos e misture com uma colher de pau apenas até incorporar.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que cresçam e dourem nas extremidades (faça o teste do palito).
No finalzinho do tempo de forno, prepare a calda: em uma panelinha, junte o açúcar, o suco e a água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio e deixe ferver. Ferva por 6-8 minutos o até a calda engrossar ligeiramente. Retire do fogo e reserve (a calda deve ser derramada sobre os bolinhos quando ambos estiverem quentes).
Transfira as formas para uma gradinha e deixe esfriar por 10-12 minutos. Com jeitinho, remova os bolinhos das formas e então os retorne para elas (isso é para assegurar que eles não grudem nas formas depois de serem banhados com a calda). Com um palito de dentes, faça furinhos em todos os bolinhos. Derrame a calda sobre os bolinhos e então deixe esfriar completamente.

* esta é a forma que usei

Rend.: 8 unidades

10 comentários:

Ana Paula Lazzarotto disse...

Patrícia...lindos bolinhos...porém, como é que eu compro estas formas? Um abraço.

Quéroul disse...

hoje eu vim aqui procurar receitas de barrinhas de cereais, e a que eu abri trazia no texto a referência de barrinha de côco com limão siciliano. logo, sabemos que não é só filme que você revisita :)

The Crying Game é um filme que não lembro direito, lembro só que não gostei tanto assim, mas a explicação deve ser Forrest Whitaker. Por outro lado, gosto tanto de Stephen Rea, que talvez dê uma chance pra rever...

e, obviamente, você sabe qual a cena que eu mais me lembro, non? hihi.

Anônimo disse...

Também quero saber de onde são as forminhas.Se for de silicone, melhor ainda. Enjoei do formato de cupcake. Bjos

Luciana leal disse...

Oi Patrícia, esse bolo está com cara de muito gostoso, estou começando a pegar gosto por esses bolos mais simples, sem muito recheio. Então,eu te perguntei em um outro post sobre congelar aquele bolo de claras... eu fiz o bolo e fiz com curd de limão, ficou divino!!! Sobrou metade do bolo e eu congelei... esse fim-de-semana deixei descongelando na geladeira e ficou a mesma coisa, não mudou em nada a textura.
Até mais, beijinhos.

Ana Olson disse...

Vi a receita e não me contive - saí de casa para comprar leite de coco e fiz!

Está fabuloso!!!!!!! Fiz em forma normal mesmo. O difícil foi esperar os tais 10 minutos pra esfriar... :)

Tina Lopes disse...

Já te contei que tem spoiler do segredo do filme nos caracteres finais de Top Gang? E que eu li antes de ver o filme? Enfim. O Andrej Pet-sei-lá-como-escreve seria perfeito, mas antes da fama, senão daria outro tremendo spoiler.

Claudia Miguel disse...

Patty, meu anjo, como outras pessoas, gostaria de saber de onde são essas forminhas e tmb as de estrela e em forma de flor, que vc usa em vários bolinhos. Parabéns mais uma vez; não canso de me encantar com seu LINDO blog. Fantástico! Beijão, querida!

Anônimo disse...

olá!
gostaria de saber onde encontro extrato de baunilha?
poderia substituir por essencia?
obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Luciana, adorei saber que dá pra congelar o bolo - obrigada por vir até aqui me contar!
Beijo!

Ana, que notícia ótima, menina! Amei saber que vc gostou dos bolinhos!

Tina, vc tem razão - só poderia ser o Andrej antes da fama.
xx

Meninas, o link para a loja onde comprei a forma está no texto.

Nina disse...

Eu ia perguntar também onde achava essa forminha tão cute, hehehe! ^^